Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Pais avaliam como Ótima merenda oferecida nas creches de Taboão

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 8/07/2016

PAIS

Divulgação Merenda oferecida para os alunos da Rede Municipal de Ensino de Taboão da Serra foi aprovada pelos pais em pesquisa realizada pela Secretaria de Educação 

Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUC), da Prefeitura de Taboão da Serra, mostra que a maioria dos pais e responsáveis por alunos matriculados nas creches públicas do município aprovam a merenda que é oferecida para as crianças. 75,2% consideram a alimentação “Ótima”, 24,3% avaliam a comida como “Boa” e apenas 0,5% acham “Regular”. O resultado desta pesquisa de satisfação foi apresentado às entidades na última sexta-feira, 01 de julho, em reunião organizada pela SEDUC. 

A escolha dos alimentos da merenda é feita por uma equipe de cinco nutricionistas e duas estagiárias em Nutrição do Departamento de Alimentação e Suprimentos (DEAS) da Prefeitura. “O cardápio é elaborado mensalmente, tanto para as escolas, quanto para os PACs. Na elaboração levamos em conta todos os macro e micronutrientes que são necessários para uma alimentação saudável e de acordo com cada faixa etária”, afirmou Deborah Modenutte, nutricionista da SEDUC.

A merenda distribuída nas escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental é fornecida pela prefeitura através do DEAS. Já as oferecidas nas creches (PACs) é adquirida pelas próprias entidades utilizando parte da verba repassada pela prefeitura. Em ambos os casos, é seguido um cardápio elaborado pela equipe de nutrição.

Os alunos que ficam em período integral recebem cinco refeições diárias e as crianças matriculadas em turmas de meio período recebem de uma a duas refeições. Este número depende dos projetos aos quais elas participam. Um diferencial de Taboão da Serra é que são oferecidas frutas in natura todos os dias, enquanto o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) estabelece que sejam oferecidas frutas pelo menos duas vezes por semana.

A nutricionista Deborah Modenutte ainda relembra que uma merenda balanceada faz a diferença na vida das crianças, em especial nesta época em que a obesidade infantil chega a níveis alarmantes. “A alimentação na escola é um trabalho pedagógico. As crianças entram na sociedade e através da merenda podem adquirir bons hábitos alimentares”, disse Deborah. “Há crianças que só comem na escola, então a alimentação precisa ser balanceada o suficiente para que elas possam dar continuidade aos estudos e desenvolverem todos os seus afazeres”, finalizou.

Pesquisa


O questionário que avaliava como “Ótimo”, “Bom”, “Regular” e “Ruim” sete itens, como Qualidade no Ensino e Atendimento aos Pais, foi aplicado em 13 creches do Programa de Atendimento à Criança (PACs). Juntas as creches de Taboão atendem mais de duas mil crianças de 0 a 3 anos. A pesquisa foi respondida por 1273 pessoas no período entre 25 de abril e 12 de maio. A amostragem da pesquisa englobou 62% do universo.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.