Projeto Leitura na Praça é ampliado e acontecerá em quatro locais de Taboão no dia 11

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 7/10/2016

Na próxima terça-feira, 11 de outubro, véspera do Dia das Crianças, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra realizará a segunda edição do Leitura na Praça. O projeto deste ano foi ampliado e acontecerá simultaneamente, nas Praças Nicola Vivilechio (Centro), Luiz Gonzaga (Pirajuçara), Dona Jô (Salete) e no Parque da Família (Parque Pinheiros). O evento é gratuito, aberto ao público e acontecerá das 10h às 15h.

À ocasião, todas as escolas da Rede Municipal de Ensino participarão do projeto e levarão para as praças parte dos trabalhos que são desenvolvidos com os alunos. Haverá contação de histórias, leitura de livros, teatro, sarau, entre outras atividades. “Nos últimos anos trabalhamos intensamente para despertar nos alunos o hábito da leitura. Só este ano distribuímos mais de 30 mil kits do programa Jovens Leitores”, explica o secretário de Educação, João Medeiros. “Além disto, as escolas desenvolvem um belíssimo trabalho que poderá ser conferido por todos no Leitura na Praça deste ano”, completa.

Jovens Leitores
Composto por 12 livros, a coleção Jovens Leitores é distribuída gratuitamente pela Prefeitura de Taboão da Serra para os alunos matriculados do Jardim I ao quinto ano e para os professores. As coleções variam de acordo com a serie a qual os alunos estão matriculados e trazem livros tanto de novos escritores, quanto de autores já consagrados, como Cora Coralina.

Uma pesquisa divulgada em maio deste ano pelo Ibope por encomenda do Instituto Pró-Livro revela que 44% da população brasileira não lê e que 30% nunca comprou se quer um livro. Intitulada Retratos da Leitura, a pesquisaouviu 5.012 pessoas, alfabetizadas ou não,  o que segundo o Ibope, representa 93% da população brasileira.Antes mesmo desta pesquisa ser divulgada, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra já trabalhava para mudar este panorama na cidade. Tanto é que entre os anos de 2014 e 2015 foram distribuídos gratuitamente mais de 266 mil livros de literatura infanto-juvenil.

Projeto Leitura nas Praças
11 de outubro, das 10h às 15h
Locais:
- Parque da Família (Parque Pinheiros) –Entre a Rua Mario Latorre e Rua Helena Moraes de Oliveira
- Praça Nicola Vivilechio (Centro)
- Praça Luiz Gonzaga (Pirajussara)
- Praça Dona Jô (Jardim Salete) - entre a Av. Balbina Rodrigues de Borba e a Rua Constantino Dias Lopes – Jardim Salete

Comentários