Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Esporte

Atletas parequestres do Texas Ranch emocionam público de Itapecerica em estreia na prova dos três tambores

Por Assessoria de Imprensa | 31/05/2016

0Atleta

Divulgação Centro de equoterapia educacional levou quatro praticantes à competição internacional organizada pela NBHA Brasil

Foi emocionante a estreia dos atletas praticantes da ONG Texas Ranch de Itapecerica da Serra-SP na prova paraequestre internacional na modalidade dos três tambores. Eles se apresentaram no último sábado, dia 28 de maio, durante a Super Semana do Tambor 2016, no Haras Raphaela, em Porto Feliz-SP com mais quatro centros de Equoterapia e uma delegação dos países do Panamá e da Eslováquia. O evento é uma realização da NBHA (National Barrel Horse Association of Brasil). Os 18 participantes entraram na pista ao som de aplausos e da admiração do grande público presente. Os pais e amigos também estavam na arquibancada incentivando do começo ao fim.  Foram poucos segundos sob o cavalo percorrendo o trajeto, mas o suficiente para emocionar e para ver os sorrisos estampados nos rostos dos atletas paraequestres. O intuito da prova não foi obter um ranking e sim promover a inclusão social, levando o esporte a todos os que se apresentaram.

Esta foi à terceira edição do evento, mas a primeira vez que a prova paraequestre foi realizada, e esta, como explica o Diretor Executivo da NBHA, Abelardo Peixoto, era um sonho do presidente da NBHA, Marcelo Delchiaro. “Nosso presidente apresentou a ideia após presenciar no México uma competição com a participação de crianças especiais. Proporcionamos todo suporte possível, como: alimentação para os atletas dos centros de equoterapia, troféus de participação e baias para os animais. Muitas pessoas se mostraram solicitas para ajudar, elogiaram e estavam muito satisfeitas com essa primeira prova paraequestre,” comemora Abelardo. “O objetivo é continuarmos e todo ano realizarmos esta inclusão na Super Semana”, completa.

Não só a organização do evento tem a comemorar, mas também toda a equipe, alunos e suas famílias. Desde o ano passado, os praticantes do Texas Ranch competem em eventos de salto iniciantes e Temporadas Oficiais, mas este foi um novo desafio. “Eles treinaram duas vezes por semana com muita dedicação. Foi um lugar diferente, uma modalidade, pessoas diferentes e uma experiência única, e isso com certeza têm um impacto positivo na vida deles”, aponta a responsável e fundadora da instituição, Elizabeth Melani.

Os atletas paraequestres estavam acompanhados dos pais, o que representa mais segurança e incentivo a eles durante as apresentações. Além disso, o desenvolvimento dos alunos é visível em cada passo, como a participação em provas desse nível. É também o que acha a mãe de José Henrique, autista, de nove anos, e que há três, faz aulas no Texas, Rosangela Coelho. “Quando ele começou a fazer os atendimentos, ele não se comunicava e nem interagia socialmente nem mesmo com nós da família. Hoje, ele chega, abraça, cumprimenta e fala tudo”, destaca a fã de carteirinha. As competições são peças fundamentais no tratamento dos praticantes. “A cada competição vemos a evolução do José Henrique. Para esta apresentação todos estávamos muito ansiosos, mas no final estamos extremamente felizes e satisfeitos com a participação dele hoje”, completa Rosangela.

A participação inédita na competição internacional dos três tambores, feita a partir de convite da própria NBHA, comprova a evolução dos alunos do Texas Ranch. “Sem dúvida alguma estamos muito honrados e agradecidos por esse convite da NBHA. Isso fortalece o nosso trabalho nos atendimentos e também fora deles. É o reconhecimento dos esforços que todos empenhamos para os bons resultados dos nossos trabalhos e praticantes”, completa Elizabeth.

Texas Ranch 


O Texas Ranch fica em Itapecerica da Serra, na grande São Paulo, e é especializado no tratamento destinado a pessoas portadoras de necessidades especiais na região. A instituição atua desde 2007, com o objetivo de proporcionar a melhora na qualidade de vida dos adeptos por meio do contato com os cavalos e a natureza. Atende mensalmente cerca de 80 pacientes por meio de convênios com as prefeituras dos municípios de Itapecerica da Serra, Embu das Artes e também com o apoio de patrocinadores. Também atua na Hípica Mànege Alphaville em uma parceria com atendimento equoterápicos na região de Alphaville, Santana do Paranaíba e Barueri.

14/10/2018

Judocas taboanenses conquistam 10 medalhas na II Copa Jandira

08/10/2018

Judocas taboanenses ficam com o bronze na fase final do Campeonato Paulista Aspi

As judocas Andressa Noel da Silva Xavier e Anny Caroliny Fernandes, da equipe de judô do Clube...

04/10/2018

Secretário de esportes recebe vice-campeãs da Copa do Brasil 2018

24/09/2018

CATS perde nos pênaltis no futsal e fica com vice-campeonato na Copa do Brasil

As meninas do Cats por pouco não levaram o título de campeãs da Copa do Brasil de Futsal...

23/09/2018

Campo da Vila Iasi, em Taboão, recebe gramado sintético

O prefeito Fernando Fernandes desde o inicio do governo já implantou grama sintética no Estádio...

18/09/2018

Gêmeas do karatê se destacam na 8ª Copa São Paulo em São Bernardo do Campo

As gêmeas do karatê, como são conhecidas as irmãs Gabrielle Andrade Henrique e Yasmin Andrade...

16/09/2018

Meninas do futsal do CATS estreiam primeiro jogo da final da Copa do Brasil com

As meninas do futsal do CATS estrearam o primeiro jogo da final da Copa do Brasil de Futsal...

13/09/2018

Juquitiba recebe nesta semana Campeonato Brasileiro de Rafting

A cidade de Juquitiba receberá, entre sexta-feira, sábado e domingo, dias 14, 15 e 16, uma das...

16/10/2018

Governo mantém início do horário de verão em 4 de novembro

O Planalto volta atrás em decisão de adiar mudança nos relógios para 18 de novembro por causa do...

16/10/2018

Régis Bittencourt divulga balanço da Operação do feriado de 12 de outubro

O Centro de Controle Operacional da Arteris Régis Bittencourt, concessionária responsável pela...

16/10/2018

Faculdade Anhanguera de Taboão protagoniza episódio de racismo

A unidade da faculdade Anhanguera em Taboão da Serra foi protagonista de um lamentável episódio...

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.