Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Partidos de Taboão fecham acordo com Juíza eleitoral e carro de som fica proibido aos vereadores

Por Allan dos Reis - Especial para o Jornal na Net | 25/08/2016

carro_de_som_ilustrativo

DivulgaçãoPartidos com candidatos que disputam eleição em Taboão fecharam acordo com a Justiça Eleitoral para evitar descumprimento da lei eleitoral

Sempre que começa a campanha eleitoral, os jingles (a maioria chatos) dos políticos tomam as ruas da cidade. Porém, numa reunião na tarde desta quarta-feira (24) no Fórum de Taboão da Serra com a Juíza eleitoral Carolina Conti Reed, os representantes de partidos políticos fecharam um acordo: apenas dois carros de som podem ser utilizados para acompanhar as caminhadas dos candidatos a prefeito e vice. Matéria sobre o assunto foi publicada originalmente no site Taboão em Foco

Um dos grandes empecilhos que culminou para o acordo é que a lei eleitoral proíbe que carros de som circulem a menos de 200 metros de escolas, hospitais, postos de saúde, Prefeitura, Câmara, Fórum e outros órgãos públicos. Com apenas 20 km², são poucos locais em Taboão que poderiam circular sem desrespeitar a Resolução nº 23.457 de 15 de Dezembro de 2015, que disciplinou a propaganda eleitoral nas eleições que ocorrem no dia 2 de outubro deste ano. 

Dos representantes dos partidos presentes, apenas o Psol não aceitou a proposta, que foi ratificada por todas as coligações. Com isso, a Juíza garante que os veículos com jingles – exceto os dois dos majoritários – serão recolhidos pela Justiça Eleitoral. O acordo vai constar em ata e deve ser assinado por todos. 

PROPAGANDA ELEITORAL

Além da discussão sobre a proibição dos carros de som, o encontro serviu para que a Juíza esclarecesse sobre outros tipos de propaganda eleitoral. Ela pediu “bom senso” aos candidatos. Em imóveis, a propaganda permitida deve ter o tamanho máximo de meio metro quadrado. Em veículos, além dos adesivos perfurados microperfurados no para-brisa traseiro, são permitidos adesivos nas laterais com dimensão máxima de cinquenta centímetros por quarenta centímetros.
Uma novidade que os eleitores precisam ficar atentos é que nem ele – e muito menos o candidato – podem pagar para impulsionar uma propaganda em sites e nas redes sociais.

RIGOR! 

“A prestação de contas será muito rigorosa esse ano. Já estou dando o alerta”, avisou a Juíza eleitoral. Ela adiantou que serão feitos cruzamentos de informações com órgãos estatais como a Receita Federal, Jucesp, Bancos entre outros. O mesmo rigor – acredita – será para políticos que acusados de abuso do poder econômico.

15/10/2018

André Ribas vai ser Secretário Adjunto de Cultura em Taboão da Serra

O professor André Ribas vai assumir a Secretaria Adjunta da Cultura em Taboão da Serra, onde...

11/10/2018

Aprígio comemora vitória e diz que trará melhorias para Taboão

O recém-eleito deputado estadual, José Aprígio, do Podemos, disse em entrevista coletiva nesta...

10/10/2018

Após derrota de aliados, Ney retorna à Prefeitura depois de pedir afastamento

O prefeito da cidade de Embu das Artes, Ney Santos, que estava afastado do cargo há mais de 30...

08/10/2018

Vereador Cido realiza Semana de Combate a Pedofilia em Taboão da Serra

A Semana de Combate a Pedofilia foi realizada pelo terceiro ano consecutivo vez em Taboão da...

07/10/2018

Eleitores de Embu das Artes enfrentam problemas com biometria

15/10/2018

Morador do Parque Pinheiros, em Taboão, está desaparecido há 9 dias

O morador do Parque Pinheiros Durval de Souza Santos, de 49 anos, está desaparecido há 9 dias. O...

15/10/2018

Restaurante Popular celebra o Dia da Alimentação na próxima terça-feira, 16

A Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, vai celebrar o...

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.