Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Conheça as ações do Governo para a terceira idade na região

Por Outro autor | 6/10/2016

idosos500

Divulgação Programa reúne ações de inclusão, proteção social, saúde, educação e lazer; são 11 Secretarias de Estado envolvidas

Para melhorar a vida de quem está vivendo mais, o Governo do Estado de São Paulo conta com iniciativas voltadas à proteção, educação, saúde e participação da população com mais de 60 anos.

Lançado em 2012, o São Paulo Amigo do Idoso é um programa que propõe o envolvimento de toda sociedade, com a intenção de estimular municípios, entidades públicas e privadas na criação de uma comunidade verdadeiramente amiga do idoso.

O programa envolve ações de 11 secretarias coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social: Cultura, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Educação, Emprego e Relações do Trabalho, Esporte, Habitação, Justiça e Defesa da Cidadania, Saúde, Transportes Metropolitanos, Turismo e o Fundo Social de Solidariedade (Fussesp).

Atualmente as ações em curso são: Programa VidAtiva e Jogos Regionais do Idoso (Esporte); Melhor Viagem (Turismo); Centros de Referência do Idoso, Hospitais de Cuidados Continuados e Ambulatórios Especializados no Idoso, Selo Hospital Amigo do Idoso (Saúde); Projeto Viva Mais: Praça de Exercício (FUSSESP); Universidade Aberta à Terceira Idade, Inclusão Digital, cursos de graduação e pós-graduação em Gerontologia (Educação).

Além disso, está sendo ampliada a Rede de Proteção Social por meio da implantação de novos equipamentos e serviços na região metropolitana e interior do Estado. Confira:

Centro Dia
Voltado para o acolhimento de idosos semidependentes com idade igual ou superior a 60 anos, cada unidade tem capacidade para atender até 50 pessoas. A prioridade é para quem não tem condições de receber em casa atenção e cuidado. No fim do dia, o idoso retorna ao seu lar.

No local são oferecidas alimentação gratuita, atividades de lazer, cultura, sala de convivência com TV e DVD, enfermaria e sala de informática. 

O Estado de São Paulo conta com a maior rede de Centro Dia do Brasil. São 54 unidades espalhadas por várias regiões. Confira as cidades: Agudos, Americana, Apiaí, Araraquara, Arujá, Avaré, Barretos, Bebedouro, Bocaina, Botucatu, Bragança Paulista, Capão Bonito, Capela do Alto, Dois Córregos, Dracena, Espírito Santo do Pinhal, Ibitinga, Ilha Solteira, Ilhabela, Itapetininga, Itapeva, Itatiba, Itatinga, Itu, Jaguariúna, Jaú, Leme, Marília, Miguelópolis, Mogi Mirim, Monte Alto, Olímpia, Osvaldo Cruz, Poá, Pompéia, Ribeirão Preto, Santo Antônio da Alegria, Socorro, Vinhedo, Votorantim, Votuporanga, Amparo, Araras, Assis, Catanduva, Caieiras, Franca, Franco da Rocha, Itapira, Marília, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Taubaté e Porto Ferreira.

Centro de Convivência
Um local onde o idoso independente pode conhecer pessoas, fazer amizades, se divertir e garantir um envelhecimento com qualidade. Com o intuito de promover o amadurecimento de maneira ativa e saudável, o Centro de Convivência possui áreas de lazer, como salão de dança, e consultórios odontológicos. O local tem capacidade para 200 idosos. Todos os serviços são gratuitos.

São 26 equipamentos localizados nos municípios de Adolfo, Aparecida d'Oeste, Assis, Bálsamo, Barão de Antonina, Boracéia, Caconde, Cafelândia, Cedral, Colômbia, Cristais Paulista, Elias Fausto, Floreal, Gália, Gavião Peixoto, Ibirarema, Ipiguá, Itapuí, Mombuca, Monções, Nova Aliança, Palmares Paulista, Populina, Potirendaba, Reginópolis e Sales.


Programa Vila Dignidade
O Vila Dignidade é um equipamento público com oferta de moradia assistida e proteção social em pequenas vilas para idosos independentes a partir dos 60 anos e com renda de até um salário mínimo, ou seja, em situação de vulnerabilidade.

Até o momento foram entregues 17 unidades com 336 casas. Atualmente, 356 idosos estão sendo atendidos nas cidades de Avaré, Botucatu, Caraguatatuba, Itapetininga, Itapeva, Ituverava, Jaú, Jundiaí, Laranjal Paulista, Limeira, Mogi Mirim, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Tupã, Araraquara, Mogi das Cruzes e São José do Rio Preto

A seleção dos idosos e a gestão dos espaços são de responsabilidade da assistência social do município. As casas podem ser ocupadas por até dois moradores que estejam dentro dos critérios do programa, que é inteiramente gratuito.

O Programa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, a Secretaria da Habitação, a CDHU e as Prefeituras dos municípios paulistas.

Selo Amigo do Idoso
Criado para estimular municípios paulistas a desenvolverem ações voltadas ao idoso, o selo visa garantir condições para que esse público continue participando das suas comunidades.

Para conquistar o Selo Amigo do Idoso, formado pelas fases inicial, intermediário e pleno, é necessário cumprir metas de acordo com boas práticas públicas voltadas aos idosos.

Cerca de 185 municípios já receberam o Selo Inicial por terem cumprido as ações previstas nesta etapa de certificação. Até o momento, 637 municípios assinaram termo de adesão ao programa, comprometendo-se a realizar as ações previstas.

Como participar
Os interessados em participar do programa São Paulo Amigo do Idoso devem procurar o serviço social do município ou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Acesse: www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br.


Do Portal do Governo do Estado

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

15/10/2017

Mulher atacada por ex com facão era separada há 6 anos e sofria ameaças

Durante seis anos Edeni Aparecida Rocha da Silva, 37 anos, viveu no inferno, mas somente ela e...

15/10/2017

Exame para certificar mais 1,5 milhão de jovens adultos tem nova data

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no dia 19...

15/10/2017

Rodoanel tem audiência para instalação de postos de combustíveis

No próximo dia 24 de outubro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp...

14/10/2017

Horário de Verão começa neste domingo, adiante seu relógio em uma hora

Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma...

11/10/2017

Unicef: a cada 10 minutos morre uma menina vítima de violência

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembrou, nesta quarta-feira (11), por ocasião...

11/10/2017

Prefeito Fernando Fernandes forma mais 24 Guardas Municipais

O prefeito Fernando Fernandes formou na noite de sexta-feira, 06 de outubro, mais uma turma da...

11/10/2017

1º Fórum do Idoso da Sociedade Civil acontece em Itapecerica da Serra

O Auditório da Prefeitura de Itapecerica da Serra foi o local escolhido para a realização, no...

10/10/2017

Rede de apoio é fundamental para combater violência contra a mulher

Ana Maria, 51, conviveu, ao longo de 34 anos de casamento, com agressões morais e violência...

17/10/2017

Seminário sobre desenvolvimento sustentável visa construir propostas no Conisud

Idealizado pelo mandato do deputado estadual Geraldo Cruz, da vereadora Rosângela Santos e com...

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.