Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Diretores de escolas revelam motivos para alto desempenho de Taboão no IDEB

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 17/09/2016

idebtab

Divulgação

Por trás da excelente nota de 6.4 atribuída a Taboão da Serra no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2015, divulgado no dia 8 de setembro pelo Ministério da Educação, há muito trabalho e dedicação. Os diretores das três escolas que obtiveram a melhor nota no índice consideram professores qualificados, apoio dos pais, boa base na educação infantil e a participação dos alunos em programas específicos como as razões para a crescente nota no IDEB 2015.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Heitor Villa Lobos, por exemplo, é pelo terceiro ano consecutivo a melhor do município na Prova Brasil e, por consequência, no IDEB, com a nota de 7.1. A diretora da escola, Eni Mariana de Souza avalia que o resultado é fruto de um trabalho que vêm do ensino infantil. “São vários os fatores que colocaram a EMEF Heitor mais uma vez em primeiro lugar no IDEB da cidade. Tenho que ressaltar que o trabalho da Secretaria de Educação, como um todo, é muito bom. Nossa escola recebe os alunos do ensino infantil já muito bem preparados, e isso facilita muito. Além disso, temos professores que buscam sempre se capacitar e pais que incentivam os alunos e os ajudam a fazer as tarefas de casa”, destacou Eni.

A EMEF Rui Barbosa também se saiu muito bem no índice e obteve nota 7.0. A diretora da unidade, Natalia Corcione Miguel, garante que o elevado desempenho não seria possível sem que se houvessem “professores aplicados e uma comunidade participativa”. Ela diz também que a realização de atividades culturais com os alunos, como o “Sábado Literário”, que incentiva o hábito de leitura nas crianças, foram fundamentais para a excelenteperformance no IDEB.

Também com nota de 7.0 no índice que avalia a qualidade do ensino básico, a EMEF Profº Oscar Ramos Arantes foi destaque em Taboão da Serra. “Nosso desempenho se deve a um conjunto de ações, com foco no planejamento, monitoramento e avaliação dos resultados. As formações disponibilizadas pela Secretaria de Educação e as constantes reuniões com os pais tem dado um efeito extremamente positivo”, conta a diretora Keila Cristina Costa Ribeiro.

Projetos da Educação Outros motivos apontados pelas diretoras são os programas e ações desenvolvidos pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que está desde 2013 sob o comando do professor João Medeiros.Além das formações Circulando Saberes e Fazeres da Rede, que oferece vasto conteúdo e temas diversificados para capacitar os educadores, as diretores citaram que as ações relacionadas ao projeto “Matematicando” foram decisivas para um melhor entendimento da matemática e desenvolvimento do raciocínio lógico.O programa Jovens Leitores, que distribui livros de literatura infantil para os alunos da rede, assim como a ação Leitura na Praça também foram elogiados e contribuíram não apenas para despertar o hábito da leitura entre as crianças, como também, para elevar as notas no IDEB.

IDEB O IDEB faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que estabelece metas para elevar a qualidade de ensino das escolas brasileiras. A nota é calculada com base no desempenho dos alunos na Prova Brasil, no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e na taxa de aprovação e evasão escolar. Em outras palavras, quanto menos desistências e repetências a escola registrar e quanto maior a nota dos alunos no teste, melhor será a classificação da escola.

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Escola Municipal de Gastronomia de Taboão é destaque na Rede Globo

Os cursos profissionalizantes que a Prefeitura de Taboão da Serra oferece para a população na...

28/04/2017

No mês das noivas, Taboão recebe a Semana Senac de Casamento

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que,...

19/04/2017

Estado diz que muro do Ruy Cardoso vai custar R$ 349 mil, mas não fixa prazo

A Secretaria Estadual de Educação informou por meio de nota enviada reportagem do Jornal Na Net,...

17/04/2017

Alunas do Lado a Lado aprendem sobre história da moda

As alunas dos cursos de Corte e Costura, Malharia e Moletom e Lingerie da Escola de Moda, Beleza...

17/04/2017

Muro da E.E. Ruy Cardoso, em Taboão, está caído há quase um ano

Há quase um ano a chuva derrubou parte do muro da escola estadual Antônio Ruy Cardoso,...

13/04/2017

Embu inicia entrega de kits escolares para alunos da rede municipal dia 18

A partir do dia 18 de abril, a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Educação,...

09/04/2017

Uniformes escolares começam a ser entregues em Taboão

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra, iniciou na quinta-feira, 30...

05/04/2017

ETEC de Embu faz concurso para contratar professores; remuneração será R$ 17,15

A Escola Técnica Estadual de Embu das Artes (ETEC) abriu Concurso Público no último dia 3 de...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.