Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Programas desenvolvidos na EMEF Ana Mafalda atraem atenção da Organização dos Estados Ibero-Americanos

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 25/09/2016

international900

Prefeitura de Taboão da Serra Mind Lab e GAPES são alguns dos programas aplicados nas Escolas Municipais da rede de ensino de Taboão 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Mafalda, no Parque São Joaquim, tem se destacado no desenvolvimento do Mind Lab, um projeto que tem por objetivo aperfeiçoar o raciocínio lógico e a concentração dos alunos por meio de jogos educativos. 

No dia 22 de setembro, a escola recebeu a visita da diretora do escritório da Organização dos Estados Ibero-Americanos no México, Karen Kovacs, que conheceu a forma como o Mind Lab é desenvolvido pelos professores. “É muito satisfatório ver que o trabalho de nossas unidades escolares tem despertado a atenção de instituições renomadas”, comentou o secretário de Educação de Taboão da Serra, João Medeiros.

A Organização dos Estados Ibero-Americanos tem caráter governamental e atua em diversos países da América Latina, além de Espanha e Portugal, sempre com temas relacionados às áreas da Educação, Ciência e Cultura. A diretora Karen Kovacs aproveitou a visita na EMEF Ana Mafalda para conhecer também o GAPES (Grupo de Apoio Pedagógico Especializado), desenvolvido na escola há três anos por pedagogos, psicopedagogos e professores formados em Educação Especial. O projeto trabalha com crianças que, por algum motivo, possuem mais dificuldade para absolver os conteúdos ministrados em sala de aula.      

 Os profissionais da EMEF Ana Mafalda avaliam os estudantes por meio de critérios como aprendizagem, socialização, interação, linguagem escrita e oral, habilidades matemáticas e memória auditiva e visual, a fim de facilitar o processo para aquisição do conhecimento. Os professores também convocam os familiares dos alunos que passam pelo GAPES para conhecer melhor as dificuldades enfrentadas por cada criança em casa. “Os resultados tem sido muito positivos e representam um grande avanço em sala de aula. Sem dúvida é um programa inovador que tem sido implantado aqui na escola”, ressaltou o pedagogo Orlando Nogueira, que trabalha no desenvolvimento do GAPES. 

O Mind Lab e o GAPES são exemplos de programas introduzidos na rede municipal de ensino que têm auxiliado na aprendizagem dos alunos. Em Taboão da Serra, também é implantado com sucesso o Matematicando, idealizado pela Secretaria de Educação para desenvolver o raciocínio lógico e o ensino da matemática nas escolas.

23/02/2017

Sebrae Aqui leva empresários de Itapecerica para a Feira do Empreendedor

Uma parceria entre a Prefeitura de Itapecerica da Serra e o SEBRAE proporcionou a ida de...

09/02/2017

Secretarias de Saúde e Educação se renovam em Taboão

Pelo segundo ano consecutivo as Secr

04/02/2017

Taboão investe em Gestão de Resultados para elevar qualidade do ensino

30/01/2017

Quase 4 milhões de alunos da rede estadual voltam às aulas

20/01/2017

Em Taboão, planejamento garante qualidade a cursos de capacitação

18/01/2017

Governo de São Paulo vai contratar 2.368 professores para Etecs e Fatecs

26/12/2016

Filho de diarista e de vendedor é aprovado na Universidade Yale

19/12/2016

Aluna de Taboão é premiada na Olimpíada Brasileira de Matemática

26/02/2017

Carnaval 2017: blocos carnavalescos desfilam em 2 locais

A verba municipal que seria investida no Carnaval deste ano foi destinada à área da Saúde, mas...

23/02/2017

Câmara rejeita contas de 2013 e Chico Brito deve ficar inelegível por 8 anos

23/02/2017

Sebrae Aqui leva empresários de Itapecerica para a Feira do Empreendedor

Uma parceria entre a Prefeitura de Itapecerica da Serra e o SEBRAE proporcionou a ida de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.