Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Após votação histórica Eduardo Nóbrega anuncia candidatura a prefeito de Taboão da Serra em 2020

Por Sandra Pereira | 16/10/2016

nobrega_coletiva

Williana Lascaleia - Informativo TaboãoEduardo Nóbrega vai ajudar prefeito a criar sistema de blindagem na saúde para evitar que pacientes sejam favorecidos por políticos

Logo depois de se sagrar o vereador mais bem votado da história de Taboão da Serra, com 6.033 votos, Eduardo Nóbrega, (PSDB), anunciou que não disputará mais eleição para vereador na cidade e vai atuar ao lado do prefeito Fernando Fernandes (PSDB) construindo o caminho até a sucessão. Com a candidatura a prefeito de Taboão em 2020 já colocada Nóbrega disse que vai “fugir” das questões menores na Câmara, como a disputa dos vereadores por bairros e pela presidência do Legislativo, para se dedicar a discussões mais profundas, como “a blindagem das unidades da saúde e no HGP, a exemplo do que foi feito na educação”, um “choque”, de acordo com o vereador. Para ele, a medida vai evitar furos nas filas de marcação de consultas e exames, que teria sido a maior crítica ao prefeito na campanha pela reeleição.  

Eduardo Nóbrega revelou já ter reuniões marcadas com alguns segmentos e outras para discutir temas macros como regularização de áreas. A família Nóbrega soma 32 anos de tradição na Câmara e agora, de acordo com Eduardo, vai deixar o Legislativo para mirar no Executivo. 

“Logo depois do resultado da eleição reunimos o nosso grupo político e ficou claro qual seria nosso caminho. Nossa votação foi muito alta, mostrando que os Nóbrega detêm uma parte importante dos votos da cidade. Tivemos a candidatura do Aprígio em declínio, o Buscarini alcançando um teto muito baixo, o Evilásio encerrando sua vida pública e o prefeito sem condições jurídicas de indicar a deputada Analice Ferrnandes candidata a prefeita. Eu vejo que essa geração de políticos velhos se acabou. Por isso vimos que a nossa ida para o PSDB foi uma decisão acertada. No meio político, muitos acreditam que não se deixa uma cadeira certa na Câmara para se lançar ao Executivo se isso não for certeza. Por isso essa é a primeira coletiva de um Nóbrega para lançar candidatura a prefeito. Sou candidato a prefeito em 2020. Pretendo ser dentro do PSDB”, afirmou Eduardo Nóbrega à imprensa regional, em coletiva no dia 6 de outubro, na Churrascaria Poncho Verde.

A coletiva contou com a participação dos vereadores Carlinhos do Leme, Érica Franquini e Eduardo Lopes e do presidente do Cats, Anderson Nóbrega. Os Nóbregas pretendem repetir o encontro com a imprensa a cada seis meses  até a eleição municipal de 2020. 

Aparentando discurso com mais maturidade política Eduardo Nóbrega promete deixar as brigas em favor das articulações políticas necessárias para se tornar prefeito. Nesse caminho revelou já ter conquistado o apoio da rede municipal de educação, da maioria da GCM, dos vereadores Carlinhos do Leme, Érica Franquini, de todo o segundo e terceiro escalão do prefeito Fernando Fernandes, além da vereadora Joice Silva, segunda mais votada no pleito de outubro e herdeira política da ex-vereadora e secretaria municipal Arlete Silva.

“Tenho um aliado histórico dentro do PSDB, que é o Carlinhos do Leme, um dos vereadores mais fortes da cidade, que certamente andará ao meu lado em qualquer situação que esteja. A vereadora Érica também. Com a postura de não ser candidato a presidente esse número de adeptos aumenta já que mostro ser um cara de grupo. Eu tenho uma excepcional relação com a Joice, e, dificilmente vamos estar em lados diferentes. Tenho uma relação forte com a presidente do PTB e uma relação de irmandade com o presidente do PPS. Já com o vereador Marcos Paulo a situação é diferente: nós somos amigos, mas politicamente estamos em lados distintos por causa do sonho dele de ser presidente da Câmara”, observou. 

 Eduardo Nóbrega diz que como prefeito pretende ser um político moderno, sem medo dos debates e garante que não vai disputar a prefeitura sem antes discutir claramente a situação do funcionalismo público, que segundo ele foi ignorada na eleição de outubro deste ano por todos os candidatos. 

Os próximos passos do futuro candidato a prefeito de Taboão da Serra em 2020, ao que tudo indica, já estão mais do que claros à sua frente. Ele diz que vai permanecer na Câmara em 2017 e 2018 para fazer a defesa do governo, criar o sistema de blindagem das unidades de saúde, e, “até tornar públicas eventuais pressões sofridas pelo governo”, em caso de resistência da base.  

“De alguma forma alguns munícipes conseguiram acesso à saúde em detrimento da maioria da população e quem nos disse isso foi a própria população. Isso prejudicou muito o governo e nós vamos corrigir. Acredito que se o governo for bem avaliado na saúde nos próximos anos a chance de sucessão é gigantesca. Isso sem contar que a oposição fez terrorismo na saúde. Foi irresponsabilidade. Durante quatro anos pintaram um quadro na saúde que não é verdadeiro. Encontrei munícipes que não tinham coragem de ter seus filhos na maternidade. Isso é um crime contra a sociedade taboanense. Então nós temos dois problemas na saúde: um de acolhimento na atenção básica que o prefeito se comprometeu a resolver e toda a base tem que avalizar isso”, garantiu, explicando que por esse motivo vai ficar na Câmara nos dois primeiros anos da próxima Legislatura.

Já nos dois últimos anos Eduardo Nóbrega almeja um posto no primeiro escalão do governo. Ele sinalizou aos jornalistas que vai mirar na secretaria de Obras, que segundo sua sinalização deverá ser ocupada nos primeiros dois anos pelo atual secretário de Esportes, Fábio Fernandes, que deve disputar a eleição de deputado federal numa chapa puro sangue ao lado da mãe, a deputada Analice Fernandes, consolidando com a dobrada a força do PSDB e da família Fernandes em Taboão da Serra. 

“A minha vontade era ir pro executivo já. Acho que a cidade votou em mim já me preparando para a prefeitura. O meu grupo político está preparado para isso. Muitas, mas muitas pessoas mesmo me dizem que é hora de ir pra o Executivo. Se o prefeito me convidar eu aceito. Mas acredito que o prefeito vai precisar de mim na Câmara. A base tem 12 vereadores e quatro novatos  por isso acredito que vou ficar na Câmara, pele menos nos próximos dois anos. Se fosse  convidado seria pra algo ligado a Obras e Manutenção, que é muito próximo dos bairros, mas isso só no futuro. Agora ela vai ser ocupada por alguém que precisa mostrar o trabalho rápido, alguém que vai disputar eleição antes da minha, um candidato forte a deputado federal”, declarou sinalizando a candidatura de Fábio Fernandes.

No final da entrevista Eduardo Nóbrega disse esperar que o prefeito Fernando Fernandes, como timoneiro e comandante do processo de sucessão, crie os critérios necessários para evitar brigas futuras dentro no grupo político. Neste momento ele declarou apoio irrestrito à reeleição da deputada Analice Fernandes e a campanha a deputado federal de Fábio Fernandes. 

“Acredito que o prefeito tem criar os critérios rapidamente, dentro do grupo, para que o nome escolhido tenha tempo de fazer seu trabalho e ganhar eleição. Eu me espelho muito no passado e quero evitar o erro que houve na sucessão anterior. Estou comprometido com o PSDB, com a deputada Analice Fernandes e com o nosso candidato a deputado Federal que é um nome forte e vai ocupar uma secretaria de peso. Dentro desse cenário com as regras muito claras sou um soldado leal, se não houver cumprimento sou um guerreiro muito forte. Não admito traição. Desde janeiro de 2013 decidi ser um aliado leal do governo, mas isso não significa que não posso alertar o governo publicamente sobre algum erro. Dentro desse cenário, que se cumpre tudo, sou um parceiro muito legal, caso contrário sou um guerreiro forte”, avisou, acrescentando que o prefeito o conhece bastante e sabe da sua lealdade. “Se for dentro de um critério e eu não for escolhido eu aceito. Agora, se apesar dos critérios eu for escolhido e tiver traição ai tem o jeito Nóbrega, aquilo que meu pai fala que morreram muitos tigres”, completou.

Eduardo Nóbrega disse que as “regras” estabelecidas para a sucessão do prefeito foram traçadas num jantar na residência dele com a participação de todos os vereadores do PSDB, da família Fernandes e dos secretários de Administração e de Comunicação. Ele revelou que a primeira regra era a resposta das urnas e já foi cumprida. A segunda regra é ser um homem de grupo e de partido, a terceira seria a retirada do sonho de disputar a eleição de deputado federal. 

21/11/2017

Justiça decreta prisão de Walter do Posto e manda afastar 8 em Embu-Guaçu

Policiais do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia Seccional de Taboão da Serra,...

15/11/2017

Analice Fernandes volta a presidir Alesp e marca a história das mulheres

Depois de marcar a história de Taboão da Serra como a 1ª mulher eleita deputada estadual,...

14/11/2017

Analice Fernandes reforça ações de combate a violência contra a mulher

A deputada estadual, Analice Fernandes, que assumiu pela segunda vez a presidência da Assembleia...

14/11/2017

Fórum em Taboão discute as demandas para melhorar a acessibilidade no município

A Câmara Municipal de Taboão da Serra foi palco no sábado (11) do “2º Fórum de Acessibilidade,...

11/11/2017

Presidente da OAB –SP recebe título de Cidadão Taboanense na Câmara

O advogado Dr. Marcos da Costa, presidente estadual da Ordem dos Advogados do Brasil seção São...

10/11/2017

Vem ai a 5º ação do Prefeito no seu bairro no Jr. Santo Eduardo

Neste  sábado, 11/11, à partir das 09:00 horas, com saída da Rua Panorama o Jd. Santo Eduardo...

08/11/2017

Jorge Costa recebe Campos Machado e comitiva regional em Itapecerica da Serra

O deputado estadual Campos Machado, PTB, foi recebido com festa em Itapecerica da Serra na noite...

02/11/2017

Câmara fará Sessão Solene pra entregar título ao presidente da OAB

A Câmara Municipal de Taboão da Serra realiza na terça-feira, 7, às 19h, a Sessão Solene para a...

01/11/2017

Vereadores debatem ideologia de gênero e Nóbrega comemora fala do prefeito

Os vereadores de Taboão debateram na sessão desta terça-feira, 31, a ideologia de gênero, com...

31/10/2017

Evento no Parque das Hortênsias encerrou Outubro Rosa em Taboão

Num animado evento no Parque das Hortênsias, a prefeitura de Taboão da Serra encerrou em grande...

22/11/2017

Taboão terá caminhada contra violência à mulher neste sábado, 25

A caminhada contra a violência à mulher vai fazer o próximo sábado, 25 de novembro, entrar na...

22/11/2017

Jovem de Embu desaparecido na praia da Jureia, em Iguape, é achado em rio

O corpo do jovem turista morador de Embu das Artes, Alex Holanda, de 21 anos, que havia...

22/11/2017

Laércio Lopes traz para Taboão no domingo evento em prol do Mechas de Amor

No próximo domingo, 26 de novembro, Taboão da Serra recebe a terceira edição da Passarela do Bem...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.