Centro POP de Taboão auxilia pessoas em situação de rua a viver com dignidade

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 24/06/2016

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) de Taboão da Serra tem acolhido diversas pessoas com dignidade. Desde a inauguração em junho de 2013, 594 pessoas em situação de rua já passaram pelo local.

Por dia, o Centro POP atende em média de 30 pessoas, tanto de Taboão da Serra, quanto de cidades da Região e até de outros estados. O local oferece atendimento social feito por psicólogos e assistentes sociais, banho, lavagem de roupas, refeições, além de atividades e grupos socioeducativos. De acordo com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS), responsável por administrar o Centro POP, as equipes multidisciplinares acompanham mensalmente 80 casos.

Emerson Ramos de Jesus, 42 anos, é um dos atendidos pelo Centro POP. Ele soube do local após ser abordado por uma equipe de assistentes sociais da Prefeitura. Nas ruas há um ano e meio, o paulista aproveita as horas que passa no local para desenvolver duas de suas maiores habilidades: ler e escrever. “Hoje o Centro POP, pra mim, é a casa que eu não tive. Lá eu fico tranquilo pra escrever, pra ler. Escrevo tanta coisa que nem sei da onde vem ou por qual razão”, disse.

O paulista escreve de tudo um pouco. Compõe músicas, poesias e, atualmente, está empenhado na escrita de um livro sobre a própria vida, o qual não tem previsão para concluir. Formado no Ensino Médio, Emerson sonha em cursar Letras e enxerga uma vida fora das ruas.  “Acredito muito em Deus equem acredita em Deus nunca está sozinho e nunca vai ser sozinho. Já passei por muitas dificuldades morando na rua e nunca dormi com fome. Todos os dias Deus me ensina que um dia eu vou ser feliz e que só depende de mim”, falou.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva, ressalta que uma das funções do Centro POP é reestabelecer a dignidade às pessoas em situação de rua. “Através das atividades e acompanhamentos realizados focamos no fortalecimento de vínculos interpessoais e, também familiares, de modo que estes indivíduos tenham a oportunidade de construir novos projetos de vida”, afirmou.

Doações


Quem deseja colaborar com as pessoas em situação de rua pode fazer doações de meias, calças, camisas, casaco, cobertos e calçados poderão entregar diretamente no Centro POP. 


Serviço:


Centro POP

Rua Izaura da Silva Camargo, 49, Jardim São Paulo.

Telefone: (11) 4787-0200.

Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 7h às 17h. 

Secretaria de Assistência Social e Cidadania

Rua Luís Carlos Ventura, 79, JD. Mituzi.

Telefone: (11) 4138-8040.

Comentários