Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Prefeitura de Taboão assina convênio para implantação do Sistema Integrado de Licenciamento

Por | 28/09/2010

014 350_4.JPG

Prefeito Evilásio falou sobre as conquistas da cidade

A partir desta terça-feira, 28 de setembro a cidade de Taboão da Serra deu um importante passo para atender os micros e pequenos empresários e trabalhadores informais da região com mais comodidade, rapidez e eficiência com o lançamento do Sistema Integrado de Licenciamento (SIL) que permitirá a abertura de empresas pela Internet. Além de implantar a nota fiscal eletrônica no município.

A cerimônia no Cemur que contou com a presença do prefeito Evilásio Farias, Secretário Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Pedro Rubez Jehá e do Diretor-Superintendente do Sebrae – SP, Ricardo Tortorella colocou a cidade de Taboão em outro patamar e também engrandece o trabalho da prefeitura, segundo o prefeito Evilásio.

“Quando tivemos a ideia de criar a secretaria de movimento econômico para aproximar o setor público dos empresários e tentar buscar o SENAI para ajudarmos a trabalhar facilitando as ações, foi para ajudar os empresários da região. Depois disso, criamos o ATENDE para receber todas as pessoas da cidade, implantamos plano diretor depois de um ano e meio de discussão, aprovamos leis complementares para favorecer os feirantes, ambulantes. E agora com a implantação do SIL e da Nota Fiscal Eletrônica a cidade está se preparando para receber a maquete para a construção do SENAC. A implantação do SIL será na próxima segunda-feira”, afirmou.

De acordo com o Secretário Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Pedro Rubez Jehá o sistema visa desburocratizar o funcionamento das empresas. “Anteriormente o empresário precisava comparecer a todos os órgãos envolvidos no processo, como o Centro de Vigilância Sanitária, Companhia Ambiental do Estado (CETESB), Corpo de Bombeiros da Polícia Militar e Prefeitura, agora com o SIL a empresa pode obter o novo Certificado de Licenciamento Integrado com mais facilidade. O licenciamento é realizado pela internet e os documentos e vistorias prévias são substituídos por declarações firmadas pelo empreendedor ou seu contador utilizando o certificado digital”, explicou.

Para Jehá, a formalização faz com que a empresa seja de maior qualidade. “Com o SIL será claro a diminuição da mortalidade dos micros e pequenos empresários, o que acontecia muito, pois todos pensavam que os grandes empresários geravam emprego, mas não quem gera número maior de empregos são os micros e pequenos empresários”, finalizou.

Também prestigiaram o evento vários associados da Associação Comercial e Empresarial de Taboão da Serra que foi representada pela Maria de Lourdes. Os secretários municipais, José Alberto Tarifa (Saúde), Jacira Moreti (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda) e Maruzan Conrado (Finanças).

021_350.JPG

Maria de Lourdes da ACE de Taboão prestigia o evento


Conheça o SIL

O Sistema Integrado de Licenciamento (SIL) vai atender os micros e pequenos empresários e trabalhadores informais da região. O atual método de licenciamento é o maior obstáculo para legalização completa das empresas, com a inovação ele passará a ser feito pela internet por empresas de baixo risco.

O sistema já está disponível para as cidades de São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes, Limeira, Piracicaba, Santos, São José dos Campos, entre outras e funciona no Portal Poupatempo do Empreendedor (www.poupatempodoempreendedor.sp.gov.br), que foi lançado em março deste ano e é gerenciado pelas secretarias estaduais do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e de Gestão Pública.


Até então, o licenciamento demorava, em média, 120 dias para ser efetuado no Brasil, segundo o “Doing Business” - estudo do Banco Mundial. Com o portal, o tempo médio para a abertura de empresas de baixo risco é de 15 dias. Com isso a posição brasileira em relação a países que apóiam o empreendedorismo poderá melhorar.  

Para 75% das empresas, em função do baixo risco de suas atividades, o licenciamento é concluído exclusivamente pela internet. Os documentos e vistorias prévias são substituídos por declarações - firmadas pelo empreendedor ou seu contador - utilizando o certificado digital.

O PPE também vai oferecer outros serviços, que vão apoiar os negócios e o desenvolvimento das empresas paulistas. É o caso da Comunidade do Empreendedor Paulista, já implantada. O portal disponibilizará as funções de acesso ao crédito, ao mercado de compras públicas e à exportação - além do estímulo à inovação da empresa.

Para solicitar o licenciamento o empreendedor deve seguir procedimentos e preencher um formulário no site www.poupatempodoempreendedor.sp.gov.br com as seguintes informações: CNPJ, endereço e número de identificação do registro da empresa na Junta Comercial (NIRE), entre outras informações que são solicitadas pelos órgãos envolvidos no licenciamento.

O empreendedor de baixo risco consegue, pela internet, a autorização para iniciar suas atividades. Para as atividades de alto risco (cerca de 25% dos casos), o SIL encaminha o empreendedor aos órgãos e entidades indicados para o procedimento completo, mas permite o acompanhamento pelo site de todas as etapas do processo, e registra automaticamente os tempos de resposta em cada etapa.

Paralelamente ao licenciamento, o SIL também verifica, junto às Prefeituras, a viabilidade da localização da empresa. Se a atividade não puder ser desenvolvida no endereço indicado, o licenciamento não será efetuado já que, em primeiro lugar, é preciso ter certeza de que a lei municipal de uso e ocupação do solo e as leis ambientais permitem o exercício da atividade no local desejado.

O PPE é uma das iniciativas do Programa Estadual de Desburocratização (PED), criado por meio do Decreto Estadual nº 51.467/2007 para facilitar a vida do empreendedor e reduzir o custo do serviço público para o cidadão.

No final da cerimônia, o SEBRAE-SP realizou uma palestra gratuita com o tema: “Vender Mais e Melhor” que faz parte do programa Circuito de Negócios voltada para empresários de micro e pequenas empresas (MPEs) da região interessados em obter dicas para aumentar a lucratividade de seus negócios.

O consultor do Sebrae-SP, Darcy Paulino Lucca Júnior, vai tratar de assuntos que podem ajudar empreendedores de qualquer setor de atividade.

Para maiores informações sobre a Nota Fiscal Eletrônica acesse: https://nfe.etransparencia.com.br/sp.taboaodaserra/nfe/principal.aspx

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

08/12/2017

Jorge Costa inaugura Unidade de Saúde da Família no Jardim Montezano

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, inaugurou na manhã dessa quinta-feira (30) a...

05/12/2017

Justiça autoriza prefeitura de Embu a voltar a cobrar taxa do lixo

Suspensa após liminar a taxa de lixo da cidade de Embu das Artes, volta a ser cobrada. A decisão...

04/12/2017

Aprovado Voto de Louvor à caminhada histórica pelo fim da violência à mulher

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra aprovou por unanimidade na sessão do dia 28,...

03/12/2017

Adolescente que pilotava moto e bateu em ônibus será sepultado na Saudade

O adolescente de 14 anos, conhecido como Tete, que morreu depois de bater na lateral esquerda de...

02/12/2017

Montagem da super estrutura do Embu Summer Fest começou

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa do evento

Nesta semana, a A Luz Eventos deu início a...

01/12/2017

Família pede liberdade do carteiro de Embu preso em audiência onde testemunhava

Funcionário dos Correios de Embu das Artes há mais de 20 anos o carteiro Denivaldo Jesus de...

30/11/2017

Caminhada entra na história de Taboão como maior ato contra violência à mulher

Uma multidão de crianças, jovens, adultos e idosos caminhou em Taboão da Serra, vestida de...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

11/12/2017

Ney Santos reajusta bolsa da Frente de Trabalho de R$ 350 para R$ 1.000,00

A partir de janeiro de 2018 os integrantes da Frente de Trabalho de Embu das Artes vão receber...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.