Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Terreno compõe a Bacia Hidrográfica da Represa Guarapiranga

Por Assessoria de Imprensa | 13/07/2016

blaa

Assessoria de Imprensa Lixo e entulho atrapalha o desenvolvimento do da vida limpa na Represa Guarapiranga

Um terreno localizado próximo à Rua Dezoito de Julho, no Jardim Vista Alegre, Embu das Artes, teve aproximadamente 16 mil m² de sua vegetação nativa derrubada. Segundo estudos do Instituto Florestal do Estado de São Paulo, o bioma local era de Mata Atlântica, em estágio médio de regeneração.

A área também está dentro da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais da Bacia Hidrográfica do Guarapiranga - APRM-G, protegida por Lei Estadual nº 12.233, com restrições específicas para corte e supressão de vegetação.

No local é exibida uma placa da construtora Boaz Akasha para “Acerto Topográfico Plano de Loteamento”, porém sem o número do alvará ou de licença da CETESB.

Por telefone, o Sr. Álvaro Gauze, sócio da construtora, informou que quando iniciou as atividades no terreno, “a vegetação já estava suprimida e o corpo d’água próximo ao local não possui as restrições da APRM-G, pois pertence à Bacia do Rio Pirajuçara”.

No mapa abaixo, imagens sobrepostas da bacia hidrográfica em relação às ruas da cidade revelam a localização do terreno, bem como os corpos d’água, dentro da Bacia do rio Embu-Mirim, parte importante da APRM-G.  

embu_das_artes

 Questionado sobre o licenciamento da CETESB, o Sr. Álvaro disse ainda que foi “dispensado, pois as atividades ali realizadas não requerem a exigência”.

A CETESB, por sua vez, adiantou que o local não possui qualquer autorização ou licenciamento para desmatamentos, cortes ou construção e que a dispensa comentada pelo Sr. Gauze se refere a outro endereço e atividade. Informou, ainda, que vistoriou o local em 08 de Julho e identificou irregularidades que já foram encaminhadas para as devidas providências.

Denúncia x fiscalização

Inúmeras denúncias chegam aos órgãos fiscalizadores da cidade, mas dificilmente é possível aguardar uma viatura no local para realizar o flagrante, uma vez que dificuldades como excesso de chamadas, falta de viatura e problemas para identificar a área são os motivos mais argumentados pelos guardas da Polícia Militar Ambiental.

 Na CETESB, grande quantidade de infrações também aguarda averiguação. Segundo informações, as denúncias do Jardim Vista Alegre foram feitas ao órgão desde o dia 27 de junho, mas ficaram paradas na mesa da gerência, que se encontrava em férias.

O cenário se torna oportunidade para os que desejam se aproveitar da situação, pois em menos de dez dias é possível derrubar matas inteiras e transformar a paisagem de um lugar.

Departamento ambiental da Guarda Civil Metropolitana foi desativado

Na GCM de Embu das Artes, a Sociedade Ecológica Amigos de Embu - SEAE, foi surpreendida com a informação de que o departamento ambiental está desativado, por isso o posto não pode mais fiscalizar ou autuar as infrações.

A orientação dos guardas é para entrar em contato com o Departamento de Fiscalização da Prefeitura ou com a Polícia Militar Ambiental, porque a GCM “não tem mais guarda qualificada, talonário de multa e apreensão, não tem mais atribuição para notificar”.

 A Prefeitura, responsável pelo órgão, informou que “todo guarda civil municipal de Embu das Artes faz encaminhamento de crime ambiental, solicita fiscalização quando necessário, faz encaminhamento à Delegacia do Meio Ambiente quando pega os autores dos crimes e apreende veículos jogando entulho em terrenos”.

Na data de fechamento desta matéria, 12 de julho, o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Ovídio, informou que “as atividades do local foram embargadas pela fiscalização da prefeitura”. 

23/03/2017

Oficina de Compostagem busca refletir as relações entre homem e meio ambiente

Estão abertas as inscrições para a “Oficina de Compostagem Doméstica”, que acontecerá no dia 08...

20/03/2017

Outono começa com temperatura baixa e sem chuva em Taboão, Embu e Itapecerica

O Outono 2017 começou oficialmente às 07h29, deste dia dia 20 de março e termina em 21 de junho....

19/03/2017

Coleta de pneus impacta meio ambiente, saúde e economia no Embu

Responsável por já ter recolhido no município, desde 2014, cerca de 2.200 toneladas de pneus...

14/03/2017

Cidade Organizada atua contra loteamentos clandestinos e invasões em Itapecerica

Manter a cidade organizada é um desafio para a maioria dos prefeitos. Em Itapecerica da Serra,...

13/03/2017

Frente fria vai baixar temperatura e pode causar chuva

Depois do calorão dos últimos dias a previsão do tempo promete uma virada nas temperaturas com a...

15/02/2017

Regional do Jacira realiza operação limpeza nas ruas, praças e equipamentos públ

14/02/2017

Jorge Costa propõe flexibilizar Lei da Guarapiranga para desenvolver Itapecerica

27/01/2017

Especialista aponta as causas dos alagamentos em Embu das Artes

25/01/2017

Chuvas dão trégua e o sol volta a aparecer em toda a região

25/03/2017

Ônibus bate e derruba muro residência no São Pedro, em Itapecerica da Serra

Nas primeiras horas desta sexta-feira (24), motorista do ônibus da EMTU, que faz a linha 561,...

24/03/2017

Homem é preso após furtar R$500 de um caminhão em Juquitiba

Os soldados Rodolpho e Leal prenderam um homem acusado de furtar R$ 500,00 do interior de um...

24/03/2017

Alcionei Miranda assume Indústria e Comércio de Embu das Artes

O advogado Alcionei Miranda Feliciano assumiu a recém criada Secretaria de Indústria e Comércio...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.