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Diretores de escolas revelam motivos para alto desempenho de Taboão no IDEB

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 17/09/2016

idebtab

Divulgação

Por trás da excelente nota de 6.4 atribuída a Taboão da Serra no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2015, divulgado no dia 8 de setembro pelo Ministério da Educação, há muito trabalho e dedicação. Os diretores das três escolas que obtiveram a melhor nota no índice consideram professores qualificados, apoio dos pais, boa base na educação infantil e a participação dos alunos em programas específicos como as razões para a crescente nota no IDEB 2015.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Heitor Villa Lobos, por exemplo, é pelo terceiro ano consecutivo a melhor do município na Prova Brasil e, por consequência, no IDEB, com a nota de 7.1. A diretora da escola, Eni Mariana de Souza avalia que o resultado é fruto de um trabalho que vêm do ensino infantil. “São vários os fatores que colocaram a EMEF Heitor mais uma vez em primeiro lugar no IDEB da cidade. Tenho que ressaltar que o trabalho da Secretaria de Educação, como um todo, é muito bom. Nossa escola recebe os alunos do ensino infantil já muito bem preparados, e isso facilita muito. Além disso, temos professores que buscam sempre se capacitar e pais que incentivam os alunos e os ajudam a fazer as tarefas de casa”, destacou Eni.

A EMEF Rui Barbosa também se saiu muito bem no índice e obteve nota 7.0. A diretora da unidade, Natalia Corcione Miguel, garante que o elevado desempenho não seria possível sem que se houvessem “professores aplicados e uma comunidade participativa”. Ela diz também que a realização de atividades culturais com os alunos, como o “Sábado Literário”, que incentiva o hábito de leitura nas crianças, foram fundamentais para a excelenteperformance no IDEB.

Também com nota de 7.0 no índice que avalia a qualidade do ensino básico, a EMEF Profº Oscar Ramos Arantes foi destaque em Taboão da Serra. “Nosso desempenho se deve a um conjunto de ações, com foco no planejamento, monitoramento e avaliação dos resultados. As formações disponibilizadas pela Secretaria de Educação e as constantes reuniões com os pais tem dado um efeito extremamente positivo”, conta a diretora Keila Cristina Costa Ribeiro.

Projetos da Educação Outros motivos apontados pelas diretoras são os programas e ações desenvolvidos pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que está desde 2013 sob o comando do professor João Medeiros.Além das formações Circulando Saberes e Fazeres da Rede, que oferece vasto conteúdo e temas diversificados para capacitar os educadores, as diretores citaram que as ações relacionadas ao projeto “Matematicando” foram decisivas para um melhor entendimento da matemática e desenvolvimento do raciocínio lógico.O programa Jovens Leitores, que distribui livros de literatura infantil para os alunos da rede, assim como a ação Leitura na Praça também foram elogiados e contribuíram não apenas para despertar o hábito da leitura entre as crianças, como também, para elevar as notas no IDEB.

IDEB O IDEB faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que estabelece metas para elevar a qualidade de ensino das escolas brasileiras. A nota é calculada com base no desempenho dos alunos na Prova Brasil, no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e na taxa de aprovação e evasão escolar. Em outras palavras, quanto menos desistências e repetências a escola registrar e quanto maior a nota dos alunos no teste, melhor será a classificação da escola.

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