Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

IDEB 2015 aponta ensino público Taboão da Serra como o melhor da região

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 10/09/2016

crianca900

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Taboão da Serra Estratégias adotadas pela Prefeitura, como Matematicando no Parque, fizeram a diferença na vida dos alunos para compreensão da matemática 

O nível de qualidade do ensino público oferecido pela Prefeitura de Taboão da Serra avança a passos largos. A comprovação de que a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia segue no caminho certo saiu nesta quinta-feira, 8 de setembro. O Ministério da Educação divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2015, que mostra um saltona qualidade do ensino público taboanense de 8,5% em relação a 2013 e de 16,5% em relação a 2011. A nota por Taboão da Serra no IDEB 2015 foi 6.4 pontos, superando a meta projetada de 5.8 pontos e quase atingindo a meta esperada para 2021, que é de 6.5 pontos. 

Taboão da Serra também ficou em primeiro lugar entre os municípios que compõem o CONISUD (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo), representado por São Lourenço da Serra (6.2 pontos), Embu-Guaçu (6.1), Embu das Artes (6.0), Vargem Grande Paulista (6.0) Itapecerica da Serra (5.8) e Juquitiba (5.7). Os alunos taboanenses superaram inclusive o município de Barueri, cuja nota foi 6.3 e a capital paulista, com 5.8 pontos.

Um dos destaques deste ano foi à nota conquistada pelos alunos da EMEF Aracy de Abreu Pestana. A escola do Jardim Record, que havia amargado a última colocação no IDEB 2013, com 5.2 pontos, ficando inclusive abaixo da meta projetada para aquele ano, que era de 5.8 pontos, hoje colhe os louros da vitória. Em 2015, a nota atingida pelos alunos foi 6.5 pontos, o que representa um aumento de 12,5% na qualidade do ensino. Com esta nota, a escola superou a meta projetada para 2015, que era de 6.0 pontos e alcançou a meta proposta pelo Ministério da Educação para 2019.

O secretário de Educação, João Medeiros, atribui o salto de qualidade na educação às políticas adotadas pela Prefeitura. “Nos últimos anos, trabalhamos com gestão de resultados. Neste sentido, implantamos diversos programas e ações que pudessem agregar conhecimento e fazer com que os alunos aprendessem de verdade, em especial no que diz respeito ao ensino da matemática”, disse.  “Se hoje alcançamos estas notas é porque a política foi bem implementada e o mais importante é que as crianças estão ganhando com este métodos ”, completa.

Programas e Ações

Ao longo dos últimos anos, a Prefeitura de Taboão da Serra implantou diversas estratégias nas escolas para o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático, como os programas MindLab(Mente Inovadora), que utiliza jogos de tabuleiro para o auxílio da tomada de decisões, e a plataforma digital Khan Academy, que oferece vídeos e desafios matemáticos para os alunos exercitarem o cérebro. As políticas implantadas pela Prefeitura incluíram ainda a capacitação de professores, através dos programas PNAIC (Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), Matemática Descomplicada, e pelos ciclos de palestras Circulando Saberes e Fazeres da Rede.

Outra estratégia utilizada foi a ação “Matematicando no Parque”, ondealunos, educadores e familiares se reuniram no Parque das Hortênsias, para participar de atividades educativas, como jogos de tabuleiros ampliados, ou mesmo ver apresentações musicais, tais como músicas com jogos de palavras e números. A ação fez tanto sucesso que a segunda edição do Matematicando no Parque está prevista para o dia 28 de setembro.

IDEB

O IDEB faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que estabelece metas para elevar a qualidade de ensino das escolas brasileiras. A nota é calculada com base no desempenho dos alunos na Prova Brasil, no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e na taxa de aprovação e evasão escolar. Em outras palavras, quanto menos desistências e repetências a escola registrar e quanto maior a nota dos alunos no teste, melhor será a classificação da escola.

15/12/2017

Parceria entre Prefeitura de Taboão e Senac forma 450 alunos

Na noite da última quarta-feira, 13, 450 munícipes de Taboão da Serra se formaram nos cursos de...

14/12/2017

Definido calendário escolar para o ano letivo de 2018

Foi divulgado na noite desta quarta-feira (13), o calendário escolar para 2018. O ano letivo...

13/12/2017

Aluno da EMEF Cecília Meireles vence concurso de soletração em inglês

No dia 30 de novembro, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de T

12/12/2017

Enem para presos e segunda aplicação começam hoje

Cerca de 32 mil pessoas privadas de liberdade farão hoje (12) e amanhã (13) as provas do Exame...

12/12/2017

Alunos da rede Estadual terão material pedagógico em aplicativo

A liberação do uso de telefone celular em sala de aula para fins pedagógicos foi autorizada em...

10/12/2017

Deputada Analice leva Projeto Guri para Embu das Artes

Um grupo de 150 crianças e adolescentes estão frequentando aulas de iniciação musical e de...

08/12/2017

500 alunos se formam pela Escola Municipal de Gastronomia

A qualificação profissional é o melhor caminho, em um momento de crise econômica nacional, para...

06/12/2017

Etec de Taboão e Embu recebem inscrições para vestibulinho até o dia 13 dezembro

Os estudantes interessados em prestar o vestibulinho da Etec de Embu das Artes e Taboão da Serra...

06/12/2017

Vestibular Fatec: inscrições terminam na quinta-feira (7)

Quem quiser participar do processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de...

16/12/2017

Quadrilha de Taboão vai assaltar casa em Mairiporã e acaba com um morto, 2 preso

Quatro assaltantes que saíram de Taboão da Serra para roubar residências no município de...

15/12/2017

Receita paga hoje o último lote do ano de restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal paga hoje (15) o sétimo e último lote de restituição do Imposto de Renda...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.