Programa Tamojunto acontece pelo terceiro ano consecutivo em Taboão

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 13/10/2016

A Secretaria Municipal de Saúde e a Diretoria de Ensino da Região de Taboão da Serra têm implantado, pelo terceiro ano consecutivo, as ações do Programa Tamojunto em escolas estaduais que ficam na cidade. A iniciativa visa conscientizar os adolescentes dos perigos do consumo de álcool e de outras drogas, com o objetivo de prevenir o uso desses malefícios por parte dos jovens.

Em Taboão, o Tamojunto, programa lançado pelo Ministério da Saúde, acontece desde 2014 nas escolas estaduais Laurita Ortega Mari, Gilberto Freyre, Antônio Ruy Cardoso, Denoel Nicodemos Eller Reverendo e Deputado Heitor Cavalcante. Este ano, a unidade escolar Professora Neusa Demétrio também participa das atividades.

O público-alvo do Tamojunto em Taboão são alunos que se encontram no 8° ano do ensino fundamental. “Certamente os resultados do programa tem sido satisfatórios em 2016, pois conseguimos intensificar as articulações em rede, ampliando assim as ações entre Saúde e Educação”, comentou a coordenadora de Saúde Mental do município, Ana Funari.

O sucesso do Tamojunto em Taboão se deve ao esforço dos funcionários envolvidos na implantação do programa nas escolas. Em abril, profissionais de diversas especialidades que atuam nas Unidades Básicas de Saúde do Jardim Salete, Panorama, Santo Onofre, Silvio Sampaio, Jardim Record, Suína, Santa Cecília e Clementino, além de educadores que ministram o conteúdo aos alunos, passaram por uma capacitação para abordar a temática com os jovens e elaborar as oficinas de pais da melhor maneira possível.

Os familiares dos estudantes também são convidados a participarem do Tamojunto. Os educadores do programa ministram doze aulas para os alunos e realizam três oficinas com os pais, a fim de conhecer melhor o dia-a-dia e as dificuldades de cada família e, assim, atingir bons resultados no trabalho em sala de aula.

A Escola Laurita Ortega Mari foi a primeira unidade a encerrar as atividades do Tamojunto em 2016. No dia 7 de outubro, ocorreu uma oficina com os pais dos alunos e, em seguida, membros da orquestra Adnipo fizeram uma apresentação musical para os estudantes e seus familiares, educadores e funcionários de Unidades Básicas de Saúde presentes.

Comentários