Saúde de Taboão realiza atividades na Semana da Consciência Negra

Por Outro autor | 20/11/2016

A Secretaria de Saúde promoveu, no dia 17 de novembro, diversas atividades relacionadas ao “Trançando Vidas”, ação que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de se realizar testes preventivos para detectar o contágio pelo vírus HIV, transmissor da AIDS. A iniciativa faz parte da Semana da Consciência Negra, que acontece no CEMUR até o dia 20 de novembro.

O Trançando Vidas procura atingir o maior número de pessoas possível, porém o sucesso da ação está ligado ao trabalho junto aos públicos mais suscetíveis à doença, como ex-presidiários, adolescentes, jovens adultos e a população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). “A prevenção é muito importante para o sucesso do tratamento, por isso fazemos um grande esforço para detectar o contágio pelo vírus HIV em um estágio inicial”, explicou a secretária de Saúde de Taboão da Serra, Dra. Raquel Zaicaner.

A conscientização sobre a importância das atividades do Trançando Vidas também foi tema de discussão entre os funcionários da Secretaria de Saúde, que assistiram a uma palestra ministrada pelo Mestre em Ensino em Ciências da Saúde, Luiz Eduardo Santos. Ele falou sobre como lidar com as vulnerabilidades e suas dimensões em diversos segmentos da sociedade. “A população precisa de maiores informações, por isso o processo de educação continuada é fundamental. O mundo é dinâmico, sempre com novas necessidades e tecnologias. A juventude, por exemplo, apresenta inúmeras diferenças entre os dias atuais e as décadas passadas”, destacou Luiz. “Inicialmente, é preciso verificar o conhecimento que as pessoas possuem, e, depois, sensibilizá-las para promover as mudanças necessárias”, completou o palestrante. 

O dia especial também contou com um desfile étnico promovido pelos funcionários da Secretaria de Saúde, que usaram vestuários em representação a vários povos e suas respectivas culturas. Em seguida, um show da Banda Ossé, formada pelo cantor Vitor da Trindade e sua família, agitou o público. Quem foi ao CEMUR teve à disposição ainda testes rápidos para detecção de AIDS e Sífilis, um stand de maquiagem da Avon e exposição de artesanato e obras de arte produzidas na região. 

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito Laércio Lopes, a secretária de Saúde, Dra. Raque Zaicaner, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Laura Fávero, o secretário de Cultura, Israel Luciano e a secretária de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva.

Comentários