Após 13 anos de sua criação, GCM de Embu das Artes tem novo comando

Por Assessoria de Comunicação de Embu das Artes | 12/08/2016

“Criamos a GCM de Embu das Artes numa época em que a cidade era considerada uma das mais violentas do País. Foi preciso muita coragem e determinação para dar esse passo. Hoje temos a guarda preparada e reconhecida”, disse secretário de Governo, Paulo Giannini, adurante a cerimônia de transmissão de comandos da Guarda Civil Municipal (GCM) de Embu das Artes, na manhã de hoje, 11/8. Mais de 200 pessoas estiveram presentes para a solenidade no Auditório do Centro Cultural Valdelice Prass. 

“Agradeço a Deus por ter conseguido vencer mais essa etapa em minha vida. Hoje peço aos meus colegas de farda que mantenham a filosofia da nossa guarda: ser comunitária e cidadã. O comando do Dirceu passou, mas o trabalho da GCM vai continuar”, disse, visivelmente emocionado, o comandante Dirceu Alves. 

“Hoje deixo aqui a minha gratidão e respeito, amizade e consideração ao comandante Dirceu. Quando criamos a guarda, houve um forte lobby para que ela não fosse reconhecida, e hoje ela trabalha em conjunto com as polícias Civil e Militar. O novo comando deve seguir a filosofia da GCM e dar suporte para que o efetivo cumpra o seu papel. Vocês devem ser exemplo”, falou o prefeito Chico Brito, que lembrou que o novo comando, a partir de hoje, está escrevendo uma nova história na cidade e que os GCMs têm que ter sabedoria, sensibilidade e humildade, pois ser servidor público é um grande desafio. 

O então subcomandante da guarda, Rildo José Martins, recebeu a divisa de comandante do prefeito Chico Brito e a transmissão de cargo verbal do comandante Dirceu, e agradeceu pela oportunidade: “É com muita humildade e respeito que recebo a responsabilidade de comandar a nossa guarda. Reconheço que não será fácil essa missão, mas com seriedade, honestidade, respeito ao efetivo e ao nosso regulamento disciplinar, tenho certeza que juntos daremos continuidade nos trabalhos com a mesma qualidade. Sei que devo dar continuidade à missão do comandante Dirceu, respeitando os princípios de uma guarda cidadã e comunitária.

Continuaremos trabalhando com as demais forças de segurança pública para oferecermos à população segurança e respeito”.

O novo comando da GCM ficou assim: Rildo José Martins (Comandante), Cesar Oliveira das Virgens (Subcomandante), Inspetores Mendes, Cruz, Viana, Estela e Lourenço.

O comandante Dirceu também foi homenageado pelo prefeito Chico Brito com uma placa pela dedicação e empenho na criação da GCM da cidade. Os inspetores Vieira e Coca também se despediram da corporação onde estão desde a sua criação em 2003, pelo ex-prefeito e hoje deputado estadual Geraldo Cruz. Ambos auxiliaram o comandante Dirceu desde o início da guarda. Os dois receberam placas em homenagem pelo tempo de trabalho e pelos ótimos serviços prestados à população. 

A troca de comando segue a lei federal Lei nº 13.022, de 2014, que exige que o comando da GCM seja composto por pessoas oriundas da própria guarda. Isso demonstra o amadurecimento da corporação que acabou por formar o seu comando. 

O prefeito anunciou seis guardas que passaram pela evolução funcional e receberam suas divisas de 2ª e 3ª classe para os GCMs: Elaine Beltrame da Silva, Wagner de Lima Ferreira, Valtger Rodrigues de Souza Filho, Gilvandro Antônio de Souza, Erlon Hartmann e Edilson Alves da Silva. 

Compareceram à cerimônia os comandantes das GCMs de cidades convidadas: Ricardo Neves da Silva (Itapecerica da Serra), Antônio Zinczynszyn (Santana de Parnaíba) e Eduardo Santos (Itapevi). O inspetor Ubaldo representou o comandante da cidade de Osasco, Paulo Siqueira. O delegado titular da 1ª Delegacia de Polícia de Embu das Artes, Pedro Buk; o presidente da OAB de Embu, Lucas Caetano; o GCM Dênis Pinto Viana, presidente da Associação da GCM de Embu das Artes, Dênis Pinto Viana; o presidente do Conseg de Embu das Artes, Luis Andrade Junqueira de Brito Arantes; e os vereadores Edvânio Mendes, Clidão do Táxi e Júlio Campanha. Os secretários Marcos Rosatti (Gestão de Pessoas e Modernização Administrativa), Paulo Giannini (Governo), Valdir Barbosa (Assuntos Estratégicos), Cristina Santos (Comunicação), Edson Aparecido (Gestão Democrática), José Ovídio (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Sandra Fihlie (Saúde), Maria Emília Santos (Controladoria), Paulo Oliveira (Esportes), Régis Pires (Turismo) e o chefe de Gabinete, Francisco Iderval Teixeira Júnior.

A GCM
Atualmente a GCM, coordenada pela Secretaria Municipal de Governo, conta com duas bases móveis, 10 veículos, duas motos, 12 medidores de som (decibelímetro), 68 câmeras de segurança espalhadas pelo Centro e pelo Jd. Pirajuçara. Além disso, há bases comunitárias nos bairros Jd. Vista Alegre, Pirajuçara, Santa Emília, Jd. do Colégio, Itatuba (Ambiental), sede na av. Elias Yazbek e a corregedoria. O efetivo é de 138 homens e 18 mulheres.
A Guarda Civil Municipal de Embu das Artes foi criada através da Lei Complementar N° 056/2002 e implantada em nossa cidade em 19/06/2003, com um efetivo de 50 (cinqüenta) GCMs, com a filosofia de ser uma instituição cidadã e comunitária. Desde o início, sabia-se que a GCM poderia contribuir muito com as outras forças policiais (Civil e Militar), mas que jamais faria competição.

Comentários