Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Jovens de 18 anos devem ficar atentos ao Serviço Militar

Por Karen Santiago | 13/10/2010

militar 350_1.JPG

Junta Militar de Itapecerica também realiza o alistamento dos jovens

Todos os jovens que completaram 18 anos de idade devem  alistar-se de 10 de Janeiro a 30 de Abril na Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência. As cidades de Itapecerica, Embu e Taboão da Serra contam com o órgão que auxilia o jovem no alistamento. Os brasileiros que residem no exterior devem procurar um Consulado ou Embaixada Brasileira mais próxima de onde residem e realizar o alistamento.

Neste ano de 2010, os cidadãos que nasceram em 1992 precisaram comparecer na junta e retirar a lista de documentos, no próximo ano (2011), os que nasceram em 1993 devem realizar o mesmo procedimento no período de janeiro a final de abril.

Após diversos comentários e e-mails a Reportagem do Jornal na Net decidiu produzir uma matéria com as principais dúvidas dos jovens que sabem da obrigatoriedade do alistamento, mas não entendem muito bem o que é necessário para o mesmo.

Para o alistamento é necessário entregar uma lista de documentos, tais como: Certidão de Nascimento (original e cópia), CPF e RG (original e cópia), Dois comprovantes de residências (ano atual e passado, por exemplo – 2010 e 2009), Declaração Escolar (original e cópia) e 3 fotos 3x4 (fundo branco e camisa sem estampas).

Para quem perdeu o prazo deve procurar a Junta de Serviço Militar (JSM) e realizar o alistamento com multa de R$ 2,20 (valor fixado em 2010), o valor aumenta de acordo com a demora na regularização da situação militar ou em cada ano.

Se o jovem não se alistar, não poderá prestar concurso público, tirar passaporte, cursar uma universidade, usar cartões de créditos em seu nome, comprar um imóvel entre outras dificuldades. “O alistamento é obrigatório conforme determina a lei e se caso o jovem não se aliste ele não pode realizar nada em seu nome. O alistamento é obrigação do homem”, explicou Renato de Borba, secretário da Junta de Serviço Militar de Itapecerica da Serra.

O jovem que estiver no exterior e se alistar no local, deve se apresentar anualmente até o seu retorno ao Brasil e ao completarem a idade de trinta anos podem requerer o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), se declarar residir definitivamente em país estrangeiro. “Aqui no Brasil os homens até completarem 50 anos, podem ser chamados a qualquer momento para servir o exército”, disse Renato de Borba.

O Serviço Militar é obrigatório apenas para os homens, as mulheres ficam isentas em tempo de Paz. Mas, existem diversas maneiras da mulher ingressar no Exército: mediante concurso público para a Escola de Administração do Exército, Escola de Saúde, Instituto Militar de Engenharia seguindo carreira como Oficiais.

As mulheres também podem ser voluntárias para o Estágio de Serviço Técnico (como superior completo nas áreas de interesse do Exército) e Estágio de Adaptação e Serviço (para médicas, farmacêuticas, dentistas e veterinárias), sendo convocadas como Oficiais Temporários. Para as mulheres com curso técnico de nível médio, é possível se candidatar para uma vaga no Estágio Básico para Sargento Temporário.

Assim como as mulheres, os Deficientes Físicos são isentos do Serviço Militar e recebem o Certificado de Isenção (CI).

Para quem precisa tirar a 2a via de documento de serviço militar, como: Certificado de Alistamento Militar (CAM), Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Isenção (CI) ou Certificado de Reservista Militar (CRM) que tenha sido perdido ou danificado deve procurar o órgão de Serviço Militar (JSM), Delegacia de Serviço Militar (DEL SM) ou Circunscrição de Serviço Militar (CSM) mais próxima de sua residência para fazer o pedido. Caso resida no exterior, procure um Consulado ou Embaixada Brasileira. “Os jovens que completarem 18 anos e que residem em Itapecerica, Embu e Taboão precisam se alistar na cidade onde moram”, finalizou o secretário da Junta Militar de Itapecerica, Sr. Renato.

Serviço:

Junta Militar de Embu das Artes:
Endereço: Rua Siqueira Campos, 122 – Centro
Telefone: (11) 4241 – 6679

Junta Militar de Itapecerica da Serra:
Endereço: Rua Treze de Maio, 100 – Centro (No prédio do PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador).
Telefone: (11) 4165 2011

Junta Militar de Taboão da Serra:
Endereço: Avenida José André de Moraes, 1.240 – Jardim Monte Alegre (Ao lado do Ciretran)
Telefone: (11) 4787 3130

13º

Gabriel

O serviço militar de alistamento de Taboão da Serra mudou o endereço agora fica na Av.São Francisco n°1305

12º

ivani

gostaria de saber onde sera o juramento hoje dia 14/08/12

11º

otavio bergamini

Boa tarde!! Gostaria de saber onde vai ser o local do juramento da bandeira dia 30/04/2012. Ainda estou em duvida, pois falaram que é no pat?

10º

Romario

eu queria saber se o jovem nao quer servir o serviço militar de seu pais e precisa do reservista como ele faz

JONIEL ESLEY ALMEIDA DO VALE

Bom Dia, Eu gostaria de saber o que devo fazer,pois eu perdi a data de jurar Bandeira na junta militar. o dia de juramento foi no dia 26/09/2011. e agora o que faço ? Aguardo respostas, atenciosamente, Joniel.

fabriciano

Se tiver filhos e quizer servir e dizer q nao tem ocorre alguma coisa eu posso nao servir mais ou eles irao descobrir?? No exame odontologico se o medico perceber q À ausencia de dente o q podera ocorre no caso de quem quer servir??? aguardo sua resposta!!!! OBRIGADO!!! fabricianofrdf@hotmail.com

nilson braga dos santos

oi meu nome é nilson eu tenho mais de 24 anos e não tenho reservista.eu quero fazer um curso de guarda armado e não tenho reservista...eu preciso logo,,tenho todos os documentos menos a reservista..o q eu tenho q fazer...

Jeison

Olá tenho 19 anos, estou pensando em fazer um concurso público com prova em agosto, porém estou com dúvida, porque me alistei nesse ano, já tenho o certificado de alistamento militar, mas ainda não participei da seleção pra saber se vou ser convocado ou dispensado que será somente realizada em setembro e o resultado da seleção sairá provavelmente somente em janeiro do ano que vem. Isso irá me impedir de assumir o cargo, caso passe no concurso e seja chamado ainda esse ano ou não?

daniel da silva

Boa tarde, era pra mim jurar bandeira no dia 18/05/2011 acabei esquecendo, o que devo fazer agora? aguardo Daniel

carlos roberto caldas pedro

gostaria de saber se meu filho que compreta 18 anos em junho tem que se alistar agora . e se tiver terei que ir com ele por ele ainda ser menor de 18 anos.

VANDERLEI DOS SANTOS

ola caro amigo sou ex militar e o q vc tem q fazer, seria voutar onde vc se alisto e comunicar o seu novo endereço, o correto era ter feito isso antes de vc mudar de endereço mais ja q ñ fez ainda a tempo ok abraço.

felipe

eu ainda tenho 17 anos eu preciso levar algum responsavel junto

Fabien Frazão

Queria dizer que fiz anos dia 8 julho, e mudei de residência à pouco tempo por isso é que posso não ter recebido a carta de apresentação para o dia da presença no serviço militar. Resido em Leiria. Se podessem ajudar a dar alguma informação sobre onde posso ir saber qual o meu dia para me apresentar agredecia.

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

26/04/2017

Bom Prato de Taboão abre as portas superando expectativas e com elogios

O restaurante popular Bom Prato Taboão da Serra abriu suas portas ao público nesta quarta-feira,...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.