Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Variedades

Em encontro na TaboãoPrev, Conselho Municipal debate inclusão efetiva da pessoa com deficiência

Por Outro autor | 9/12/2016

conseho900

Prefeitura de Taboão da SerraEncontro realizado na TaboãoPrev celebrou Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com palestras

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) de Taboão da Serra realizou um encontro na manhã de sexta-feira, 2 de dezembro, para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O evento, promovido em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, reuniu85 pessoas entre moradores, conselheiros e servidores da Prefeitura.

Quem compareceu à TaboãoPrev pode acompanhar duas palestras sobre inclusão efetiva. Uma delas foi ministrada pelo Maestro Sidney Lissoni, criador de um método que ensina disléxicas - pessoas com dificuldade em escrever e ler - a escrever partituras. À ocasião, o regente discursou sobre “A música como ferramenta de alfabetização inclusiva”. Já a mestre em Psicologia Social pela PUC/SP, Fábia Aparecida Silva, discursou sobre a importância da Lei de Cotas e do emprego apoiado na palestra “Empregabilidade da pessoa com deficiência”.

De acordo com a presidente do CMPD, Maria de Fátima Peris da Rocha Porto, o encontro foi satisfatório. “Foi muito positiva a representatividade das pessoas, além da presença expressiva de conselheiros, servidorese pessoas que vivem a realidade da deficiência. A participação dos secretários de Assistência Social (Arlete Silva), de Educação (Prof. João Medeiros) ede Saúde (Dra. Raquel Zaicaner) e do vereador Ronaldo Onishi também foi essencial, uma vez que são parceiros atuantes e que acolhem ricamente o trabalho que está sendo realizado pelo Conselho”, afirmou Fátima Porto. 

Para a secretária de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva, a participação da sociedade civil nos Conselhos é de grande importância. “Os conselhos municipais são espaços públicos, sendo assim, a participação dos moradores e de toda a sociedade é essencial para podermos desenvolver políticas efetivas para a garantia de direitos”, disse.

CMPD
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMPD) é um órgão de natureza permanente, que tem como objetivo propor, acompanhar e avaliar as políticas voltadas à promoção, inclusão social e defesa dos direitos da pessoa com deficiência. O conselho é composto paritariamente por membros do governo e da sociedade civil organizada.

Empossados em agosto de 2016, os novos conselheiros atuarão até 2018 para que as pessoas com deficiência tenham visibilidade e protagonismo. “Algumas de nossas metas e objetivos são buscar recompor a comissão permanente de acessibilidade e fazer um CENSO para saber quantas são as pessoas com deficiência em Taboão, de forma, a saber, quantas são atendidas por programas e quais suas necessidades”, comenta a presidente. 

As reuniões de trabalho do CMPD acontecem toda segunda sexta-feira de cada mês, das 9h às 11h, na sede da Secretaria de Assistência Social e Cidadania - Rua Luiz Carlos Ventura, 79 – Jardim Mituzi. 

Serviço:
Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD)
Encontros : 2ª Sexta-feira de cada mês
Horário: 9h às 11h
Local: Secretaria de Assistência Social e Cidadania – Rua Luiz Carlos Ventura, 79 – Jardim Mituzi. 
Telefone: (11) 4138-8040

14/02/2017

Clientes do Assai de Taboão criticam demora nas filas do caixa, calor e higiene

12/02/2017

Santuário Nossa Senhora dos Prazeres recebe ação do Doe Sangue, Doe Vida

02/02/2017

Erro em entrega de correspondências causa transtornos em Taboão

02/02/2017

Família desesperada pede ajuda pra achar jovem desaparecida em Taboão

01/02/2017

Consumidores podem consultar bilhetes para o sorteio de fevereiro da Nota Fiscal

31/01/2017

Apostador de Taboão fatura R$ 234.111,30 na Lotofácil

24/01/2017

Site de busca de emprego divulga mais de 4 mil vagas na região de Embu

23/01/2017

Processo seletivo é aberto em Embu das Artes para áreas de cultura

16/01/2017

Oportunidade de emprego em Embu das Artes; Confira as vagas

23/02/2017

Câmara rejeita contas de 2013 e Chico Brito deve ficar inelegível por 8 anos

23/02/2017

Sebrae Aqui leva empresários de Itapecerica para a Feira do Empreendedor

Uma parceria entre a Prefeitura de Itapecerica da Serra e o SEBRAE proporcionou a ida de...

23/02/2017

Lúcio Tigrão morre vítima de infarto em Taboão da Serra

O ex-diretor do cemitério da Saudade,Lúcio Carlos  Loiola  Nogueira, 58 anos, conhecido como...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.