2ª edição do Matematicando reúne centenas de pessoas no parque das Hortênsias, em Taboão

Por Sandra Pereira | 28/09/2016

A segunda edição do Matematicando lotou o parque das Hortênsias, em Taboão da Serra, nesta quarta-feira, 28. O público recorde consolidou o sucesso do evento. O parque se transformou em uma colorida, animada e criativa aula de matemática para os alunos da rede pública municipal da cidade. Por todos os cantos jogos, brincadeiras e todos os tipos de atividades lúdicas interagiam com o público e ensinando matemática de um jeito capaz de prender a atenção, desenvolver o raciocínio lógico e acabar definitivamente com os traumas relacionados ao estudo da disciplina.  Se depender do esforço dos profissionais da rede municipal de Taboão  matemática vai ser a matéria favorita de todos. Veja fotos aqui.

Sorridente, ao lado do prefeito Fernando Fernandes, o secretário de Educação, João Medeiros, comemorou os resultados do projeto e disse que ele impactou positivamente o IBED. Segundo Medeiros Taboão obteve melhor resultado no IDEB em matemática, do que em Português, exemplo. Além disso o Matematicando ajudou a recuperar os índices de algumas escolas. 

“Precisa acabar com essa história de que matemática é difícil. Matemática é um prazer. Vamos aprender matemática brincando no parque. Se a gente disseminar essa idéia vamos ter uma geração com menos trauma no ensino da disciplina”, afirmou João Medeiros. “Temos que ensinar desde cedo que matemática é deliciosa e faz parte da vida da gente. Derrubando o mito de que é chato e difícil. É preciso sair do universo da sala, que é o do século 19 da luz, do giz do apagador”, completou.

João Medeiros acredita que o aprendizado dinâmico da matemática vai ser essencial ao futuro cada vez mais repleto de tecnologia. 

As escolas municipais de Taboão participaram do Matematicando  trazendo jogos de dama, xadrez e diversas atividades que estimularam a criatividade e o raciocínio dos pequenos. O movimento estava intenso e apesar do calor, os pais abraçaram a ideia e levaram seus filhos para interagir com a iniciativa. 

Segundo a Professora Cristiana da EMF Machado de Assis, o Matematicando atua no incentivo das crianças com relação à disciplina de Matemática, que desde as séries iniciais devem ser aplicadas, elucidando a questão dos números. O playground estava lotado e desde bebês até crianças maiores, o cenário foi de animação e empolgação por parte dos alunos que se divertiram muito nas disputas propostas pelos professores.   

Lucicleide Gonçalves dos Santos, levou o filho de 13 anos, aluno do Amor Perfeito para participar do Matematicando. Satisfeita de ver o filho sendo estimulado pela novidade ela era só satisfação.  

“É muito bom trazer meu para um evento que estimula ele como esse aqui”, declarou.  

Para o prefeito Fernando Fernandes o Matematicando é um dos projetos mais importantes e modernos do seu governo na área da educação já que estimula o raciocínio lógico, que além de facilitar o aprendizado da disciplina favorece o desenvolvimento da capacidade de entendimento das crianças.

O prefeito brincou que cursou faculdade de medicina para escapar da matemática e contou que o Matematicando vai interferir na relação entre os alunos e a disciplina por toda a vida, já que permite o aprendizado de forma lúdica, lógica e com interação. 

“Esse conceito moderno do ensino da matemática vai fazer diferença na vida das crianças e o tempo vai mostrar isso. Eles vão ter entendimento diferente da matemática de uma forma nunca vista antes. Eu aprendi matemática decorando, sem entender os conceitos, com essas crianças não vai ser assim”, celebrou o prefeito. 

Comentários