Exposição sobre mulheres negras vai ficar menos de 24h na Câmara de Taboão

Por Outro autor | 31/05/2016

A Câmara de Taboão da Serra recebe por menos de 24 horas a exposição “Mulheres Negras: cultura e protagonismo” ativista do Movimento Negro de Itapecerica da Serra, Kátia Trindade, com curadoria do artista Plástico Celso  Fonseca e fotografia de Guilherme Gibler, com fotos de mulheres que militam na causa racial. Os autores do projeto fazem parte do Fórum Permanente de Combate ao racismo de Itapecerica da Serra. A exposição foi aberta na noite desta segunda-feira (30) e deve ficar até o início da tarde desta terça (31). O grupo de músicas afro Runsó fez uma breve apresentação.Fonte: Taboão Em Foco.

Além das telas com mulheres como Raquel Trindade (Embu das Artes), Matilde Ribeiro (São Paulo), Rayane Ferraz (Itapecerica da Serra), entre outras, o encontro teve a presença do Eliana Dias (S.O.S. Racismo), das educadoras Tânia Portela e Rita Hortênsia, da vereadora Luzia Aprígio e da ex-coordenadora da promoção da igualdade racial Leila Dias, que puderam fazer um breve discurso na tribuna.

A militante do movimento negro Rose Menezes diz que “é uma exposição itinerante com mulheres negras que ainda estão vivas e militam na causa racial” e que também “teve um debate também muito importante” na Câmara.

Debate, aliás, que ratificou a defesa da vereadora Luzia Aprígio (PEN), que acusa de machistas os vereadores Eduardo Lopes e André Egydio, ambos do PSDB.

“Essa virou uma casa de batalhas. Já chamaram polícia para certas mulheres que vem assistir à sessão. […] Em duas sessões seguidas eu fui atacada por vereadores. Um disse que o meu lugar era em casa e eu respondi que o meu lugar é aonde eu quiser. Na terça seguinte o outro vereador teve a coragem de perguntar com quem eu dormia nesse tempo todo que eu estou casada. Eu achei um deselegância total como ele se referiu”, disse.

Em seguida, as outras mulheres foram à tribuna e reforçaram a defesa da vereadora. A coordenadora do SOS Racismo lamentou o fato e pediu para a parlamentar dar prosseguimento ao caso. “O fato da vereadora é lamentável e se eu fosse assessora dela, iria estudar tudo para ver se poderia cassar o mandato dele. Não deixa passar barato”, pediu.

O vereador Professor Moreira (SD) pediu que sua lei sobre anemia falciforme seja implementada para valer no município. Os ex-vereadores Aprígio e Paulo Félix também estavam presentes. O coordenador da promoção da igualdade racial de Taboão da Serra, Antonio Carlos Sousa Santos, também acompanhou a abertura do evento.

SERVIÇO:


Exposição Itinerante “Mulheres Negras: cultura e protagonismo”

Local: Câmara Municipal de Taboão da Serra

Endereço: Estrada São Francisco, 2013 – Jardim Helena

Data: até às 12h do dia 31 de maio de 2016

Interessados na exposição devem enviar email para: katia_trindade@hotmail.com

Comentários