Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Após décadas de luta Taboão da Serra realiza sonho de ter Corpo de Bombeiros

Por Sandra Pereira | 30/06/2016

bombeiros

Sandra PereiraPrefeito Fernando Fernandes inaugurou sede provisória do Corpo de Bombeiros acompanhado dos vereadores da cidade

O sonho antigo da população de Taboão Serra de ter uma corporação do Corpo de Bombeiros foi realizado na manhã desta quinta-feira, 30, pelo prefeito Fernando Fernandes, vereadores e integrantes dos Bombeiros. Eles inauguraram o posto provisório do Corpo de Bombeiros, no Parque Laguna, em clima de festa e conquista. O prefeito anunciou que já abriu a licitação para a construção da sede própria do Corpo de Bombeiros, na avenida Ibirama, no São Judas. E todos os presentes comemoraram a chegada dos “heróis da vida real” que atuam em casos de incêndios, enchentes, socorro em acidentes de trânsito e salvamentos em geral. A corporação chega à cidade com 2 viaturas e 14 homens.  Veja fotos aqui.

“Era uma questão de honra trazer o Corpo de Bombeiros. É uma felicidade muito grande realizar esse sonho, que não é um sonho meu, é da cidade. Para tristeza da oposição que sempre me cobrava está aqui o Corpo de Bombeiros especialmente para eles”, alfinetou o prefeito Fernando Fernandes, acrescentando que a inauguração do Posto do Corpo de Bombeiros cumpre compromisso de campanha que consta em seu plano de governo.

À imprensa Fernando Fernandes citou pesquisa nacional que aponta o Corpo de Bombeiros como a instituição mais querida e respeitada em todo Brasil. Ele disse que a pesquisa identificou que os bombeiros são definidos pela população como heróis.  

“A Folha de São Paulo trouxe recentemente uma pesquisa mostrando que para a população o Corpo de Bombeiros é heróis. Todo menino, quando é criança sonha em ser bombeiro. Quando a gente é criança uma das coisas que quer ser é bombeiros. Eles mexem com o imaginário das crianças e cativam. Então essa inauguração representa a realização do sonho de todo o menino”, disse descontraído. 

O major Nunes explicou que a construção da sede própria do Corpo de Bombeiros começou há mais de um ano e foi paralisada porque a empresa que ganhou a licitação faliu. Ele disse que por causa da falência a obra ficou parada. Para o major a maior parte da demanda inicial dos Bombeiros será de atendimento nos casos de acidentes. 

“Acredito que nossa primeira demanda vai ser de salvamento e resgate. A gente dá o primeiro atendimento em casos de acidentes de trânsito até a chegada do SAMU. Para nós toda ocorrência é muito importante. Um passarinho preso numa rede elétrica, que tem uma criança chorando é uma ocorrência grave para nós. Uma queda de moto é ocorrência grave. Todo mundo tem um pouco de bombeiro na veia. Enquanto todos correm do perigo a gente corre para o perigo. Recebemos o treinamento pra isso e fazemos com orgulho”, afirmou o major.

O síndico do Jardim Iolanda, Nilton Esteves, salientou que a luta pela instalação do Corpo de Bombeiros tem pelo menos três décadas. Ele lembra que a cidade já enfrentou incêndios graves, com vítimas e avaliou que os piores são aqueles que atingem residências. 

Durante a inauguração o presidente da Câmara de Taboão da Serra, José Aparecido Alves, o Cido, falou da alegria de participar da conquista do Corpo de Bombeiros para a cidade. Ele lembrou a luta travada em conjunto com o vereador Ronaldo Onishi, na legislatura anterior, para trazer o Corpo de Bombeiros  pra Taboão.

Naquela ocasião Onishi chegou a receber título de Amigo dos Bombeiros, mas não houve consenso na Câmara para aprovar a taxa necessária para que a corporação se instalasse em Taboão. Logo que assumiu a prefeitura o prefeito Fernando Fernandes fez a doação do terreno para implantação da sede própria do Corpo de Bombeiros e cuidou da aprovação da taxa. Enquanto isso a deputada Analice Fernandes conquistou emenda de R$ 1 milhão para garantir a obra de construção dos Bombeiros na região do São Judas. 

O posto provisório do Corpo de Bombeiros vai funcionar na Avenida Castelo Branco, nº. 501, no Parque Laguna, até que a construção da nova base, no Jardim São Judas, fique pronta.
Participaram da inauguração os vereadores Cido Da Yafarma, Eduardo Nobrega, Eduardo Lopes, Ronaldo Onishi, Carlinhos Do Leme, Marcos Paulo, Marco Porta, Joice Silva, Érica Franquini, André Luis Egydio, o vice-prefeito Laércio Lopes e secretários municipais.


Luciana

Parabéns aos corpo de bombeiros e bem vindo a cidade, esta instituição de grande valor e pertencente à gloriosa polícia militar. Vão ajudar e muito o município. Porém gostaria que a guarda municipal da cidade recedesse o mesmo carinho da prefeitura e da população, atuando há 25 anos combatendo crimes, socorrendo pessoas e até apagando incêndios. Se houver uma emergência ou princípio de incêndio a guarda vai atuar, quando houverem crimes os bombeiros vão pra rua? Não menosprezando o trabalho delês, são verdadeiros anjos. Mas temos que dar atenção aos anjos azuis. Por favor providenciar alojamentos e mais seguranças a esses trabalhadores.

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Aprígio recebe visita de Carlos Lupi, ex-ministro do Trabalho

Acompanhado de lideranças da Executiva Nacional e Estadual do PDT, Carlos Lupi, presidente...

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.