Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Após 13 anos de sua criação, GCM de Embu das Artes tem novo comando

Por Assessoria de Comunicação de Embu das Artes | 12/08/2016

gcmembu

PMEA

“Criamos a GCM de Embu das Artes numa época em que a cidade era considerada uma das mais violentas do País. Foi preciso muita coragem e determinação para dar esse passo. Hoje temos a guarda preparada e reconhecida”, disse secretário de Governo, Paulo Giannini, adurante a cerimônia de transmissão de comandos da Guarda Civil Municipal (GCM) de Embu das Artes, na manhã de hoje, 11/8. Mais de 200 pessoas estiveram presentes para a solenidade no Auditório do Centro Cultural Valdelice Prass. 

“Agradeço a Deus por ter conseguido vencer mais essa etapa em minha vida. Hoje peço aos meus colegas de farda que mantenham a filosofia da nossa guarda: ser comunitária e cidadã. O comando do Dirceu passou, mas o trabalho da GCM vai continuar”, disse, visivelmente emocionado, o comandante Dirceu Alves. 

“Hoje deixo aqui a minha gratidão e respeito, amizade e consideração ao comandante Dirceu. Quando criamos a guarda, houve um forte lobby para que ela não fosse reconhecida, e hoje ela trabalha em conjunto com as polícias Civil e Militar. O novo comando deve seguir a filosofia da GCM e dar suporte para que o efetivo cumpra o seu papel. Vocês devem ser exemplo”, falou o prefeito Chico Brito, que lembrou que o novo comando, a partir de hoje, está escrevendo uma nova história na cidade e que os GCMs têm que ter sabedoria, sensibilidade e humildade, pois ser servidor público é um grande desafio. 

O então subcomandante da guarda, Rildo José Martins, recebeu a divisa de comandante do prefeito Chico Brito e a transmissão de cargo verbal do comandante Dirceu, e agradeceu pela oportunidade: “É com muita humildade e respeito que recebo a responsabilidade de comandar a nossa guarda. Reconheço que não será fácil essa missão, mas com seriedade, honestidade, respeito ao efetivo e ao nosso regulamento disciplinar, tenho certeza que juntos daremos continuidade nos trabalhos com a mesma qualidade. Sei que devo dar continuidade à missão do comandante Dirceu, respeitando os princípios de uma guarda cidadã e comunitária.

Continuaremos trabalhando com as demais forças de segurança pública para oferecermos à população segurança e respeito”.

O novo comando da GCM ficou assim: Rildo José Martins (Comandante), Cesar Oliveira das Virgens (Subcomandante), Inspetores Mendes, Cruz, Viana, Estela e Lourenço.

O comandante Dirceu também foi homenageado pelo prefeito Chico Brito com uma placa pela dedicação e empenho na criação da GCM da cidade. Os inspetores Vieira e Coca também se despediram da corporação onde estão desde a sua criação em 2003, pelo ex-prefeito e hoje deputado estadual Geraldo Cruz. Ambos auxiliaram o comandante Dirceu desde o início da guarda. Os dois receberam placas em homenagem pelo tempo de trabalho e pelos ótimos serviços prestados à população. 

A troca de comando segue a lei federal Lei nº 13.022, de 2014, que exige que o comando da GCM seja composto por pessoas oriundas da própria guarda. Isso demonstra o amadurecimento da corporação que acabou por formar o seu comando. 

O prefeito anunciou seis guardas que passaram pela evolução funcional e receberam suas divisas de 2ª e 3ª classe para os GCMs: Elaine Beltrame da Silva, Wagner de Lima Ferreira, Valtger Rodrigues de Souza Filho, Gilvandro Antônio de Souza, Erlon Hartmann e Edilson Alves da Silva. 

Compareceram à cerimônia os comandantes das GCMs de cidades convidadas: Ricardo Neves da Silva (Itapecerica da Serra), Antônio Zinczynszyn (Santana de Parnaíba) e Eduardo Santos (Itapevi). O inspetor Ubaldo representou o comandante da cidade de Osasco, Paulo Siqueira. O delegado titular da 1ª Delegacia de Polícia de Embu das Artes, Pedro Buk; o presidente da OAB de Embu, Lucas Caetano; o GCM Dênis Pinto Viana, presidente da Associação da GCM de Embu das Artes, Dênis Pinto Viana; o presidente do Conseg de Embu das Artes, Luis Andrade Junqueira de Brito Arantes; e os vereadores Edvânio Mendes, Clidão do Táxi e Júlio Campanha. Os secretários Marcos Rosatti (Gestão de Pessoas e Modernização Administrativa), Paulo Giannini (Governo), Valdir Barbosa (Assuntos Estratégicos), Cristina Santos (Comunicação), Edson Aparecido (Gestão Democrática), José Ovídio (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Sandra Fihlie (Saúde), Maria Emília Santos (Controladoria), Paulo Oliveira (Esportes), Régis Pires (Turismo) e o chefe de Gabinete, Francisco Iderval Teixeira Júnior.

A GCM
Atualmente a GCM, coordenada pela Secretaria Municipal de Governo, conta com duas bases móveis, 10 veículos, duas motos, 12 medidores de som (decibelímetro), 68 câmeras de segurança espalhadas pelo Centro e pelo Jd. Pirajuçara. Além disso, há bases comunitárias nos bairros Jd. Vista Alegre, Pirajuçara, Santa Emília, Jd. do Colégio, Itatuba (Ambiental), sede na av. Elias Yazbek e a corregedoria. O efetivo é de 138 homens e 18 mulheres.
A Guarda Civil Municipal de Embu das Artes foi criada através da Lei Complementar N° 056/2002 e implantada em nossa cidade em 19/06/2003, com um efetivo de 50 (cinqüenta) GCMs, com a filosofia de ser uma instituição cidadã e comunitária. Desde o início, sabia-se que a GCM poderia contribuir muito com as outras forças policiais (Civil e Militar), mas que jamais faria competição.

Carlos

Uma Pena que quando Agente Liga lá na Base de noite pedindo Ajuda ninguém atende! E isso não foi só uma vez não,só comigo foram 3 vezes

20/08/2017

Mulher morta e queimada no Laguna ainda está sem identificação no IML de Taboão

A mulher encontrada na noite da sexta-feira, 18, com o corpo em chamas após ser estuprada e...

19/08/2017

GCM apreende adolescente acusado de tráfico de drogas na Aldeinha

GCM efetuou apreensão de um adolescente na tarde desta sexta-feira (18), no bairro de Aldeinha...

16/08/2017

PM faz reintegração de posse no Jardim Mimás em Embu das Artes

O 36º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana participou na manhã desta quarta-feira (16), da...

15/08/2017

Fio telefônico solto causa acidente e deixa motociclista ferida em Itapecerica

Uma motociclista ficou ferida após seu pescoço ficar preso em cabo de fio telefônico que estava...

15/08/2017

Alckmin autoriza Dejem que destinará 6 mil vagas para policiamento

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 14, parceria entre a Secretaria da...

15/08/2017

Homem que esfaqueou ex-companheira e tentou suicídio morre em Pirajussara

O homem que tentou matar a ex-companheira no último domingo (13) a facadas num estacionamento de...

14/08/2017

GCM apreende acusado de assaltos em pontos de ônibus da Estrada de S. Francisco

Um jovem de 17 anos vinha atemorizando pedestres nos pontos de ônibus da Estrada de São...

14/08/2017

PRF apreende revólver com queixa de roubo na Régis

A PRF prendeu na tarde da última sexta-feira (11), um homem em posse de um revolver calibre 38,...

14/08/2017

Gerente do tráfico é preso com 10 kg de drogas em Embu das Artes

Um indivíduo foi detido nesta segunda-feira (14), acusado de tráfico de drogas, na Rua Poços de...

21/08/2017

UniVesp será inaugurada nesta quinta-feira em Embu das Artes

A UniVesp Embu das Artes será inaugurada na quinta-feira (24/8), às 19h, no Parque Francisco...

21/08/2017

Sabesp informa que voltará a atender no antigo endereço em Itapecerica da Serra

A partir do dia 28 de agosto, a Sabesp volta a atender no antigo endereço:
Rua São João nº 89 –...

21/08/2017

OAB Taboão promove palestra sobre perícia criminal nesta terça

Na próxima terça-feira, dia 26, às 19 horas, acontece no auditório da TaboãoPrev  - Taboão da...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.