Programas desenvolvidos na EMEF Ana Mafalda atraem atenção da Organização dos Estados Ibero-Americanos

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 25/09/2016

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Mafalda, no Parque São Joaquim, tem se destacado no desenvolvimento do Mind Lab, um projeto que tem por objetivo aperfeiçoar o raciocínio lógico e a concentração dos alunos por meio de jogos educativos. 

No dia 22 de setembro, a escola recebeu a visita da diretora do escritório da Organização dos Estados Ibero-Americanos no México, Karen Kovacs, que conheceu a forma como o Mind Lab é desenvolvido pelos professores. “É muito satisfatório ver que o trabalho de nossas unidades escolares tem despertado a atenção de instituições renomadas”, comentou o secretário de Educação de Taboão da Serra, João Medeiros.

A Organização dos Estados Ibero-Americanos tem caráter governamental e atua em diversos países da América Latina, além de Espanha e Portugal, sempre com temas relacionados às áreas da Educação, Ciência e Cultura. A diretora Karen Kovacs aproveitou a visita na EMEF Ana Mafalda para conhecer também o GAPES (Grupo de Apoio Pedagógico Especializado), desenvolvido na escola há três anos por pedagogos, psicopedagogos e professores formados em Educação Especial. O projeto trabalha com crianças que, por algum motivo, possuem mais dificuldade para absolver os conteúdos ministrados em sala de aula.      

 Os profissionais da EMEF Ana Mafalda avaliam os estudantes por meio de critérios como aprendizagem, socialização, interação, linguagem escrita e oral, habilidades matemáticas e memória auditiva e visual, a fim de facilitar o processo para aquisição do conhecimento. Os professores também convocam os familiares dos alunos que passam pelo GAPES para conhecer melhor as dificuldades enfrentadas por cada criança em casa. “Os resultados tem sido muito positivos e representam um grande avanço em sala de aula. Sem dúvida é um programa inovador que tem sido implantado aqui na escola”, ressaltou o pedagogo Orlando Nogueira, que trabalha no desenvolvimento do GAPES. 

O Mind Lab e o GAPES são exemplos de programas introduzidos na rede municipal de ensino que têm auxiliado na aprendizagem dos alunos. Em Taboão da Serra, também é implantado com sucesso o Matematicando, idealizado pela Secretaria de Educação para desenvolver o raciocínio lógico e o ensino da matemática nas escolas.

Comentários