Escola de Taboão conquista 172 medalhas em Olimpíada de Astronomia

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 16/09/2016

Os alunos da rede municipal de ensino de Taboão da Serra não param de surpreender. Após obter a melhor nota da região no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2015, outro resultado aponta o aumento na qualidade do ensino oferecido pela Prefeitura. Ao menos 179estudantes conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Dentre as escolas taboanenses, a EMEF Profª Ester Cordeiro de Souza foi a que mais se destacou nesta edição da competição. A escola do Jardim Trianon, que obteve nota 6.1 no IDEB 2015 e superou a meta projetada para 2021, que era de 6.0 pontos, conquistou 172 medalhas, sendo 85 de ouro, 42 de prata e 45 de bronze.Este número é quase três vezes maior do que as medalhas conquistadas em 2015. Quando comparado a 2014, primeiro ano em que os alunos foram premiados na competição, o salto é de quase 2770%.

Veterana na competição, este é quinto ano consecutivo a EMEF Profª Ester Cordeiro de Souza participa da OBA. A ideia da olimpíada deu tão certo que hoje já faz parte do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. “O empenho de todos os professores, da facilitadora de informática e dos alunos fizeram com que o projeto da Olimpíada fosse este sucesso. Todos os trabalhos desenvolvidos aqui são feitos para que os alunos aprendam algo novo e de forma inovadora. Este ano, por exemplo, fizemos parceria com uma ONG que trouxe um planetário para a escola”, explicou a diretora Elisangela Ximenes.

Assim como no IDEB, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia João Medeiros ressalta a política de gestão de resultados adotada pela Prefeitura. “Nos últimos quatro anos investimos pesado no ensino da matemática e desenvolvimento do raciocínio lógico. Fizemos de tudo para que nossos alunos aprendessem de verdade. Além da implantação de programas e ações, realizamos formações para os professores e incentivamos os diretores a fazer a diferença neste processo”, disse. “A adesão das escolas a OBA e o desempenho dos alunos é a confirmação que todos trabalhamos para uma educação pública de qualidade”, completou o secretário.

OBA


A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e conta com livre adesão das escolas. Anualmente, cerca de 800 mil alunos de todo o país, tanto de escolas públicas quanto de instituições particulares, participam da competição.

No início do ano letivo, a comissão organizadora da OBA repassa às escolas assuntos a serem abordados em sala de aula. O conteúdo varia de acordo com a série/nível a qual os estudantes estão matriculados.Após conhecerem os temas, os alunos fazem uma prova de 10 questões, sendo sete sobre astronomia e três sobre astronáutica. A prova é aplicada no mesmo dia em todo o país. Com base nos resultados a comissão organizadora confere medalhas e certificados de participação em nome dos alunos, educadores, diretores e da escola.

Comentários