Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Cooperativa Cooperzagati recebe doação de equipamentos para reciclagem

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 1/07/2016

coop

Ricardo Vaz Foram doados uma fragmentadora de papel, uma empilhadeira elétrica manual, além de uma prensa vertical hidráulica e uma esteira motorizada para triagem 

O Rotary Clube de Taboão da Serra realizou na última quarta-feira, dia 29, a doação de quatro equipamentos para a Cooperativa dos Agentes Ambientais de Taboão da Serra, também conhecida como Cooperzagati. O evento aconteceu na sede da cooperativa, e tem como intuito estruturar ainda mais o processo de reciclagem da cidade de Taboão da Serra.

O prefeito Fernando Fernandes esteve presente na oficialização da doação e comentou a importância do ato. “É importante doações como esta. São fundamentais para o bom andamento do programa de reciclagem que temos em Taboão”, comentou o prefeito Fernando Fernandes. 

Os equipamentos são seminovos e estava em desuso em outro município da grande São Paulo, por falta de interesse ou apoio à reciclagem. Através de uma parceria entre o Rotary Clube de Taboão Pirajuçara e Rotary Jandira, ocorreu a doação para a cooperativa Cooperzagati, que fica localizada no Parque Industrial das Oliveiras.

Foram doados uma fragmentadora de papel, uma empilhadeira elétrica manual, além de uma prensa vertical hidráulica e uma esteira motorizada para triagem. Com isso, a cooperativa conta com 10 equipamentos para a reciclagem, fora quatro caminhões, um galpão, pertencentes à Prefeitura que também faz a manutenção. Hoje a Cooperzagati possui cerca de 20 cooperados que realizam o trabalho de reciclagem diariamente. Os novos materiais acrescentaram para obter rendimento maior nos produtos reciclados.

Compareceram também ao evento o presidente da Câmara de Vereadores do município, Cido da YaFarma, a vereadora Joyce Silva, o vereador Eduardo Lopes, além de Raimundo Dante Fernandes representando a Rotary de Taboão, Simoni Borges representando a Rotary Jandira, e Luana Oliveira e Ondina Canuto representando a cooperativa Cooperzagati.

A Cooperativa


No início de 2013, a cooperativa Cooperzagati estava em estado de abandono, com documentação jurídica e fiscal irregular, tendo o galpão necessidade de adequações no projeto, toneladas de acúmulo de material deteriorado e alagamento, causando a perda de materiais, e com apenas sete cooperados, que, à época, recebiam menos de R$ 200,00 por mês. Essa renda atualmente ultrapassa em algumas vezes o valor daquela época.

Através de uma parceria com a Prefeitura de Taboão da Serra, a cooperativa foi reformada, passando por um processo de readequação e ganhando nova estrutura. Desde então, a Prefeitura monitora a gerência da organização, fornecendo apoio na existência jurídica e social da cooperativa.

15/02/2017

Regional do Jacira realiza operação limpeza nas ruas, praças e equipamentos públ

14/02/2017

Jorge Costa propõe flexibilizar Lei da Guarapiranga para desenvolver Itapecerica

27/01/2017

Especialista aponta as causas dos alagamentos em Embu das Artes

25/01/2017

Chuvas dão trégua e o sol volta a aparecer em toda a região

23/01/2017

Tempo deve permanecer chuvoso essa semana em Taboão, Embu e Itapecerica

22/01/2017

Saiba como será a temperatura no decorrer da semana na região

Confira abaixo, a previsão do tempo para o decorrer...

22/01/2017

Chuva não cessou durante todo o fim de semana na região

A chuva não deu trégua e o fim de semana na região teve muita água. O sábado e...

19/01/2017

Prefeitura de Itapecerica reúne artistas da região

18/01/2017

Alagamentos voltam a afligir moradores e comerciantes de Embu das Artes

18/01/2017

Taboão e Itapecerica também sofreram consequências da chuva intensa

23/02/2017

Câmara rejeita contas de 2013 e Chico Brito deve ficar inelegível por 8 anos

23/02/2017

Sebrae Aqui leva empresários de Itapecerica para a Feira do Empreendedor

Uma parceria entre a Prefeitura de Itapecerica da Serra e o SEBRAE proporcionou a ida de...

23/02/2017

Lúcio Tigrão morre vítima de infarto em Taboão da Serra

O ex-diretor do cemitério da Saudade,Lúcio Carlos  Loiola  Nogueira, 58 anos, conhecido como...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.