Evilásio diz que vai manter candidatura e segue fazendo campanha

Por Sandra Pereira | 11/09/2016

Mesmo com a candidatura a prefeito indeferida pela Justiça Eleitoral de Taboão da Serra na quinta-feira, 8, o ex-prefeito Evilásio Farias fez campanha durante todo o final de semana. No sábado ele fez corpo a corpo com os eleitores no jardim Record. Mantendo um ritmo acelerado de caminhada  Evilásio entrou em comércios, residências e conversou com moradores nas ruas lembrando ações do seu governo e falando das propostas que pretende implementar caso seja eleito. 

Contrariando todas as expectativas de quem aposta que ele vai desistir de disputar a eleição para prefeito de Taboão, Evilásio Farias garantiu que não vai deixar a disputa e nem indicar um substituto. Ele disse que já esperava o indeferimento da candidatura em primeira instância e voltou a repetir que vai recorrer da decisão no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e até no Supremo Tribunal Federal (STF). 

Evilásio justifica a  manutenção de sua candidatura citando trecho da decisão do juiz eleitoral Nelson Ricardo Casalleiro, onde ele declara que “enquanto estiverem na situação sub júdice, os candidatos poderão prosseguir em sua campanha e ter seus nomes mantidos nas urnas eletrônicas, ficando a validade de seus votos condicionada ao deferimento do respectivo registro”. 

“Já esperava essa decisão em primeira instância. Eu só fui candidato por que em muitos casos análogos ao meu os candidatos viabilizaram até o final suas candidaturas. Nós temos três instâncias para recorrer. Isso me dá uma segurança grande já que historicamente se reverte 90% das decisões de primeira instância”, afirmou. 

Ao ser questionando sobre a possibilidade da sua votação ser zerada nas urnas, o ex-prefeito disse não temer essa possibilidade e chegou a citar uma declaração recente do presidente do TSE, Gilmar Mendes, afirmando que a lei Ficha Limpa parecia ter sido escrita por bêbados. Falando sobre sua condenação no caso dos congressos ele disse que desconhece prefeitos, vereadores, governadores e até juízes e promotores que não tenham participado de congressos.

“Não existe a menor possibilidade da nossa votação ser zerada. Não existe risco para os nossos candidatos a vereador. A maior parte das minhas eleições sofri impugnação, reverti e ganhei. No Brasil hoje é assim. A legislação é difícil de interpretar até pelos tribunais. O Gilmar Mendes falou que a lei da Ficha Limpa foi feita por bêbados, e, em última instância o julgamento vai ser no tribunal que ele preside”, observou. 

Sobre a pontuação da rede municipal de educação de Taboão da Serra no  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2015, onde a cidade alcançou nota de foi 6.4 pontos, Evilásio Farias disse não ter conhecimento do resultado. Ele se limitou a lembrar que durante seu governo Taboão conquistou a terceira colocação no País. Depois avaliou que sua administração fixou as bases para o desenvolvimento pleno da educação na cidade, cabendo aos governos seguintes manter as diretrizes para alcançar índices de qualidade.

Comentários