Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Embu das Artes inaugura Campus de Extensão da Unifesp

Por Sandra Pereira | 28/09/2010

1836_350.jpg

Campus da Unifesp é inaugurado

Com lágrimas no olhar e voz embargada o prefeito Chico Brito discursou durante a inauguração do 1º Campus de Extensão Universitária da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) instalado no Complexo Educacional Professora Valdelice Aparecida Medeiros Prass, no Parque Pirajuçara, em Embu das Artes, nesta segunda-feira, 27. A emoção do prefeito de Embu traduziu a importância do ato que deve iniciar uma verdadeira revolução na educação da região. O Campus de Extensão marca a vinda da Unifesp para o Conisud e é resultado direto da mobilização histórica dos prefeitos, vereadores e lideranças de vários setores da sociedade civil organizada.

A vinda da Unifesp para a região era um sonho que até pouco mais de um ano parecia difícil de ser consolidado. Mas, numa reunião histórica realizada na paróquia do Campo Limpo, representantes de toda a região decidiram unir forças e lutar para viabilizá-lo. O auditório do complexo Valdelice ficou pequeno para receber tantas pessoas que fizeram questão de participar da inauguração.

O campus onde será instalado os cursos de graduação da Unifesp será construído no Parque da Várzea do Rio Embu-Mirim, cuja obra de infraestrutura começou no mês de junho. A obra será custeada pelas seis cidades que formam o Conisud, Taboão, Embu, Itapecerica, Juquitiba, São Lourenço e Embu-Guaçu, e deverá ser iniciada em fevereiro de 2011.

Um caloroso abraço do prefeito Chico Brito e da Pró-Reitora de Extensão da Unifesp, Eleonora Menicucci de Oliveira selou o ato que trouxe definitivamente a Universidade Federal para a região. Ao som de muitas palmas e gritos de euforia a Pró-Reitora entregou ao prefeito as cópias do convênio para o prefeito assinar. Os dois são os personagens centrais de toda a mobilização que garantiu a vinda da Unifesp e representa o sonho dos pais de ver os filhos formados em uma Universidade Federal.

“A magnitude desse ato fala por si só. Mostra a atuação desse grande estadista que São Paulo por meio de Embu apresenta ao Brasil. Um cidadão ousado, corajoso e preocupado com o que é fundamental para a cidadania brasileira: a educação. Aceite, portanto, Chico Brito, os cumprimentos da Unifesp e toda a sua equipe”, declarou a Pró-Reitora Eleonora Menicucci de Oliveira.

A Pró-Reitoria disse que o compromisso da entidade é a construção do primeiro e exemplar campus avançado de extensão das universidades federais e anunciou que o mesmo será apenas o primeiro passo da Unifesp na cidade. Para a Pró-Reitora, a cidade de Embu e a região Sudeste merecem que a fome do saber e do conhecimento sejam atendidas pela Unifesp.

“Há cinco anos atendemos o apelo do governo Lula que teve a grandeza de perceber que sem a expansão e a consolidação da expansão para o interior do País não teríamos uma população cidadã. Nós em momento nenhum fugimos à solicitação e a demanda do governo federal, internamente sofremos muitas críticas no Conselho Universitário”, revelou, acrescentando que estar no Embu

O prefeito Chico Brito retribuiu os elogios da Pró-Reitora afirmando que ela vibra na mesma freqüência dos ideais da região. Num discurso marcado pela emoção ele salientou a importância dos pais sonharem e incentivarem os filhos a estudar na Universidade Federal. Ele falou sobre a importância do plano de expansão do ensino público superior e lembrou que o governo Lula garantiu por força de Lei que 50% dos cursos da Universidade Federal serão para os alunos oriundos da escola pública.

“Ainda não temos a exata noção do que estamos vivenciando hoje. Nós temos o sonho, o desejo. Que pai e mãe não sonha em ver o filho na universidade? Até mesmo numa particular? Antes do governo Lula o sonho de ver um filho numa universidade pública era muito distante do trabalhador. A USP fica tão perto da gente mas o sonho de ter uma universidade federal na nossa região foi realizado em Brasília. Brasília sabe onde fica a nossa região, mas o governo do Estado não sabe”, argumentou o prefeito.

Chico Brito lembrou que seu antecessor, Geraldo Cruz, ficou 8 anos no governo e não foi recebido pelo secretário de Saúde do Estado. “Eu estou há quase dois anos e também não fui”, salientou o prefeito que fez questão de agradecer a Geraldo Cruz pelo trabalho realizado na cidade.

Para Chico Brito a implantação do Campus vai promover o desenvolvimento em toda a região que vai qualificar os moradores para o acesso ao mercado de trabalho. Ele fez questão de compartilhar a luta com todos os que participaram da mobilização pela implantação da Unifesp na região.

“O Reitor Albertoni é muito cuidadoso e tem que ser, mas eu disse a ele que o povo da nossa cidade e da nossa região tem pressa.”Nós vamos começar a obra do campus em fevereiro para conciliar os dois tempos: o tempo da maturação do projeto e o tempo político para garantir que a região receba o melhor que a Unifesp possa receber”, disse.

Participaram da solenidade o prefeito de São Lourenço, Capitão Lenner, a vice-prefeita de Taboão, Márcia Regina, o vice-prefeito de Embu, Natinha, os vereadores de Embu, Maria Cleusa Gomes, a Ná, Drª Bete, Silvino Bomfim, João Leite, Júlio Campanha, padre Lulinha, Hilman, da Acise, Haroldo Marques da ACEER, os vereadores de São Lourenço Fernando Samed e José Roberto Isidoro, além da vereadora de Juquitiba, Ana Salete Leite.

29/06/2017

Inscrições para cursos gratuitos na Univesp vão até 10 de julho

Quem deseja concorrer a uma das 10 mil vagas para os cursos de Engenharia de Produção,...

25/06/2017

Educação de SP abre concurso para preencher 1.878 vagas de diretor

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo abriu concurso público para o  preenchimento de...

24/06/2017

Grevistas da educação de Taboão decidem voltar ao trabalho dia 3 de julho

 Depois de ficar em greve por quase dois meses os servidores da rede pública municipal de...

22/06/2017

Greve de professores da rede municipal de ensino já ultrapassa 50 dias

Professores da rede municipal de ensino ainda não entraram em acordo com a prefeitura e...

18/06/2017

Jornalista Gregório Bacic ministra palestra a professores do Nigro Gava

Professores da Escola Estadual Professora Maria Aparecida Nigro Gava, no Parque Pinheiros, em...

12/06/2017

Escolas da rede municipal de Taboão, Embu e Itapecerica realizam festa junina

Olha a chuva... É mentira! Olha a cobra... É mentira! O mês de junho é conhecido pela...

11/06/2017

Taboão da Serra ganha unidade do Centro Brasileiro de cursos (Cebrac)

Moradores de Taboão da Serra que buscam ingressar e ou conseguir cargos melhores no mercado de...

11/06/2017

Sistema EJA está com inscrições abertas para o segundo semestre

Os jovens e adultos que não terminaram os estudos e querem retornar às salas de aula já podem se...

11/06/2017

Mais de 7 mil professores aprovados em concurso são convocados em SP

Mais de 7 mil professores aprovados no maior concurso do magistério paulista poderão escolher as...

08/06/2017

Febre Amarela e Dengue são pautas para alunos da EMEF Rachel de Queiroz

A direção da EMEF Rachel de Queiroz criou um Jornal Escolar que tem como foco central o...

29/06/2017

Inscrições para cursos gratuitos na Univesp vão até 10 de julho

Quem deseja concorrer a uma das 10 mil vagas para os cursos de Engenharia de Produção,...

29/06/2017

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 7 de julho

A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o próximo dia 7 de julho. O objetivo...

29/06/2017

Chapada dos Veadeiros: um paraíso também durante o inverno

Quem acha que a Chapada dos Veadeiros (GO) é destino apenas na época do calor se engana...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.