Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Prazo para pedir registro de candidatura na eleição 2016 termina dia 15

Por Sandra Pereira | 12/08/2016

candidaturas

DivulgaçãoAté a manhã desta sexta-feira, 12, sistema do TSE não registrava liberação de candidatura de nenhum candidato a prefeito da região

Termina na segunda-feira, 15, o prazo para que todos os candidatos que vão disputar a eleição municipal de 2 outubro, seja prefeito, vice-prefeito ou vereador, façam o registro de suas candidaturas nos respectivos cartórios eleitorais. Até a manhã desta sexta-feira, 12, o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não continha informação sobre pedido de registro de candidatura de nenhum prefeiturável em Taboão da Serra. No meio político de Taboão há a expectativa de que o ex-prefeito Evilásio Farias não consiga registrar seu nome na disputa.

O TSE ainda não julgou os pedidos de registro dos candidatos a prefeito de Itapecerica e Embu das Artes que já apresentaram o pedido. Somente após a liberação de candidaturas pode haver pedido de impugnação.  Você pode acompanhar os pedidos de registro de candidaturas clicando aqui.


Em Itapecerica apenas Jorge Costa PTB e Erlon Chaves PHS deram entrada em seus pedidos de registro, que segundo o TSE ainda permanecem aguardando julgamento.

Em Embu das Artes o pedido de registro de candidatura a prefeito foi oficializado por Geraldo Cruz (PT), Juninho (Psol) e Ney Santos (PRB). Os três pedidos de registro ainda não foram julgados pelo TSE.

Os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador que ainda não apresentaram seus pedidos de registro de candidatura terão até as 19 horas da próxima segunda-feira, para fazer a solicitação. 

 A lei eleitoral diz que qualquer candidato, partido político, coligação ou o Ministério Público Eleitoral poderá impugnar os pedidos de registro de candidaturas, no prazo de 5 dias, contados da publicação dos pedidos. Para isso é necessário especificar, desde o início, os meios de prova com que pretende demonstrar a veracidade do alegado e listar as testemunhas, se for o caso, no máximo de seis.  


A partir da terça-feira, 16, exatos 47 dias antes da eleição começa a propaganda política eleitoral. A partir dessa data os moradores das cidades da região devem receber amplo material eleitoral a fim de facilitar a escolha de seus candidatos.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.