Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

SAMU Regional, instalado no Embu, comemora 5 anos de serviços prestados

Por Assessoria de Comunicação de Embu das Artes | 9/08/2016

capa

PMEA

Quem conhece o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), não imagina que, além de prestar socorro à população em casos de acidentes e saúde, muitas histórias, curiosidades e emoções estão envolvidas em seu cotidiano. É o que pudemos ver e ouvir no “Simpósio Regional SAMU Embu das Artes, 5 Anos de História”, em comemoração ao 5º aniversário do serviço na região, que aconteceu na sexta-feira (5/8), no Centro Cultural Mestre Assis do Embu.

Com a presença de dezenas de profissionais que atuam no socorro de vítimas nas cinco cidades atendidas pelo SAMU Regional (Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra e Juquitiba), vários relatos, testemunhos, vídeos e homenagens ocorreram nesse evento.

O SAMU Regional Embu das Artes é o primeiro do Brasil a receber o status de “Qualificado” do Ministério da Saúde, o que atesta a qualidade do seu serviço prestado. Com modelo inspirado na França, que favorece o trabalho em equipe, o serviço atende cerca de 542 mil pessoas e recebe 70% dos seus recursos das prefeituras e 30% dos governos federal e estadual. É composto por 13 médicos, 9 enfermeiros, 16 técnicos de enfermagem, 60 condutores, 1 administrativo, 1 responsável por frota, 1 responsável pelo administrativo, 4 operadores de rádio e 10 técnicos auxiliares de regulação médica, totalizando 115 funcionários. Tem no total 13 viaturas, sendo 8 para atendimentos básicos, 2 avançados e 3 para remoção.     

Um dos pontos altos do encontro foi a homenagem ao doutor Panerácio Tonolli Júnior, falecido em 2015, cujo nome foi dado ao SAMU Regional. Conceituado médico da cidade, ele encerrou sua carreira como socorrista na entidade. Nos outros momentos do simpósio, algumas histórias inesquecíveis e outras bem humoradas, de dificuldades e superação no exercício da profissão, foram lembradas pelos participantes, fazendo perceber-se o amor e a dedicação dos profissionais no seu dia a dia.

Nas experiências relatadas, muitos passaram pelos primórdios da implantação do SAMU, exaltando a evolução tecnológica de veículos e equipamentos, as melhorias das acomodações, as incertezas do começo de carreira na profissão, os riscos sofridos em atuação e os atendimentos que marcaram suas vidas, quando muitos tiveram que trabalhar no socorro de acidentes com inúmeras vítimas fatais.  

Cintia Vasconcelos (coordenadora geral e de enfermagem), Jefferson (coordenador médico), Tavares Karina Passos (coordenadora de enfermagem) e Claudio Saraiva (médico) do SAMU Regional conduziram as palestras e apresentações. O evento teve a participação dos secretários de Saúde, Sandra Magali Fihlie (Embu das Artes), Michele Sales (São Lourenço da Serra) e José de Moraes (Itapecerica da Serra).

Num prédio de 1.500 m² de área localizado no Jd. Magali, foi inaugurado em 2011 a Central de Ambulâncias e o SAMU Regional, que é parte da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003 pelo Governo Federal e que visa garantir melhor qualidade de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), contemplando cinco grandes ações, entre elas: organizar o atendimento de urgência nos pronto-atendimentos, unidades básicas de saúde e nas equipes do Programa Saúde da Família; estruturar o atendimento pré-hospitalar móvel (SAMU 192); reorganizar as grandes urgências e os pronto-socorros em hospitais; criar a retaguarda hospitalar para os atendidos nas urgências e estruturar o atendimento pós-hospitalar.

03/10/2018

Piquenique da inclusão acontece pela 1º vez em Embu

30/09/2018

Taboão conquista mais um prêmio no combate à tuberculose

 

As ações realizadas pela Secretaria de Sa

21/09/2018

Taboão da Serra atinge meta de vacinação contra Poliomielite e Sarampo

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra divulgou o balanço final da Campanha de vacinação...

19/09/2018

Segundo IBGE, ¼ dos municípios brasileiros não tem política de gestão saneamento

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e...

14/09/2018

Agosto Dourado foi marcado por ações de orientações sobre amamentação

O Agosto Dourado foi fundado em 1991 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação. Desde então o...

10/09/2018

Osasco e região promove a II Jornada Ostomia dia 22 de setembro

A cidade de Osasco e região realizará, no dia 22 de setembro, das 09h às 13h, a II Jornada Sobre...

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.