Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Diretores de escolas revelam motivos para alto desempenho de Taboão no IDEB

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 17/09/2016

idebtab

Divulgação

Por trás da excelente nota de 6.4 atribuída a Taboão da Serra no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2015, divulgado no dia 8 de setembro pelo Ministério da Educação, há muito trabalho e dedicação. Os diretores das três escolas que obtiveram a melhor nota no índice consideram professores qualificados, apoio dos pais, boa base na educação infantil e a participação dos alunos em programas específicos como as razões para a crescente nota no IDEB 2015.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Heitor Villa Lobos, por exemplo, é pelo terceiro ano consecutivo a melhor do município na Prova Brasil e, por consequência, no IDEB, com a nota de 7.1. A diretora da escola, Eni Mariana de Souza avalia que o resultado é fruto de um trabalho que vêm do ensino infantil. “São vários os fatores que colocaram a EMEF Heitor mais uma vez em primeiro lugar no IDEB da cidade. Tenho que ressaltar que o trabalho da Secretaria de Educação, como um todo, é muito bom. Nossa escola recebe os alunos do ensino infantil já muito bem preparados, e isso facilita muito. Além disso, temos professores que buscam sempre se capacitar e pais que incentivam os alunos e os ajudam a fazer as tarefas de casa”, destacou Eni.

A EMEF Rui Barbosa também se saiu muito bem no índice e obteve nota 7.0. A diretora da unidade, Natalia Corcione Miguel, garante que o elevado desempenho não seria possível sem que se houvessem “professores aplicados e uma comunidade participativa”. Ela diz também que a realização de atividades culturais com os alunos, como o “Sábado Literário”, que incentiva o hábito de leitura nas crianças, foram fundamentais para a excelenteperformance no IDEB.

Também com nota de 7.0 no índice que avalia a qualidade do ensino básico, a EMEF Profº Oscar Ramos Arantes foi destaque em Taboão da Serra. “Nosso desempenho se deve a um conjunto de ações, com foco no planejamento, monitoramento e avaliação dos resultados. As formações disponibilizadas pela Secretaria de Educação e as constantes reuniões com os pais tem dado um efeito extremamente positivo”, conta a diretora Keila Cristina Costa Ribeiro.

Projetos da Educação Outros motivos apontados pelas diretoras são os programas e ações desenvolvidos pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que está desde 2013 sob o comando do professor João Medeiros.Além das formações Circulando Saberes e Fazeres da Rede, que oferece vasto conteúdo e temas diversificados para capacitar os educadores, as diretores citaram que as ações relacionadas ao projeto “Matematicando” foram decisivas para um melhor entendimento da matemática e desenvolvimento do raciocínio lógico.O programa Jovens Leitores, que distribui livros de literatura infantil para os alunos da rede, assim como a ação Leitura na Praça também foram elogiados e contribuíram não apenas para despertar o hábito da leitura entre as crianças, como também, para elevar as notas no IDEB.

IDEB O IDEB faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que estabelece metas para elevar a qualidade de ensino das escolas brasileiras. A nota é calculada com base no desempenho dos alunos na Prova Brasil, no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e na taxa de aprovação e evasão escolar. Em outras palavras, quanto menos desistências e repetências a escola registrar e quanto maior a nota dos alunos no teste, melhor será a classificação da escola.

24/09/2018

Sucesso entre taboanenses, Matematicando tem 4º edição no Pq. das Hortências

Sob um clima descontraído e agradável, o conhecido Parque das Hortências, em Taboão da Serra, se...

20/09/2018

GCM de embu forma 735 estudantes em programa de prevenção às drogas

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Embu das Artes, por meio do Grupo Educação e Prevenção de...

20/09/2018

Alunos do projeto “Conhecendo Minha Cidade” recebem livro histórico sobre Taboão

Estudantes dos 4º e 5º anos da EMEF Profª. Maria Alice Borges Ghion receberam na quarta-feira,...

17/09/2018

Alunos do fundamental 1 poderão participar das Olimpíadas de Matemática

10/09/2018

Prefeitura de Embu abre Seleção para contratação de 18 professores

A Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes-SP publica abaixo o Edital de Abertura e...

08/09/2018

Desfile Cívico de 7 de setembro encantou público arena Multiuso, em Taboão

O desfile cívico de 7 de setembro literalmente encantou o público que lotou a arena Multiuso, em...

05/09/2018

ETEC de Taboão da Serra abre processo seletivo para contratação de professores

A Escola Técnica Estadual (ETEC) de Taboão da Serra abriu nesta segunda-feira, 3 de setembro, as...

05/09/2018

Nenhum estado brasileiro atinge meta do Ideb para o ensino médio

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio brasileiro está cada vez...

04/09/2018

Qualidade no ensino de Taboão sobe e atinge 6.8 pontos no IDEB 2017

Estudar em uma escola gratuita e com educação de excelência cujo nível de qualidade não para de...

25/09/2018

Morador do Jd. das Oliveiras, em Embu, está desaparecido há 24 horas

Atualização às 13h - O rapaz foi encontrado 

Fernando Ricardo da Paixão, morador do Jardim das...

25/09/2018

Sequoia lança programa de aprendiz para jovens de Embu, Itapecerica e Taboão

O Grupo Sequoia lançou na última semana o Programa de Aprendiz Sementes Sequoia que...

25/09/2018

Importunação sexual passa a ser crime e pode dar até 5 anos de pr

A importunação sexual passou a ser considerado crime na última segunda-feira, dia 24. O ato...

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.