Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Saúde e Educação de Taboão discutem resultados do Programa Elos

Por Outro autor | 29/11/2016

elos900

Prefeitura de Taboão da SerraEm encontro na UBS do Jardim Record, profissionais das Secretarias de Saúde e de Educação apresentaram resultados dos Programa Elos no município

O Programa Elos - Construindo Coletivos, do Governo Federal, tem sido implantado com sucesso nas escolas municipais de Taboão da Serra, com a participação das secretarias de Saúde e Educação.

O Jogo Elos – Construindo Coletivos é um programa preventivo, direcionado a crianças que tenham entre seis e dez anos e tem sido aplicado em diversas regiões brasileiras. A iniciativa se traduz em uma proposta lúdica na qual as crianças, divididas em equipes, são convocadas a seguir certas regras de convivência, combinadas coletivamente entre alunos e professor. 

Com o objetivo de construir novos modos de convivência social, o programa busca incidir sobre comportamentos do tipo agressivo, hiperativo, tímido e isolado socialmente, considerados fatores de risco a possíveis problemas psicossociais, como o envolvimento abusivo com o uso de álcool e outras drogas. 

No dia 25 de novembro, os profissionais envolvidos no programa se reuniram com o Ministério da Saúde para discutir os resultados alcançados em 2016, além de apresentarem propostas para o próximo ano, com base nos desafios encontrados em sala de aula. “Nós vamos bastante às escolas para acompanhar os alunos. O Elos é simples de ser aplicado e ajuda a avaliar o comportamento das crianças e os aspectos básicos das habilidades de vida, como a aprendizagem e o trabalho em grupo”, ressaltou a fonoaudióloga da Unidade Básica de Saúde do Parque Pinheiros, Priscila Nunes, que participa da implantação do programa na Escola Municipal de Ensino Básico Jorge Amado.

No município, a ação envolve profissionais que atuam no Centro de Atenção Psicossocial Infantil e nas unidades básicas de saúde Dr. Akira Tada, Record/Ponte Alta, Parque Pinheiros e Jardim das Margaridas. O trabalho é desenvolvido, junto aos educadores, nas escolas de Educação Básica Darcy Ribeiro e Jorge Amado e de Ensino Fundamental Aracy de Abreu Pestana e Vinicius de Moraes. “Os funcionários que participam passam por um processo de capacitação e acompanhamento o ano inteiro, com conteúdos como habilidade de vida, dinamismo em sala de aula e métodos que devem ser usados para contribuir com o processo de aprendizagem das crianças”, explicou a formadora nacional do Ministério da Saúde, Darlene Cardoso, que esteve presente no encontro para debater os resultados alcançados em 2016. 

O Elos acontece em Taboão desde 2014. A novidade na implementação do programa este ano foi a realização de três Oficinas de Pais, que envolveram profissionais da Saúde e Educação, quando foram propostas reflexões sobre a realidade dos alunos, com temas relacionados à saúde, família e projeto de vida, abordando a questão das drogas. 

Essa parceria entre Saúde e Educação no trabalho efetivado em rede fortalece as ações no território e constrói a cada dia uma política de prevenção do uso de álcool e outras drogas.

Compartilhar os resultados das ações e refletir sobre os processos de trabalho é fundamental para uma continuidade do Programa Elos em 2017.

17/12/2017

Taboão da Serra começa a vacinar contra a Febre Amarela nesta segunda-feira, 18

As Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra vão iniciar vacinação contra a Febre Amarela a...

15/12/2017

OMS divulga recomendação para não catalogar canabidiol como droga

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu recomendação pública para não catalogar o canabidiol...

14/12/2017

Vacinação contra Febre Amarela acontece esse fim de semana em Itapecerica

A Autarquia Municipal de Saúde irá realizar nos dia 16 e 17 um fim de semana somente para...

10/12/2017

Atividades de prevenção marcaram a SIPAT/2017 da prefeitura de Itapecerica

Durante toda a semana passada, a Prefeitura de Itapecerica da Serra realizou a Semana Interna de...

08/12/2017

Ações de prevenção ao câncer da próstata marcaram a Campanha Novembro Azul

A campanha, “Cuidando da Saúde do Homem", realizada em Taboão da Serra pela Secretaria de Saúde,...

08/12/2017

Diversas atividades de prevenção marcaram a SIPAT/2017 da prefeitura de Itapecer

Durante toda a semana passada, a Prefeitura de Itapecerica da Serra realizou a Semana Interna de...

04/12/2017

SUS tem 904 mil cirurgias eletivas na lista de espera, aponta CFM

Levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que pelo menos 904 mil cirurgias...

30/11/2017

NOP Odontologia Especializada ganha certificação em qualidade e atendimento

Durante o mês de agosto de 2017, 450 pessoas foram ouvidas sobre o serviço de atendimento...

29/11/2017

Virada Inclusiva promove atividades para lembrar Dia da Pessoa com Deficiência

Para lembrar o "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência", 3/12, a Prefeitura de Embu das...

17/12/2017

Taboão da Serra começa a vacinar contra a Febre Amarela nesta segunda-feira, 18

As Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra vão iniciar vacinação contra a Febre Amarela a...

16/12/2017

Quadrilha de Taboão vai assaltar casa em Mairiporã e acaba com um morto, 2 preso

Quatro assaltantes que saíram de Taboão da Serra para roubar residências no município de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.