Cooperativa Cooperzagati recebe doação de equipamentos para reciclagem

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 1/07/2016

O Rotary Clube de Taboão da Serra realizou na última quarta-feira, dia 29, a doação de quatro equipamentos para a Cooperativa dos Agentes Ambientais de Taboão da Serra, também conhecida como Cooperzagati. O evento aconteceu na sede da cooperativa, e tem como intuito estruturar ainda mais o processo de reciclagem da cidade de Taboão da Serra.

O prefeito Fernando Fernandes esteve presente na oficialização da doação e comentou a importância do ato. “É importante doações como esta. São fundamentais para o bom andamento do programa de reciclagem que temos em Taboão”, comentou o prefeito Fernando Fernandes. 

Os equipamentos são seminovos e estava em desuso em outro município da grande São Paulo, por falta de interesse ou apoio à reciclagem. Através de uma parceria entre o Rotary Clube de Taboão Pirajuçara e Rotary Jandira, ocorreu a doação para a cooperativa Cooperzagati, que fica localizada no Parque Industrial das Oliveiras.

Foram doados uma fragmentadora de papel, uma empilhadeira elétrica manual, além de uma prensa vertical hidráulica e uma esteira motorizada para triagem. Com isso, a cooperativa conta com 10 equipamentos para a reciclagem, fora quatro caminhões, um galpão, pertencentes à Prefeitura que também faz a manutenção. Hoje a Cooperzagati possui cerca de 20 cooperados que realizam o trabalho de reciclagem diariamente. Os novos materiais acrescentaram para obter rendimento maior nos produtos reciclados.

Compareceram também ao evento o presidente da Câmara de Vereadores do município, Cido da YaFarma, a vereadora Joyce Silva, o vereador Eduardo Lopes, além de Raimundo Dante Fernandes representando a Rotary de Taboão, Simoni Borges representando a Rotary Jandira, e Luana Oliveira e Ondina Canuto representando a cooperativa Cooperzagati.

A Cooperativa


No início de 2013, a cooperativa Cooperzagati estava em estado de abandono, com documentação jurídica e fiscal irregular, tendo o galpão necessidade de adequações no projeto, toneladas de acúmulo de material deteriorado e alagamento, causando a perda de materiais, e com apenas sete cooperados, que, à época, recebiam menos de R$ 200,00 por mês. Essa renda atualmente ultrapassa em algumas vezes o valor daquela época.

Através de uma parceria com a Prefeitura de Taboão da Serra, a cooperativa foi reformada, passando por um processo de readequação e ganhando nova estrutura. Desde então, a Prefeitura monitora a gerência da organização, fornecendo apoio na existência jurídica e social da cooperativa.

Comentários