Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Zoo do Parque das Hortênsias vai fechar após Justiça atender pedido do MP

Por Sandra Pereira | 12/08/2016

zoo

Arquivo do Jornal na NetZoo do parque é querido por moradores da cidade. Nos de calor local recebe centenas de visitantes

Amado pela população de Taboão da Serra o zoológico do Parque das Hortênsias vai ser fechado após decisão judicial que acolheu pedido do Ministério Público para a remoção dos animais que ainda restavam no local.  O declínio do zoo de Taboão começou há mais de 6 anos, com as sucessivas denuncias de maus tratos contra os animais, que acabaram resultando na remoção da leoa Helga, verdadeiro símbolo do zoo. Após a saída da leoa outros animais de médio porte também foram levados para santuários iniciando na prática o fechamento do zoológico municipal. 

Outro episódio lamentável na história do zoo de Taboão foram as mortes praticamente seguidas de felinos de grande porte e vários outros animais que causaram verdadeira comoção na cidade.

O pedido de fechamento do zoológico ocorreu porque os recintos dos animais não cumpriam as normas estabelecidas na legislação mais recente sobre o tema. O problema é que o zoológico do Parque das Hortênsias foi inaugurado na década de 80 e naquela época não havia as exigências atuais para manutenção de animais em recintos de zôos.

O Parque das Hortênsias é a principal área de lazer de Taboão da Serra. Durante os finais de semana recebe centenas de moradores de todas as partes da cidade e de toda a região. Os animais dentro eram conhecidos antigos dos visitantes do local. As crianças eram as mais entusiasmadas no encontro com os bichinhos que viviam por lá. Quem costuma visitar o parque ouve com frequência o lamento delas pela retirada dos animais. Também é comum ouvir gente repetindo que defendia a manutenção do zoo com o tratamento digno aos animais e não o fechamento do local. 

Apesar do fechamento do zoo o Parque das Hortênsias permanecerá aberto ao público. O prefeito Fernando Fernandes disse em coletiva recente de imprensa que seu desejo seria desenvolver no parque programa de educação ambiental. 



Luciano rodrigues da silva

e um abuso de autoridade desta administração atua,e uma falta de comprometimento com a população de Taboão da serra.sou de Embu das artes e sempre faço questão de de ir com meu filho....agora o que dizer para ele..há já seu vou dizer que o bicho HOMEM,administrou mau o lugar.

Rafael Marques

Meu,isso é um absurdo, nós pagamos impostos para termos uma cidade bem estruturada e com atrações boas onde podemos curtir com nossa família e amigos. Eu vou nesse zoo desde que eu era criança ,me divertia muito com amigos e família lá. Nossos jovens não tem esse contato com a natureza na cidade onde moramos e esse zoo é o único meio de eles conhecerem um pouco mais de nosso Brasil e o que a nele. Eu acredito que não só eu mais todos da cidade de Taboão da Serra e vizinhos exigimos uma melhora digna no nosso zoológico

CELSO CAPELLOSSI NETO

O correto seria a prefeitura pedir incentivos do estado para poder adequar o local as novas regras existentes

Danilo

Ficou confuso a escrita, não entendi se vai fechar e se vai ficar aberto Apesar do fechamento do zoo o Parque das Hortênsias permanecerá aberto ao público.

15/02/2017

Regional do Jacira realiza operação limpeza nas ruas, praças e equipamentos públ

14/02/2017

Jorge Costa propõe flexibilizar Lei da Guarapiranga para desenvolver Itapecerica

27/01/2017

Especialista aponta as causas dos alagamentos em Embu das Artes

25/01/2017

Chuvas dão trégua e o sol volta a aparecer em toda a região

23/01/2017

Tempo deve permanecer chuvoso essa semana em Taboão, Embu e Itapecerica

22/01/2017

Saiba como será a temperatura no decorrer da semana na região

Confira abaixo, a previsão do tempo para o decorrer...

22/01/2017

Chuva não cessou durante todo o fim de semana na região

A chuva não deu trégua e o fim de semana na região teve muita água. O sábado e...

19/01/2017

Prefeitura de Itapecerica reúne artistas da região

18/01/2017

Alagamentos voltam a afligir moradores e comerciantes de Embu das Artes

18/01/2017

Taboão e Itapecerica também sofreram consequências da chuva intensa

26/02/2017

Carnaval 2017: blocos carnavalescos desfilam em 2 locais

A verba municipal que seria investida no Carnaval deste ano foi destinada à área da Saúde, mas...

23/02/2017

Câmara rejeita contas de 2013 e Chico Brito deve ficar inelegível por 8 anos

23/02/2017

Sebrae Aqui leva empresários de Itapecerica para a Feira do Empreendedor

Uma parceria entre a Prefeitura de Itapecerica da Serra e o SEBRAE proporcionou a ida de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.