Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Jorge Costa diz que vai montar equipe técnica para fazer prefeitura de Itapecerica funcionar

Por Sandra Pereira | 12/10/2016

jorge

Sandra PereiraPrefeito eleito disse que governo Chuvisco é fraco, anunciou que vai combater loteamentos clandestinos, atrair empresas e usar GCM para combater violência na cidade

Prestes a voltar a administrar a prefeitura de Itapecerica da Serra pela 4ª vez o prefeito eleito Jorge Costa (PTB) garante que vai fazer a máquina voltar a funcionar. O foco dele será fortalecer a sua nova gestão, recuperar as contas públicas, voltar a atrair empresas, combater os loteamentos clandestinos “com os dois pés”, impedir o descarte ilegal de entulho, ampliar a atuação da Guarda Municipal na segurança e trabalhar para que a população de Itapecerica volte a sentir orgulho da cidade. Nesta terça-feira, 11, o prefeito concedeu entrevista coletiva onde tratou de temas variados. Ele classificou o governo Chuvisco de fraco. Avaliou que o 1º ano de governo vai ser difícil, antecipou que vai compor secretariado técnico com experiência nas áreas de atuação e disse que a Câmara vai ter entender os cortes necessários.

“Não é uma avaliação política do Chuvisco. É do governo. Um governo fraco por atitudes não tomadas. Falta de experiência, quem não tem experiência, quem nunca administrou nada não serve pra ser prefeito. Tenho isso mais do que nítido na minha vida a partir de agora. Não adianta você pegar uma pessoa que nunca administrou nada na vida e vir administrar a vida de 200 mil pessoas. A maior empresa da cidade é a prefeitura, no nosso caso, na nossa é. Ai o cara nunca administrou nada na hora que vê aqueles números enormes, mas é enorme pra uma pessoa, pra 200 mil não quer dizer nada”, declarou.

Para o prefeito o administrador público deve enxergar a  prefeitura como uma empresa. Por causa disso ele garante que não vai nomear ninguém unicamente por indicação política. Ele disse que aguarda relatórios técnicos da prefeitura para sentar com o grupo político e os vereadores eleitos para tomar decisões importantes, como a composição do secretariado. O único nome confirmado pelo prefeito aos jornalistas foi do secretário de Finanças, Godoy.

“Estou aguardando alguns relatórios da prefeitura. Depois disso  vou sentar com todo mundo, todo mundo vai pro sacrifício. Infelizmente alguns não vão gostar, mas como diz o ditado popular que chore a mãe deles e não a  minha. Não tem como.  Sou parceiro, gosto das coisas trabalhando todo mundo junto mas pra estar junto é na hora do osso e na hora da carne. Agora vão estar com o osso, o 1º ano vai ser difícil pra todo mundo, tanto pra câmara municipal como pra nós. Os cargos serão cargos técnicos, de pessoas que conheçam onde eles vão estar . Você não pode colocar uma pessoa que não entende de saúde pra estar em uma Secretaria de Saúde. Esse erro é infantil, isso eu não faço, ai não dá”, avisou. 

Jorge Costa lembrou que nunca fez política atacando e nem falando mal dos adversários. Disse que por essa razão venceu tantas eleições em Itapecerica.  Com seu tradicional jeito intempestivo e sinceridade característicos o prefeito disse que considerou absurda a mudança de sede da  Companhia de Polícia Militar para o Jardim Jacira. 

“Eu achei um absurdo pegaram a biblioteca passaram pra Polícia Militar. Não é que aumentou uma companhia da PM, se tivessem feito isso eu podia até concordar. Poderiam pegar um prédio nosso lindo e maravilhoso pra instalar 1ª Companhia da Polícia Militar. Ao invés disso despiram um santo pra vestir outro. Tiraram a Companhia do centro pra levar pro Distrito do Jacira. Agora o centro não tem mais PM isso é falta de gestão, planejamento. Quem tem que construir a sede da PM é o governo do estado, o Geraldo Alckimim. Não é a coitada da prefeitura de Itapecerica  da Serra”, disparou. 

Jorge Costa prometeu empenho para voltar a atrair empresas para a cidade respeitando as características inerentes ao município localizado em área com 100% de proteção de manancial.
“Não é fácil. Da ultima vez  nós tivemos 9 mil vagas de trabalho. Parece que a gente perdeu umas 3 mil. Preciso ver esses dados oficiais mais é mais ou menos o que eu ouvi por ai. Porque essas empresas foram embora?  Porque na hora que você vai fazer a reivindicação de um alvará você fica 1 ano pra expedir um alvará. Depois  pedem uma tal de certidão de uso e ocupação de solo, isso ai não sai nunca. Eles já põem essas coisa pra ficar complicando a vida o empresário. O empresário precisa de agilidade,  não pode perder tempo. Empresário pede de manhã e a tarde tem que estar pronto. O empresário vai embora ai chega na cidade de Embu e Taboão e  já sai com o certificado, com  o alvará na hora. Às vezes tem cidade que o aluguel é caro, o imóvel é caro,  mas você tem que dar uma comodidade”, observou.

 Ao ser instigado a falar sobre como pretende combater o crescimento dos casos de roubos na região central de Itapecerica da Serra, maior queixa recente dos moradores e empresários do local, o prefeito disse que mesmo não sendo responsabilidade da GCM atuar nesses casos a corporação terá que dar uma resposta à população.  

“Não é obrigação da Guarda Municipal mas ela vai ter que atuar. Hoje de  cada 10 ocorrências 8 são da Guarda e está errado. Tinha que ser 8 da PM e Civil e 2 da GCM. A ordem da regra está errada. E não é só aqui não é em todo lugar. A PM está, segundo uma reportagem que eu vi no jornal, não sei com quantos mil homens a menos e a civil também. Então não tem concurso nem nada. Entendo que o governo não está conseguindo investir na obrigação que ele tem. Mas o povo não pode ficar nesse fogo cruzado. Eu penso assim, a responsabilidade é de todos nós. Vamos usar o que a gente tem. Dar um agilizada na Guarda Civil nossa que tem equipamento. Vamos por pra funcionar melhor. Talvez falta até comando, incentivo. A gente vai tentar batalhar com o governo do Estado não sei se a gente vai conseguir trazer  mais uma companhia pra Itapecerica da Serra, não é tirar daqui e levar pra lé é criar mais uma. Isso é a regra, não  o que foi feito”, disparou. 


20/01/2017

Jorge Costa inicia quarto mandato com austeridade e equipe de confiança

19/01/2017

Câmara de Taboão permanece com atendimento ao público

12/01/2017

TSE autoriza diplomação de Ney Santos e Dr. Piter na prefeitura de Embu

05/01/2017

Artigo do secretário José Renato Nalini: Se todos quiserem

03/01/2017

Hugo Prado anuncia secretários, reduz funcionários e cancela carnaval de Embu

02/01/2017

Emoção e eleição histórica da presidência da Câmara marcam posse em Taboão

02/01/2017

Joice Silva é eleita presidente da Câmara de Taboão em votação histórica e tensa

02/01/2017

Hugo Prado assume prefeitura de Embu no lugar de Ney que está foragido

01/01/2017

Clima de festa e gratidão marca posse do prefeito e vereadores de Itapecerica

Um clima festivo e de gratidão marcou a posse do prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge...

30/12/2016

Posse de vereadores e prefeito em Taboão acontece neste domingo no Cemur

22/01/2017

Moradores reclamam que escadão que está desmoronando em Taboão

21/01/2017

Evento “Entrelaçar de Ideias” reúniu música, contação de histórias e poesia em I

20/01/2017

Assaltantes invadiram prefeitura de Embu e trocaram tiros com PM e GCM

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.