Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Universitários farão estágio em UBS de Embu para melhorar o atendimento e saúde na cidade

Por | 18/10/2010

inauguracao_embu_350.jpg

Chico Brito anuncia parceria com a Uninove

Com o objetivo de melhorar os serviços de atendimento de saúde disponibilizando alunos da área para atuação, em estágio, nas Unidades de Saúde, a Prefeitura de Embu das Artes firmou um convênio com a Faculdade de Serviço Social da Universidade Nove de Julho (Uninove). De acordo com o governo, a intenção é reduzir os casos de demora no atendimento e oferecer oportunidade para crescimento profissional.

O documento foi assinado pelo prefeito Chico Brito e pela a coordenadora de estágio da faculdade de Serviço Social da Universidade Nove de Julho (Uninove), Viviane Patrício Delgado, em reunião realizada na quinta-feira, 7/10, com a participação da secretária de Saúde, Sandra Magali Fihlie Barbeiro e coordenadores da Saúde.

Para o prefeito Chico Brito a parceria é de grande valia não apenas para o aluno, mas também para a gestão pública no sentido de avaliar e avançar em suas ações. "O estágio ajuda o aluno na aprendizagem e, para nós, é importante para avaliar os resultados das ações e refletir sobre a nossa prática. E quem ganha também com isso é a população que poderá sempre contar com um serviço público modernizado e de qualidade”, disse.

A proposta está afinada com os objetivos da universidade, como apontou a coordenadora do curso: "queremos que os alunos estagiem em instituições sérias e de qualidade para que possam aprender de verdade". Ela também parabenizou o prefeito pela sua disposição em fazer parcerias.

Embu também anunciou o Projeto Desenvolver, realizado em conjunto com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que visa ao fazer o acompanhamento de crianças com risco de atraso no desenvolvimento e crianças com esse diagnóstico já confirmado. A equipe multidisciplinar é composta por pediatras, neurologista, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentre outros, já formados e estagiários da universidade. Esse projeto é realizado na UBS Santo Eduardo.

A Uninove conta com a maior quantidade de estudantes de Serviço Social do Brasil, dentre as faculdades particulares, segundo Viviane Delgado. Hoje, são mais de 600 alunos estagiando no país, pela universidade. Para Embu, segundo a coordenadora, já há mais de dez interessados nas vagas de estagio. Ela disse ainda que esse número tende a aumentar em 2011 tendo em vista o início do ano letivo. Inicialmente o projeto será implantado nas UBS São Luiz e Fátima, nos Prontos Socorros e no CAPS. Aos poucos o serviço será expandido para as outras unidades de saúde.

Com informações de Júlio Marcondes (Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Embu)

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.