Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Conheça as ações do Governo para a terceira idade na região

Por Outro autor | 6/10/2016

idosos500

Divulgação Programa reúne ações de inclusão, proteção social, saúde, educação e lazer; são 11 Secretarias de Estado envolvidas

Para melhorar a vida de quem está vivendo mais, o Governo do Estado de São Paulo conta com iniciativas voltadas à proteção, educação, saúde e participação da população com mais de 60 anos.

Lançado em 2012, o São Paulo Amigo do Idoso é um programa que propõe o envolvimento de toda sociedade, com a intenção de estimular municípios, entidades públicas e privadas na criação de uma comunidade verdadeiramente amiga do idoso.

O programa envolve ações de 11 secretarias coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social: Cultura, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Educação, Emprego e Relações do Trabalho, Esporte, Habitação, Justiça e Defesa da Cidadania, Saúde, Transportes Metropolitanos, Turismo e o Fundo Social de Solidariedade (Fussesp).

Atualmente as ações em curso são: Programa VidAtiva e Jogos Regionais do Idoso (Esporte); Melhor Viagem (Turismo); Centros de Referência do Idoso, Hospitais de Cuidados Continuados e Ambulatórios Especializados no Idoso, Selo Hospital Amigo do Idoso (Saúde); Projeto Viva Mais: Praça de Exercício (FUSSESP); Universidade Aberta à Terceira Idade, Inclusão Digital, cursos de graduação e pós-graduação em Gerontologia (Educação).

Além disso, está sendo ampliada a Rede de Proteção Social por meio da implantação de novos equipamentos e serviços na região metropolitana e interior do Estado. Confira:

Centro Dia
Voltado para o acolhimento de idosos semidependentes com idade igual ou superior a 60 anos, cada unidade tem capacidade para atender até 50 pessoas. A prioridade é para quem não tem condições de receber em casa atenção e cuidado. No fim do dia, o idoso retorna ao seu lar.

No local são oferecidas alimentação gratuita, atividades de lazer, cultura, sala de convivência com TV e DVD, enfermaria e sala de informática. 

O Estado de São Paulo conta com a maior rede de Centro Dia do Brasil. São 54 unidades espalhadas por várias regiões. Confira as cidades: Agudos, Americana, Apiaí, Araraquara, Arujá, Avaré, Barretos, Bebedouro, Bocaina, Botucatu, Bragança Paulista, Capão Bonito, Capela do Alto, Dois Córregos, Dracena, Espírito Santo do Pinhal, Ibitinga, Ilha Solteira, Ilhabela, Itapetininga, Itapeva, Itatiba, Itatinga, Itu, Jaguariúna, Jaú, Leme, Marília, Miguelópolis, Mogi Mirim, Monte Alto, Olímpia, Osvaldo Cruz, Poá, Pompéia, Ribeirão Preto, Santo Antônio da Alegria, Socorro, Vinhedo, Votorantim, Votuporanga, Amparo, Araras, Assis, Catanduva, Caieiras, Franca, Franco da Rocha, Itapira, Marília, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Taubaté e Porto Ferreira.

Centro de Convivência
Um local onde o idoso independente pode conhecer pessoas, fazer amizades, se divertir e garantir um envelhecimento com qualidade. Com o intuito de promover o amadurecimento de maneira ativa e saudável, o Centro de Convivência possui áreas de lazer, como salão de dança, e consultórios odontológicos. O local tem capacidade para 200 idosos. Todos os serviços são gratuitos.

São 26 equipamentos localizados nos municípios de Adolfo, Aparecida d'Oeste, Assis, Bálsamo, Barão de Antonina, Boracéia, Caconde, Cafelândia, Cedral, Colômbia, Cristais Paulista, Elias Fausto, Floreal, Gália, Gavião Peixoto, Ibirarema, Ipiguá, Itapuí, Mombuca, Monções, Nova Aliança, Palmares Paulista, Populina, Potirendaba, Reginópolis e Sales.


Programa Vila Dignidade
O Vila Dignidade é um equipamento público com oferta de moradia assistida e proteção social em pequenas vilas para idosos independentes a partir dos 60 anos e com renda de até um salário mínimo, ou seja, em situação de vulnerabilidade.

Até o momento foram entregues 17 unidades com 336 casas. Atualmente, 356 idosos estão sendo atendidos nas cidades de Avaré, Botucatu, Caraguatatuba, Itapetininga, Itapeva, Ituverava, Jaú, Jundiaí, Laranjal Paulista, Limeira, Mogi Mirim, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Tupã, Araraquara, Mogi das Cruzes e São José do Rio Preto

A seleção dos idosos e a gestão dos espaços são de responsabilidade da assistência social do município. As casas podem ser ocupadas por até dois moradores que estejam dentro dos critérios do programa, que é inteiramente gratuito.

O Programa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, a Secretaria da Habitação, a CDHU e as Prefeituras dos municípios paulistas.

Selo Amigo do Idoso
Criado para estimular municípios paulistas a desenvolverem ações voltadas ao idoso, o selo visa garantir condições para que esse público continue participando das suas comunidades.

Para conquistar o Selo Amigo do Idoso, formado pelas fases inicial, intermediário e pleno, é necessário cumprir metas de acordo com boas práticas públicas voltadas aos idosos.

Cerca de 185 municípios já receberam o Selo Inicial por terem cumprido as ações previstas nesta etapa de certificação. Até o momento, 637 municípios assinaram termo de adesão ao programa, comprometendo-se a realizar as ações previstas.

Como participar
Os interessados em participar do programa São Paulo Amigo do Idoso devem procurar o serviço social do município ou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Acesse: www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br.


Do Portal do Governo do Estado

18/07/2018

Inflação pesa mais no bolso de pessoas acima dos 60 anos

A enfermeira Maria Tereza Ambrosio Rossi, de 70 anos, sente no bolso a aceleração da inflação,...

17/07/2018

Governo antecipa primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão a primeira...

17/07/2018

Brinquedo de infância levará Itapecerica da Serra ao livro dos Recordes

Para chegar ao GUINNESS WORLD RECORDS um grupo de amigos de Itapecerica da Serra, freqüentadores...

17/07/2018

Pat de Itapecerica da Serra disponibiliza vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da Prefeitura de Itapecerica da Serra. Estão...

11/07/2018

Prefeitura de Taboão abre concurso para contratar 60 Guardas Civis Municipais

A Prefeitura Municipal de Taboão da Serra divulgou nesta terça-feira, 10, a abertura de novo...

11/07/2018

Câmara aprova isenção de energia para famílias de baixa renda

O plenário da Câmara aprovou, nesta noite (10), a gratuidade de energia para famílias de baixa...

11/07/2018

Brasil é o 2º país com mais casos de bullying virtual contra crianças

O cyberbullying é o termo usado para designar práticas de violência que acontecem principalmente...

10/07/2018

Quermesse do Morro não tinha autorização da prefeitura de Taboão e foi encerrada

Após o assassinato do jovem de 18 anos identificado como Marcos Felipe Ferreira da Silva,...

09/07/2018

Moradores do Pirajuçara reclamam do uso de drogas, roubo e violência

Moradores do Pirajuçara em Taboão da Serra reclamam do uso de drogas explicito, de som alto,...

18/07/2018

Garra prende homem em flagrante e recupera carga avaliada em R$ 675 mil

Policiais do Garra prenderam em flagrante na noite desta segunda-feira 17, em Itapecerica da...

18/07/2018

Inflação pesa mais no bolso de pessoas acima dos 60 anos

A enfermeira Maria Tereza Ambrosio Rossi, de 70 anos, sente no bolso a aceleração da inflação,...

17/07/2018

Governo antecipa primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão a primeira...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.