Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Zoo do Parque das Hortênsias vai fechar após Justiça atender pedido do MP

Por Sandra Pereira | 12/08/2016

zoo

Arquivo do Jornal na NetZoo do parque é querido por moradores da cidade. Nos de calor local recebe centenas de visitantes

Amado pela população de Taboão da Serra o zoológico do Parque das Hortênsias vai ser fechado após decisão judicial que acolheu pedido do Ministério Público para a remoção dos animais que ainda restavam no local.  O declínio do zoo de Taboão começou há mais de 6 anos, com as sucessivas denuncias de maus tratos contra os animais, que acabaram resultando na remoção da leoa Helga, verdadeiro símbolo do zoo. Após a saída da leoa outros animais de médio porte também foram levados para santuários iniciando na prática o fechamento do zoológico municipal. 

Outro episódio lamentável na história do zoo de Taboão foram as mortes praticamente seguidas de felinos de grande porte e vários outros animais que causaram verdadeira comoção na cidade.

O pedido de fechamento do zoológico ocorreu porque os recintos dos animais não cumpriam as normas estabelecidas na legislação mais recente sobre o tema. O problema é que o zoológico do Parque das Hortênsias foi inaugurado na década de 80 e naquela época não havia as exigências atuais para manutenção de animais em recintos de zôos.

O Parque das Hortênsias é a principal área de lazer de Taboão da Serra. Durante os finais de semana recebe centenas de moradores de todas as partes da cidade e de toda a região. Os animais dentro eram conhecidos antigos dos visitantes do local. As crianças eram as mais entusiasmadas no encontro com os bichinhos que viviam por lá. Quem costuma visitar o parque ouve com frequência o lamento delas pela retirada dos animais. Também é comum ouvir gente repetindo que defendia a manutenção do zoo com o tratamento digno aos animais e não o fechamento do local. 

Apesar do fechamento do zoo o Parque das Hortênsias permanecerá aberto ao público. O prefeito Fernando Fernandes disse em coletiva recente de imprensa que seu desejo seria desenvolver no parque programa de educação ambiental. 



Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.