Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Conheça as ações do Governo para a terceira idade na região

Por Outro autor | 6/10/2016

idosos500

Divulgação Programa reúne ações de inclusão, proteção social, saúde, educação e lazer; são 11 Secretarias de Estado envolvidas

Para melhorar a vida de quem está vivendo mais, o Governo do Estado de São Paulo conta com iniciativas voltadas à proteção, educação, saúde e participação da população com mais de 60 anos.

Lançado em 2012, o São Paulo Amigo do Idoso é um programa que propõe o envolvimento de toda sociedade, com a intenção de estimular municípios, entidades públicas e privadas na criação de uma comunidade verdadeiramente amiga do idoso.

O programa envolve ações de 11 secretarias coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social: Cultura, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Educação, Emprego e Relações do Trabalho, Esporte, Habitação, Justiça e Defesa da Cidadania, Saúde, Transportes Metropolitanos, Turismo e o Fundo Social de Solidariedade (Fussesp).

Atualmente as ações em curso são: Programa VidAtiva e Jogos Regionais do Idoso (Esporte); Melhor Viagem (Turismo); Centros de Referência do Idoso, Hospitais de Cuidados Continuados e Ambulatórios Especializados no Idoso, Selo Hospital Amigo do Idoso (Saúde); Projeto Viva Mais: Praça de Exercício (FUSSESP); Universidade Aberta à Terceira Idade, Inclusão Digital, cursos de graduação e pós-graduação em Gerontologia (Educação).

Além disso, está sendo ampliada a Rede de Proteção Social por meio da implantação de novos equipamentos e serviços na região metropolitana e interior do Estado. Confira:

Centro Dia
Voltado para o acolhimento de idosos semidependentes com idade igual ou superior a 60 anos, cada unidade tem capacidade para atender até 50 pessoas. A prioridade é para quem não tem condições de receber em casa atenção e cuidado. No fim do dia, o idoso retorna ao seu lar.

No local são oferecidas alimentação gratuita, atividades de lazer, cultura, sala de convivência com TV e DVD, enfermaria e sala de informática. 

O Estado de São Paulo conta com a maior rede de Centro Dia do Brasil. São 54 unidades espalhadas por várias regiões. Confira as cidades: Agudos, Americana, Apiaí, Araraquara, Arujá, Avaré, Barretos, Bebedouro, Bocaina, Botucatu, Bragança Paulista, Capão Bonito, Capela do Alto, Dois Córregos, Dracena, Espírito Santo do Pinhal, Ibitinga, Ilha Solteira, Ilhabela, Itapetininga, Itapeva, Itatiba, Itatinga, Itu, Jaguariúna, Jaú, Leme, Marília, Miguelópolis, Mogi Mirim, Monte Alto, Olímpia, Osvaldo Cruz, Poá, Pompéia, Ribeirão Preto, Santo Antônio da Alegria, Socorro, Vinhedo, Votorantim, Votuporanga, Amparo, Araras, Assis, Catanduva, Caieiras, Franca, Franco da Rocha, Itapira, Marília, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Taubaté e Porto Ferreira.

Centro de Convivência
Um local onde o idoso independente pode conhecer pessoas, fazer amizades, se divertir e garantir um envelhecimento com qualidade. Com o intuito de promover o amadurecimento de maneira ativa e saudável, o Centro de Convivência possui áreas de lazer, como salão de dança, e consultórios odontológicos. O local tem capacidade para 200 idosos. Todos os serviços são gratuitos.

São 26 equipamentos localizados nos municípios de Adolfo, Aparecida d'Oeste, Assis, Bálsamo, Barão de Antonina, Boracéia, Caconde, Cafelândia, Cedral, Colômbia, Cristais Paulista, Elias Fausto, Floreal, Gália, Gavião Peixoto, Ibirarema, Ipiguá, Itapuí, Mombuca, Monções, Nova Aliança, Palmares Paulista, Populina, Potirendaba, Reginópolis e Sales.


Programa Vila Dignidade
O Vila Dignidade é um equipamento público com oferta de moradia assistida e proteção social em pequenas vilas para idosos independentes a partir dos 60 anos e com renda de até um salário mínimo, ou seja, em situação de vulnerabilidade.

Até o momento foram entregues 17 unidades com 336 casas. Atualmente, 356 idosos estão sendo atendidos nas cidades de Avaré, Botucatu, Caraguatatuba, Itapetininga, Itapeva, Ituverava, Jaú, Jundiaí, Laranjal Paulista, Limeira, Mogi Mirim, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Tupã, Araraquara, Mogi das Cruzes e São José do Rio Preto

A seleção dos idosos e a gestão dos espaços são de responsabilidade da assistência social do município. As casas podem ser ocupadas por até dois moradores que estejam dentro dos critérios do programa, que é inteiramente gratuito.

O Programa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, a Secretaria da Habitação, a CDHU e as Prefeituras dos municípios paulistas.

Selo Amigo do Idoso
Criado para estimular municípios paulistas a desenvolverem ações voltadas ao idoso, o selo visa garantir condições para que esse público continue participando das suas comunidades.

Para conquistar o Selo Amigo do Idoso, formado pelas fases inicial, intermediário e pleno, é necessário cumprir metas de acordo com boas práticas públicas voltadas aos idosos.

Cerca de 185 municípios já receberam o Selo Inicial por terem cumprido as ações previstas nesta etapa de certificação. Até o momento, 637 municípios assinaram termo de adesão ao programa, comprometendo-se a realizar as ações previstas.

Como participar
Os interessados em participar do programa São Paulo Amigo do Idoso devem procurar o serviço social do município ou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Acesse: www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br.


Do Portal do Governo do Estado

13/12/2017

Taboão da Serra celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

08/12/2017

Jorge Costa inaugura Unidade de Saúde da Família no Jardim Montezano

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, inaugurou na manhã dessa quinta-feira (30) a...

05/12/2017

Justiça autoriza prefeitura de Embu a voltar a cobrar taxa do lixo

Suspensa após liminar a taxa de lixo da cidade de Embu das Artes, volta a ser cobrada. A decisão...

04/12/2017

Aprovado Voto de Louvor à caminhada histórica pelo fim da violência à mulher

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra aprovou por unanimidade na sessão do dia 28,...

03/12/2017

Adolescente que pilotava moto e bateu em ônibus será sepultado na Saudade

O adolescente de 14 anos, conhecido como Tete, que morreu depois de bater na lateral esquerda de...

02/12/2017

Montagem da super estrutura do Embu Summer Fest começou

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa do evento

Nesta semana, a A Luz Eventos deu início a...

01/12/2017

Família pede liberdade do carteiro de Embu preso em audiência onde testemunhava

Funcionário dos Correios de Embu das Artes há mais de 20 anos o carteiro Denivaldo Jesus de...

14/12/2017

Governo libera hoje abono salarial de 2016 para nascidos em dezembro

O Ministério do Trabalho liberou hoje (14) o pagamento do abono salarial do PIS/ Pasep ano-base...

14/12/2017

Definido calendário escolar para o ano letivo de 2018

Foi divulgado na noite desta quarta-feira (13), o calendário escolar para 2018. O ano letivo...

14/12/2017

Deputada Analice anuncia reformas em Escolas Estaduais de Taboão

Depois de uma reunião com o presidente do FDE - Fundação para o Desenvolvimento da Educação,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.