Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Saúde e Educação de Taboão discutem resultados do Programa Elos

Por Outro autor | 29/11/2016

elos900

Prefeitura de Taboão da SerraEm encontro na UBS do Jardim Record, profissionais das Secretarias de Saúde e de Educação apresentaram resultados dos Programa Elos no município

O Programa Elos - Construindo Coletivos, do Governo Federal, tem sido implantado com sucesso nas escolas municipais de Taboão da Serra, com a participação das secretarias de Saúde e Educação.

O Jogo Elos – Construindo Coletivos é um programa preventivo, direcionado a crianças que tenham entre seis e dez anos e tem sido aplicado em diversas regiões brasileiras. A iniciativa se traduz em uma proposta lúdica na qual as crianças, divididas em equipes, são convocadas a seguir certas regras de convivência, combinadas coletivamente entre alunos e professor. 

Com o objetivo de construir novos modos de convivência social, o programa busca incidir sobre comportamentos do tipo agressivo, hiperativo, tímido e isolado socialmente, considerados fatores de risco a possíveis problemas psicossociais, como o envolvimento abusivo com o uso de álcool e outras drogas. 

No dia 25 de novembro, os profissionais envolvidos no programa se reuniram com o Ministério da Saúde para discutir os resultados alcançados em 2016, além de apresentarem propostas para o próximo ano, com base nos desafios encontrados em sala de aula. “Nós vamos bastante às escolas para acompanhar os alunos. O Elos é simples de ser aplicado e ajuda a avaliar o comportamento das crianças e os aspectos básicos das habilidades de vida, como a aprendizagem e o trabalho em grupo”, ressaltou a fonoaudióloga da Unidade Básica de Saúde do Parque Pinheiros, Priscila Nunes, que participa da implantação do programa na Escola Municipal de Ensino Básico Jorge Amado.

No município, a ação envolve profissionais que atuam no Centro de Atenção Psicossocial Infantil e nas unidades básicas de saúde Dr. Akira Tada, Record/Ponte Alta, Parque Pinheiros e Jardim das Margaridas. O trabalho é desenvolvido, junto aos educadores, nas escolas de Educação Básica Darcy Ribeiro e Jorge Amado e de Ensino Fundamental Aracy de Abreu Pestana e Vinicius de Moraes. “Os funcionários que participam passam por um processo de capacitação e acompanhamento o ano inteiro, com conteúdos como habilidade de vida, dinamismo em sala de aula e métodos que devem ser usados para contribuir com o processo de aprendizagem das crianças”, explicou a formadora nacional do Ministério da Saúde, Darlene Cardoso, que esteve presente no encontro para debater os resultados alcançados em 2016. 

O Elos acontece em Taboão desde 2014. A novidade na implementação do programa este ano foi a realização de três Oficinas de Pais, que envolveram profissionais da Saúde e Educação, quando foram propostas reflexões sobre a realidade dos alunos, com temas relacionados à saúde, família e projeto de vida, abordando a questão das drogas. 

Essa parceria entre Saúde e Educação no trabalho efetivado em rede fortalece as ações no território e constrói a cada dia uma política de prevenção do uso de álcool e outras drogas.

Compartilhar os resultados das ações e refletir sobre os processos de trabalho é fundamental para uma continuidade do Programa Elos em 2017.

23/02/2017

Prefeitura de Itapecerica realiza mutirão para agendamento de consultas médicas

A Autarquia Municipal da Saúde de Itapecerica da Serra organizou, no último sábado (18/02), um...

20/02/2017

Itapecerica da Serra recebe duas ambulâncias para o Samu

A Prefeitura de Itapecerica da Serra recebeu, no último dia 14 de fevereiro, duas...

31/01/2017

Idoso sofreu mal súbito e morreu enquanto caminhava em Taboão

20/01/2017

Exército ajuda na luta contra o mosquito Aedes aegypti em Taboão

20/01/2017

Vacina contra Febre Amarela é importante para quem viaja para áreas de risco

03/01/2017

Alckmin fecha acordo com BNDES para fábrica de vacina contra a dengue

02/01/2017

Clínica São Bento melhora estrutura para atender mais e melhor em 2017

05/12/2016

Mutirão de renegociação de dívidas da Sabesp chega à região

04/12/2016

Tratamento pós-exposição ao HIV é tema de capacitação para profissionais em Tabo

29/11/2016

Saúde e Educação de Taboão discutem resultados do Programa Elos

23/02/2017

Câmara rejeita contas de 2013 e Chico Brito deve ficar inelegível por 8 anos

23/02/2017

Sebrae Aqui leva empresários de Itapecerica para a Feira do Empreendedor

Uma parceria entre a Prefeitura de Itapecerica da Serra e o SEBRAE proporcionou a ida de...

23/02/2017

Lúcio Tigrão morre vítima de infarto em Taboão da Serra

O ex-diretor do cemitério da Saudade,Lúcio Carlos  Loiola  Nogueira, 58 anos, conhecido como...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.