Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Saúde e Educação de Taboão discutem resultados do Programa Elos

Por Outro autor | 29/11/2016

elos900

Prefeitura de Taboão da SerraEm encontro na UBS do Jardim Record, profissionais das Secretarias de Saúde e de Educação apresentaram resultados dos Programa Elos no município

O Programa Elos - Construindo Coletivos, do Governo Federal, tem sido implantado com sucesso nas escolas municipais de Taboão da Serra, com a participação das secretarias de Saúde e Educação.

O Jogo Elos – Construindo Coletivos é um programa preventivo, direcionado a crianças que tenham entre seis e dez anos e tem sido aplicado em diversas regiões brasileiras. A iniciativa se traduz em uma proposta lúdica na qual as crianças, divididas em equipes, são convocadas a seguir certas regras de convivência, combinadas coletivamente entre alunos e professor. 

Com o objetivo de construir novos modos de convivência social, o programa busca incidir sobre comportamentos do tipo agressivo, hiperativo, tímido e isolado socialmente, considerados fatores de risco a possíveis problemas psicossociais, como o envolvimento abusivo com o uso de álcool e outras drogas. 

No dia 25 de novembro, os profissionais envolvidos no programa se reuniram com o Ministério da Saúde para discutir os resultados alcançados em 2016, além de apresentarem propostas para o próximo ano, com base nos desafios encontrados em sala de aula. “Nós vamos bastante às escolas para acompanhar os alunos. O Elos é simples de ser aplicado e ajuda a avaliar o comportamento das crianças e os aspectos básicos das habilidades de vida, como a aprendizagem e o trabalho em grupo”, ressaltou a fonoaudióloga da Unidade Básica de Saúde do Parque Pinheiros, Priscila Nunes, que participa da implantação do programa na Escola Municipal de Ensino Básico Jorge Amado.

No município, a ação envolve profissionais que atuam no Centro de Atenção Psicossocial Infantil e nas unidades básicas de saúde Dr. Akira Tada, Record/Ponte Alta, Parque Pinheiros e Jardim das Margaridas. O trabalho é desenvolvido, junto aos educadores, nas escolas de Educação Básica Darcy Ribeiro e Jorge Amado e de Ensino Fundamental Aracy de Abreu Pestana e Vinicius de Moraes. “Os funcionários que participam passam por um processo de capacitação e acompanhamento o ano inteiro, com conteúdos como habilidade de vida, dinamismo em sala de aula e métodos que devem ser usados para contribuir com o processo de aprendizagem das crianças”, explicou a formadora nacional do Ministério da Saúde, Darlene Cardoso, que esteve presente no encontro para debater os resultados alcançados em 2016. 

O Elos acontece em Taboão desde 2014. A novidade na implementação do programa este ano foi a realização de três Oficinas de Pais, que envolveram profissionais da Saúde e Educação, quando foram propostas reflexões sobre a realidade dos alunos, com temas relacionados à saúde, família e projeto de vida, abordando a questão das drogas. 

Essa parceria entre Saúde e Educação no trabalho efetivado em rede fortalece as ações no território e constrói a cada dia uma política de prevenção do uso de álcool e outras drogas.

Compartilhar os resultados das ações e refletir sobre os processos de trabalho é fundamental para uma continuidade do Programa Elos em 2017.

17/08/2018

Só 16 por cento das crianças foram vacinadas contra sarampo e poliomelite

02/08/2018

Câncer de próstata tem novo tratamento aprovado pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a inclusão de indicação terapêutica...

01/08/2018

Histórico familiar aumenta chance de desenvolver alcoolismo

Quem tem parentes próximos, como pais, tios ou avós que sofrem de alcoolismo tem 50% mais chance...

27/07/2018

Campanha Julho Amarelo realiza testes de Hepatite C nas Unidades de Saúde

A Campanha Julho Amarelo, realizada pela Secretaria de Saúde de Taboão da Serra, tem por...

26/07/2018

Campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo inicia no dia 04 de agosto

A partir do dia 04 de agosto crianças entre 1 ano e 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade devem...

24/07/2018

Anvisa aprova genérico para tratamento do câncer de mama

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro medicamento genérico com...

19/07/2018

TC encontra irregularidades no armazenamento de medicamentos em Itapecerica

Foi divulgado nesta quarta-feira 18, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) um relatório onde...

15/07/2018

SUS tem quase R$ 2 bilhões a receber das operadoras de planos de saúde

Quase R$ 2 bilhões devidos ao Sistema Único de Saúde (SUS) não foram repassados pelas operadoras...

17/08/2018

Precisamos falar da copeira Dilma sequestrada, estuprada e assassinada

Foram 6 dias de dor, angústia, medo e uma busca intensa que terminou na descoberta do corpo com...

17/08/2018

Acidente na rodovia Régis Bittencourt deixa dezessete feridos

Dezessete pessoas ficaram levemente feridas após um acidente entre carreta e ônibus no...

17/08/2018

Só 16 por cento das crianças foram vacinadas contra sarampo e poliomelite

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.