Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Vereadores querem aprovar 17 cadeiras em Taboão da Serra

Por Allan dos Reis - Especial para o Jornal na Net | 2/10/2009

Suplentes_2.jpg

Engenheiro Nei (PTB), Fausta dos Santos (PSB), Tales Franco (PRP) e Carlinhos do Leme (PSDB) vão à câmara em busca de apoio

A confusão em torno da PEC dos Vereadores ganhou mais um capítulo em Taboão da Serra. Na semana passada os parlamentares afirmavam que a medida não tinha apoio para aumentar o número de vereadores. Porém, nesta terça-feira, dia 29 de Setembro, cinco vereadores apresentaram uma proposta de alteração da lei orgânica para que a câmara aumente de 13 para 17 vereadores. A medida agora vai ser discutida nas comissões permanentes e deve entrar em votação em breve. Para que a medida seja aprovada são necessários 9 votos em plenários.

Contando os votos dos vereadores José Aparecido (DEM), Olívio Nóbrega (PR), Valdevan Noventa (PDT), Wagner Eckstein (PT) e Aprígio (PRB) que assinaram a proposta, faltam mais quatro votos. O presidente do PSB, Maruzan Corado, afirma que a bancada do partido, composta por três vereadores, vai votar favorável ao aumento do número de vereadores. “Fique tranqüilo que logo isso será resolvido com os votos do PSB”, diz Corado. Agora resta saber de quem virá o último voto.

A medida entrou em pauta porque antes do início da sessão, os suplentes Engenheiro Nei (PTB), Tales Franco (PRP), Fausta dos Santos (PSB) e Carlinhos do Leme (PSDB) foram à câmara conversar com os vereadores. Estavam preocupados com a entrevista que o vereador e líder do governo Paulo Félix (PSDB) deu a Rádio CBN. Félix criticou a possibilidade de elevar o número de vereadores nesta legislatura. “Eu não vejo que o aumento do número de vereadores vai beneficiar a nossa população. Pelo contrário, vai criar despesas e nenhum ganho real será dado à sociedade taboanense”, opinou Félix.

Entre os suplentes, o ex-vereador Engenheiro Nei é o mais confiante. Desde o início do ano tem se tornado, segundo ele, um especialista sobre o tema. “Tem que decidir. Tem que aumentar. Senão vão ter que empossar todo mundo”, avisa Nei. Já a suplente Fausta se apega a amizade com os vereadores para conseguir tomar posse. “Se depender da amizade, eles aprovam. Se depender da parte financeira, não aprovam”, diz Fausta.

O vereador Olívio Nóbrega (PR) afirma que a câmara não tem a estrutura adequada para receber mais quatro vereadores. Talvez faltem salas e veículos aos novatos. Porém, Nóbrega correu de um lado ao outro atrás das assinaturas. Tudo para aumentar a representatividade dos munícipes dentro da câmara. “Eu tenho convicção que 17 (vereadores) vai dar maior representatividade. Não só no centro, porque os vereadores são dos bairros distantes”, explica.

Por enquanto, o Presidente da Câmara, José Luiz Eloi (PMDB), prefere não se pronunciar. “Vamos esperar o que acontece nos tribunais”, economizou Eloi.

É recomendável muita cautela aos suplentes. Nesta quinta-feira, dia 1 de Outubro, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a retroatividade da medida que visa recompor as câmaras municipais do Brasil.

joaquim ribeiro oliveira

Pra que criar mais vagas de vereadores se o município não tem verba nem pra reformar uma lombada de rua e tapar buracos na mesma! É o caso da rua thereza maria luizetto na vila santa luzia, lá existe uma lombada que precisa de reforma, mas até hoje ninguém quer assumir o projeto. Já foram feitas diversas reclamações junto aos órgãos 'competentes',e nada!!!!!!!!

Willy

Há um site que tem tudo sobre Câmaras e Vereadores. Eu me cadastrei e recebo todos os dias notícias. O site é: www.vereadores.net vale conferir.

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Aprígio recebe visita de Carlos Lupi, ex-ministro do Trabalho

Acompanhado de lideranças da Executiva Nacional e Estadual do PDT, Carlos Lupi, presidente...

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.