Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Esporte

Atletas parequestres do Texas Ranch emocionam público de Itapecerica em estreia na prova dos três tambores

Por Assessoria de Imprensa | 31/05/2016

0Atleta

Divulgação Centro de equoterapia educacional levou quatro praticantes à competição internacional organizada pela NBHA Brasil

Foi emocionante a estreia dos atletas praticantes da ONG Texas Ranch de Itapecerica da Serra-SP na prova paraequestre internacional na modalidade dos três tambores. Eles se apresentaram no último sábado, dia 28 de maio, durante a Super Semana do Tambor 2016, no Haras Raphaela, em Porto Feliz-SP com mais quatro centros de Equoterapia e uma delegação dos países do Panamá e da Eslováquia. O evento é uma realização da NBHA (National Barrel Horse Association of Brasil). Os 18 participantes entraram na pista ao som de aplausos e da admiração do grande público presente. Os pais e amigos também estavam na arquibancada incentivando do começo ao fim.  Foram poucos segundos sob o cavalo percorrendo o trajeto, mas o suficiente para emocionar e para ver os sorrisos estampados nos rostos dos atletas paraequestres. O intuito da prova não foi obter um ranking e sim promover a inclusão social, levando o esporte a todos os que se apresentaram.

Esta foi à terceira edição do evento, mas a primeira vez que a prova paraequestre foi realizada, e esta, como explica o Diretor Executivo da NBHA, Abelardo Peixoto, era um sonho do presidente da NBHA, Marcelo Delchiaro. “Nosso presidente apresentou a ideia após presenciar no México uma competição com a participação de crianças especiais. Proporcionamos todo suporte possível, como: alimentação para os atletas dos centros de equoterapia, troféus de participação e baias para os animais. Muitas pessoas se mostraram solicitas para ajudar, elogiaram e estavam muito satisfeitas com essa primeira prova paraequestre,” comemora Abelardo. “O objetivo é continuarmos e todo ano realizarmos esta inclusão na Super Semana”, completa.

Não só a organização do evento tem a comemorar, mas também toda a equipe, alunos e suas famílias. Desde o ano passado, os praticantes do Texas Ranch competem em eventos de salto iniciantes e Temporadas Oficiais, mas este foi um novo desafio. “Eles treinaram duas vezes por semana com muita dedicação. Foi um lugar diferente, uma modalidade, pessoas diferentes e uma experiência única, e isso com certeza têm um impacto positivo na vida deles”, aponta a responsável e fundadora da instituição, Elizabeth Melani.

Os atletas paraequestres estavam acompanhados dos pais, o que representa mais segurança e incentivo a eles durante as apresentações. Além disso, o desenvolvimento dos alunos é visível em cada passo, como a participação em provas desse nível. É também o que acha a mãe de José Henrique, autista, de nove anos, e que há três, faz aulas no Texas, Rosangela Coelho. “Quando ele começou a fazer os atendimentos, ele não se comunicava e nem interagia socialmente nem mesmo com nós da família. Hoje, ele chega, abraça, cumprimenta e fala tudo”, destaca a fã de carteirinha. As competições são peças fundamentais no tratamento dos praticantes. “A cada competição vemos a evolução do José Henrique. Para esta apresentação todos estávamos muito ansiosos, mas no final estamos extremamente felizes e satisfeitos com a participação dele hoje”, completa Rosangela.

A participação inédita na competição internacional dos três tambores, feita a partir de convite da própria NBHA, comprova a evolução dos alunos do Texas Ranch. “Sem dúvida alguma estamos muito honrados e agradecidos por esse convite da NBHA. Isso fortalece o nosso trabalho nos atendimentos e também fora deles. É o reconhecimento dos esforços que todos empenhamos para os bons resultados dos nossos trabalhos e praticantes”, completa Elizabeth.

Texas Ranch 


O Texas Ranch fica em Itapecerica da Serra, na grande São Paulo, e é especializado no tratamento destinado a pessoas portadoras de necessidades especiais na região. A instituição atua desde 2007, com o objetivo de proporcionar a melhora na qualidade de vida dos adeptos por meio do contato com os cavalos e a natureza. Atende mensalmente cerca de 80 pacientes por meio de convênios com as prefeituras dos municípios de Itapecerica da Serra, Embu das Artes e também com o apoio de patrocinadores. Também atua na Hípica Mànege Alphaville em uma parceria com atendimento equoterápicos na região de Alphaville, Santana do Paranaíba e Barueri.

18/04/2018

Anderson Nóbrega promete revolucionar o esporte em Embu das Artes

O jovem que desde 2013 vem colocando Taboão da Serra no mapa das cidades que usam o esporte como...

17/04/2018

Campeonato Brasileiro de Judô é realizado com sucesso em Itapecerica

Itapecerica da Serra sediou no último final de semana (13 a 15 de abril), o Campeonato...

16/04/2018

Projeto Social incentiva o esporte e a prática da cidadania em Embu das Artes

Em Embu das Artes, a paixão nacional é usada como instrumento de inclusão de crianças e...

15/04/2018

Secretaria de Esporte realiza 2ª Copinha Taboanense de Karatê no Cepim

Com o objetivo de revelar novos talentos para representar o município nos torneios oficiais e...

13/04/2018

Anderson Nóbrega vai assumir a secretaria de esportes do Embu no dia 20

O presidente do Clube Atlético Taboão da Serra (Cats), Anderson Nóbrega, vai assumir a...

10/04/2018

Meninas de Embu das Artes vencem o Audax pelo Paulistão

Embu das Artes venceu o Audax pelo placar de 1 a 0, em partida realizada no sábado (7/4) pela 3ª...

06/04/2018

Atleta taboanense foi convocada pela seleção brasileira para disputar o World Op

A atleta taboanense Evani Calado da Associação Paradesportiva para Todos (APT) que tem o apoio...

04/04/2018

APT pede doações para manter inclusão de deficientes no esporte em Taboão

A Associação Paradesportiva para Todos (APT), que faz Taboão da Serra ser referência em esporte...

03/04/2018

Embu das Artes estreia no Paulistão de futebol feminino

A equipe de futebol feminino A. D. Embu das Artes estreou no sábado (31/3) pelo a...

19/04/2018

Entra em vigor lei que aumenta pena para motorista embriagado

Entra em vigorar n

19/04/2018

Projeto Abril Solidário movimenta Faculdade em Taboão da Serra

O Projeto Abril Solidário, criado pelos alunos do curso de Pedagogia da Faculdade FECAF de...

19/04/2018

Inscrições com redução de taxa das Etecs de Taboão e Embu estão abertas

Estão abertas as inscrições para redução de 50% na taxa de inscrições do processo seletivo para...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.