Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Itapecerica da Serra sedia curso para equipe de saúde bucal da região de mananciais

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Itapecerica da Serra | 19/07/2016

saude

PMIS

O Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPHS) da Região dos Mananciais promoveu, no dia 1º de julho, o curso com o tema “A Equipe de Saúde Bucal no cuidado de pacientes usuários de álcool, outras drogas e/ou com transtornos mentais”.

O objetivo do curso foi qualificar os profissionais da Saúde Bucal para o atendimento de pacientes com problemas decorrentes do uso abusivo de drogas e/ou com transtornos mentais, visando favorecer o acesso desses pacientes ao tratamento odontológico.
Na abertura, o Superintendente de Saúde de Itapecerica da Serra cumprimentou os participantes e agradeceu aos organizadores do evento pelo empenho em procurar aprimorar a qualificação dos profissionais da área da saúde. Na sequência, a representante do NEPHS, Tânia Barbosa fez o acolhimento aos participantes, dando sequência à abordagem de temas sobre História da Saúde Mental, pela Articuladora da Atenção Básica da Região, Iraci Cleide da Silva e Apresentação da Rede de Saúde Mental da Região, pela representante da Atenção Psicossocial da Região de Mananciais, Katia Paiva.
O curso foi encerrado com uma palestra apresentada pela Dra. Karin Sá Fernandes, docente da Faculdade de Odontologia da USP, sobre Pacientes com Necessidades Especiais, com foco em pacientes usuários de álcool, drogas e com transtornos psiquiátricos. Procurando reforçar a importância dos cuidados odontológicos a esses pacientes, a docente abordou temas específicos de odontologia, como interações medicamentosas, manifestações bucais, atendimento odontológico e complicações sistêmicas.

Participaram do treinamento cirurgiões dentistas, técnicos e auxiliares em saúde bucal, recepcionistas e profissionais da saúde mental dos oito município integrantes da Região de Mananciais, Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista, com total de 102 participantes.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.