Amor Perfeito, escola de Taboão da Serra, é referência em Ensino Inclusivo

Por Outro autor | 9/12/2016


Educação inclusiva é um assunto levado a serio pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra. Só em 2016, a Rede Municipal de Ensino atendeu centenas de crianças com deficiência. 61 delas estudam no Centro Municipal de Habilitação e Reabilitação (CMHR) Amor Perfeito, que atende crianças e adolescentes com síndromes e deficiências moderadas e graves.

Pedro, 10 anos, é um dos alunos do Amor Perfeito. A mãe Mariah Menezes, moradora do Parque Pinheiros, afirma que o filho se desenvolveu bastante neste primeiro ano na escola. “Ele está muito mais comunicativo, consegue se concentrar mais nas atividades, tanto para ver televisão ou para fazer uma terapia”, disse Mariah. Antes de ingressar no Amor Perfeito, Pedro frequentava uma escola particular e fazia terapia ocupacional. “Apesar dele já ter feito terapia antes,o conjunto de profissionais do Amor Perfeito e a dedicação deles melhoraram muito ele, agora está bem mais comunicativo e curioso”, completou a mãe.

De acordo com a diretora da escola, Ângela Cecília Guedes, que está há dois anos à frente da escola, a principal marca desta gestão no Amor Perfeito é a valorização da vida. “Temos um plano gestor no qual os professores desenvolvem projetos para que os alunos vivenciem experiências novas, sensoriais, de degustação, entre outras, que são essenciais para o desenvolvimento das crianças”, afirmou. 

Segundo o secretário de Educação, Prof. João Medeiros, para um atendimento de excelência, são atendidos no máximo quatro alunos por sala. “Todos os alunos ainda contam com transporte, de ida e volta à escola, oferecido gratuitamente pela Prefeitura”, reforça o secretário.

A educadora com habilitação em Deficiência Mental pela Universidade de São Paulo (USP), Rita Hortência Silva de Queiroz, está há 16 anos no Amor Perfeito e acompanhou toda a passagem da segregação para a inclusão. “Quando cheguei ao Amor Perfeito, atendíamos síndromes leves, como a Síndrome de Down, hoje atendemos casos considerados moderados e graves. Muitas vezes estas crianças ficavam escondidas dentro de casa. Naquela época atendíamos apenas dois cadeirantes, hoje atendemos 42 alunos que usam cadeira de rodas. Então imagine esta transformação”, exemplifica. “Porém, o principal, o que todos os profissionais prezam é o respeito à criança com deficiência e aos seus familiares, além da vivência e saber que ninguém tem que ficar escondido da sociedade, pois a sociedade é para todos”, finalizou.

Encerramento
Para celebrar o encerramento do ano letivo de 2016, o CMHR Amor Perfeito realizou na segunda-feira, 5 de dezembro, umBrunch no Cemur, que reuniu alunos, educadores e familiares. A refeição do encontro foi uma cortesia do Sr. Manuel José Mendes Moreira, proprietário do Buffet de Iguarias. “Há alguns anos o senhor Manuel tem sido nosso parceiro e nos sede, gentilmente, os alimentos e profissionais para realizamos este encontro. Só temos a agradecer este gesto de generosidade. A ele o nosso muito obrigada”, declarou a diretora da escola. 

Além do café da manhã e do almoço, no Cemur foi montado camarim onde os alunos puderam se maquiar e escolher adereços divertidos, como óculos e tiaras. Ao som de “Ser diferente é normal” e de “Eclético”, os familiares puderam dançar com os alunos. O encontro terminou com a chegada do Papai Noel e com a entrega de presentes para as crianças.

Serviço:
Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia
Rua ElizabetaLips, 166 - Jd. Bom Tempo
Telefone: (11) 4788-5822 / (11) 4788-5825
CMHR Amor Perfeito
R. Ana Maria da Conceição, 100, Jardim Guayanã
Tel.: (11) 4787-2956- 4787-2945 / 4771-2468
Buffet de Iguarias
Rua Damião da Silva, 218, Morumbi, São Paulo.
Tel.: (11) 3742-7198

Comentários