Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Justiça Eleitoral paulista começa treinamento de quase 400 mil mesários

Por Outro autor | 5/09/2016

eleicao900

As Zonas Eleitorais já se mobilizam em São Paulo para treinar os 388.596 mesários que vão atuar nas eleições deste ano: 106.568 na capital e 282.028 no interior. A ideia é capacitá-los para desempenhar as atividades necessárias à organização e segurança ao exercício do voto no dia das eleições. 

Os mesários da  326ª Zona Eleitoral - Ermelino Matarazzo -, além de receberem as orientações de praxe, vão poder assistir  a três grupos de dança ligados à Instituição onde será realizado o treinamento, um Céu - Centro Educacional Unificado -, da Prefeitura. O objetivo da atividade é  reforçar a importância do trabalho em equipe, uma vez que são quatro mesários na seção de votação atuando juntos em todo o Estado. Para encerrar, será apresentado o clipe oficial da canção "Se liga ae", de Sérgio Mendes, Rogério Flausino e Baby do Brasil.  O treinamento ocorrerá nos dias 10, 17 e  18 de setembro, a partir das 10 horas, na Quinta do Sol, na Av. Luiz Imparato, 564 - Vila Cisper. 

Outra zona eleitoral da capital, a do Tucuruvi (256ª ZE) , já está preparada para treinar seus 1506 mesários, com turmas de 400 alunos. Ao chegar ao local, o mesário encontra seu manual com instruções, a declaração de comparecimento (usada para pedir as folgas no trabalho) e a legislação do empregador. Serão palestras das 14 às 18 horas e a estratégia é permitir  ao mesário interagir com o cartório o máximo possível no esclarecimento das dúvidas.  As aulas serão dadas no auditório do Colégio Passionista da Cruz, na Av. Tucuruvi, 470.  O treinamento teve início nos dias 27 e 28 de agosto e estão previstas novas turmas nos dias 3, 4 e 7 de setembro. 

No interior, a zona eleitoral de Botucatu (26ªZE), por exemplo, está debruçada sobre os preparativos do treinamento desde março, buscando recursos didáticos e elaborando material teórico. Este ano a ZE decidiu  dividir o as turmas: os mais experientes relembram as orientações em um dia e os novatos recebem outro tipo de abordagem em equipes diferentes. O treinamento tem início nesta sexta-feira (2) e segue por mais cinco dias, no próprio local do cartório eleitoral, na rua Monsenhor Ferrari, 466, centro de Botucatu. 

No dia da eleição é o mesário quem liga a urna e emite a zerésima, que é o comprovante da ausência de votos na urna. Ele também identifica o nome do eleitor e autoriza o cidadão a votar, encerra a votação e retira a mídia com os resultados da urna, entre outras tarefas.

Auxílio-alimentação 

A partir destas eleições, o mesário deverá retirar em qualquer agência dos Correios, após a eleição, o valor de R$ 25,00, que estará disponível para saque no período de 7 a 25 de outubro; em caso de segundo turno, o saque pode ser feito entre os dias 4 e 22 de novembro. A forma de pagamento foi alterada - antes o mesário recebia no dia da eleição - visa dar maior segurança aos chefes de cartório, que não precisarão mais transportar dinheiro em espécie.

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

25/04/2017

Bom Prato de Taboão começa a funcionar nesta quarta (26) com almoço a R$ 1,00

O prefeito de Taboão da Serra, Fernandes Fernandes Filho, anunciou no começo da noite desta...

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.