Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Alunos da rede municipal de Taboão aprendem por meio do teatro

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 5/10/2009

teatro.jpg

Com a boneca Lilica, os alunos recitam poesias de escritores renomados

Quem entra na sala do 1º ano da EMI Paulo Freire se espanta com o silêncio dos alunos depois que a professora de teatro Beatriz Martarello diz que ouviu um barulho. Os olhinhos arregalados dos estudantes se fixam na bolsa da professora de onde sai um fantoche de um personagem do Programa Infantil Cocoricó, da TV Cultura. O silêncio da turma da lugar a sonoras gargalhadas e a gritos incontidos do nome do personagem “ Lilica”.

Utilizando o entusiasmo da turma, a professora dá vida ao fantoche que vai declamando poesias de Cecília Meireles acompanhado pelas crianças. A estratégia faz parte de uma das aulas de teatro do Programa Fazendo Arte na Escola promovido pela Secretaria de Educação de Taboão da Serra e tem como um dos objetivos incentivar a leitura de uma forma criativa e prazerosa.

“Com o teatro, os alunos têm contato com leitura de qualidade, ampliam o vocabulário, percebem as diferenças na pontuação dos textos, desenvolvem habilidades motoras, a autodisciplina e a capacidade de comunicação”, enumera Pámela Duncan, coordenadora da modalidade teatro do Programa Fazendo Arte na Escola.

Os alunos também entram em contato com poesias, poemas e a biografia de importantes autores da Literatura Brasileira como Cecília Meirelles, Vinícius de Moraes, Thiago de Mello, Manuel Bandeira, Ana Maria Machado, Carlos Drummond de Andrade, entre outros. Para a educadora da rede municipal de ensino Mônica Xavier “o teatro desenvolve ainda mais a comunicação dos estudantes, que perdem a inibição e ampliam seu vocabulário”.

Foi o caso do aluno Vitor Rodrigo que descobriu uma palavra nova na poesia “A Casa”, de Vinícius de Moraes. “Aprendi o que era esmero e até ensinei minha mãe”, contou orgulhoso o menino. Outra vantagem do teatro no processo de ensino aprendizagem é o desenvolvimento de uma maior integração entre os estudantes.

"Eu brigava muito, agora estou mais calma, desinibida e fiz muitas amizades”, contou a aluna da Emef Maria Alice Borges Ghion, Vanessa Alves. De acordo com Pámela Duncan, a função do projeto não é de formar atores e sim utilizar o teatro como um recurso didático na educação. “O objetivo é integrar ainda mais arte do teatro aos projetos pedagógicos, levando para os estudantes o que tem de melhor nessa arte que é a escrita, a literatura, a poesia e sua ligação com o universo cênico”.

Para o prefeito Dr. Evilásio Farias através da arte, os alunos estão sendo estimulados de maneira global, ampliando seu universo cultural , desenvolvendo a sensibilidade e imaginação. “Por atividades como essas, Taboão da Serra vem sendo conhecida como Cidade Educadora e referência em educação de qualidade”, salientou .

Os cursos do Programa Fazendo Arte na Escola são ministrados por profissionais habilitados e experientes. A modalidade teatro é coordenada pela arte educadora Pámela Duncan e desenvolvida pelo monitores: Bia Martello, Ricardo Sequeiras , Ney Rodrigues, André dos Anjos, Thania Rocha e Naloana Lima. Programa Fazendo Arte na Escola Desenvolvido pela Prefeitura de Taboão da Serra desde 2005, o Programa Fazendo Arte na Escola já atende a milhares de crianças e jovens e tem o objetivo de educar por meio da arte, explica a secretária-adjunta de Educação, Marta de Betania Juliano.

“Queremos criar condições de usar a linguagem artística dentro do processo de aprendizado. A arte é um poderoso instrumento de inclusão social”, defende ela. Além do teatro, o programa oferece ainda cursos de coral cênico, música instrumental erudita, balé, jazz, dança contemporânea, popular, de rua e salão, em 20 escolas municipais.

23/02/2018

Convocado na 1ª chamada do ProUni tem até hoje para comprovar informações

Termina hoje (23) o prazo para os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa...

20/02/2018

Senac Taboão abre inscrições para cursos em Arquitetura e urbanismo

O Senac Taboão da Serra está com a programação de cursos do primeiro semestre de 2018 disponível...

19/02/2018

Aluno de Itapecerica cria projeto que monitora ondas de rádio enviadas pelo sol

Ítalo Fidelis aluno da rede pública de Itapecerica da Serra, ele tem apenas 15 anos e...

18/02/2018

Nós por Noix: cursinho popular abre inscrições em Itapecerica

Procurando um cursinho pré vestibular gratuito? Se liga no “Nós por Noix” – Cursinho Popular...

18/02/2018

Estudantes podem usar nota do Enem para ingressar em universidades portuguesas

 

Os estudantes brasileiros que sonham em fazer graduação fora do país têm portas abertas em...

16/02/2018

Prazo para adesão ao Mais Alfabetização é prorrogado para dia 22

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou novamente o prazo para estados e municípios aderirem ao...

08/02/2018

Senac Taboão abre inscrições para cursos na área de arquitetura e urbanismo

O Senac Taboão da Serra está com a programação de cursos do primeiro semestre de 2018 disponível...

07/02/2018

Candidatos aprovados na 1ª chamada do Sisu têm até hoje para fazer matrícula

Termina hoje (7) o prazo para que os candidatos aprovados na chamada regular do Sistema de...

04/02/2018

Escola do Legislativo oferece Curso de Inglês Básico para moradores

A Câmara Municipal de Taboão da Serra, através da Escola do Legislativo, está oferecendo um novo...

23/02/2018

Cadastro biométrico em Embu, Itapecerica e Taboão se encerra em maio

Adotada pela

23/02/2018

Criação de ministério de segurança pública "não é sangria desatada", diz Marun

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, demonstrou não haver urgência do governo na a...

23/02/2018

Mulher é covardemente estuprada e espancada em Embu das Artes

Mais um crime b&aa

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.