Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Esporte

Atletas parequestres do Texas Ranch emocionam público de Itapecerica em estreia na prova dos três tambores

Por Assessoria de Imprensa | 31/05/2016

0Atleta

Divulgação Centro de equoterapia educacional levou quatro praticantes à competição internacional organizada pela NBHA Brasil

Foi emocionante a estreia dos atletas praticantes da ONG Texas Ranch de Itapecerica da Serra-SP na prova paraequestre internacional na modalidade dos três tambores. Eles se apresentaram no último sábado, dia 28 de maio, durante a Super Semana do Tambor 2016, no Haras Raphaela, em Porto Feliz-SP com mais quatro centros de Equoterapia e uma delegação dos países do Panamá e da Eslováquia. O evento é uma realização da NBHA (National Barrel Horse Association of Brasil). Os 18 participantes entraram na pista ao som de aplausos e da admiração do grande público presente. Os pais e amigos também estavam na arquibancada incentivando do começo ao fim.  Foram poucos segundos sob o cavalo percorrendo o trajeto, mas o suficiente para emocionar e para ver os sorrisos estampados nos rostos dos atletas paraequestres. O intuito da prova não foi obter um ranking e sim promover a inclusão social, levando o esporte a todos os que se apresentaram.

Esta foi à terceira edição do evento, mas a primeira vez que a prova paraequestre foi realizada, e esta, como explica o Diretor Executivo da NBHA, Abelardo Peixoto, era um sonho do presidente da NBHA, Marcelo Delchiaro. “Nosso presidente apresentou a ideia após presenciar no México uma competição com a participação de crianças especiais. Proporcionamos todo suporte possível, como: alimentação para os atletas dos centros de equoterapia, troféus de participação e baias para os animais. Muitas pessoas se mostraram solicitas para ajudar, elogiaram e estavam muito satisfeitas com essa primeira prova paraequestre,” comemora Abelardo. “O objetivo é continuarmos e todo ano realizarmos esta inclusão na Super Semana”, completa.

Não só a organização do evento tem a comemorar, mas também toda a equipe, alunos e suas famílias. Desde o ano passado, os praticantes do Texas Ranch competem em eventos de salto iniciantes e Temporadas Oficiais, mas este foi um novo desafio. “Eles treinaram duas vezes por semana com muita dedicação. Foi um lugar diferente, uma modalidade, pessoas diferentes e uma experiência única, e isso com certeza têm um impacto positivo na vida deles”, aponta a responsável e fundadora da instituição, Elizabeth Melani.

Os atletas paraequestres estavam acompanhados dos pais, o que representa mais segurança e incentivo a eles durante as apresentações. Além disso, o desenvolvimento dos alunos é visível em cada passo, como a participação em provas desse nível. É também o que acha a mãe de José Henrique, autista, de nove anos, e que há três, faz aulas no Texas, Rosangela Coelho. “Quando ele começou a fazer os atendimentos, ele não se comunicava e nem interagia socialmente nem mesmo com nós da família. Hoje, ele chega, abraça, cumprimenta e fala tudo”, destaca a fã de carteirinha. As competições são peças fundamentais no tratamento dos praticantes. “A cada competição vemos a evolução do José Henrique. Para esta apresentação todos estávamos muito ansiosos, mas no final estamos extremamente felizes e satisfeitos com a participação dele hoje”, completa Rosangela.

A participação inédita na competição internacional dos três tambores, feita a partir de convite da própria NBHA, comprova a evolução dos alunos do Texas Ranch. “Sem dúvida alguma estamos muito honrados e agradecidos por esse convite da NBHA. Isso fortalece o nosso trabalho nos atendimentos e também fora deles. É o reconhecimento dos esforços que todos empenhamos para os bons resultados dos nossos trabalhos e praticantes”, completa Elizabeth.

Texas Ranch 


O Texas Ranch fica em Itapecerica da Serra, na grande São Paulo, e é especializado no tratamento destinado a pessoas portadoras de necessidades especiais na região. A instituição atua desde 2007, com o objetivo de proporcionar a melhora na qualidade de vida dos adeptos por meio do contato com os cavalos e a natureza. Atende mensalmente cerca de 80 pacientes por meio de convênios com as prefeituras dos municípios de Itapecerica da Serra, Embu das Artes e também com o apoio de patrocinadores. Também atua na Hípica Mànege Alphaville em uma parceria com atendimento equoterápicos na região de Alphaville, Santana do Paranaíba e Barueri.

20/10/2017

Caratecas taboanenses tiveram bom desempenho na etapa final do Campeonato Brasil

Os caratecas taboanenses, Deise Oliveira, Elaine Rabelo, Victoria Alves, Maria Fernandez, as...

18/10/2017

Futsal feminino foi campeão invicto da 25ª edição da Taça Brasil

O futsal feminino Taboão /Fecaf foi campeão invicto da 25ª edição da Taça Brasil Adulto primeira...

18/10/2017

Brasileiro de Judô será realizado em Itapecerica da Serra neste sábado

O Centro Poliesportivo Antônio Baldusco (Ginásio de Esportes) recebe neste sábado, 21, o...

28/09/2017

Atleta taboanense foi campeã do Campeonato Paulista de Judô por faixas

No último domingo, dia 24, a judoca taboanense Anny Caroline Fernandes, que tem o apoio da...

26/09/2017

Sete em cada dez brasileiros não praticam atividade física, mostra Pnud

Levantamento inédito feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) revela...

26/09/2017

Prefeito Jorge Costa acompanha aulão de hidroginástica na piscina do Ginásio

O prefeito Jorge Costa acompanhou na manhã desse sábado, 23, um aulão de hidroginástica na...

25/09/2017

Atleta paralímpico de Itapecerica está entre os Tops do Ranking nos 5.000m

 

Júlio César Santos Agripino, de 26 anos, morador do Jardim São Marcos em Itapecerica da...

25/09/2017

Gêmeas de Taboão são campeãs da Copa São Paulo de Karate

As gêmeas Yasmim Andrade Henrique e Gabriele Andrade Henrique, de 9 anos,  foram campeãs no...

14/09/2017

Judoca taboanense foi terceiro colocado no Campeonato Paulista Aspirante fase fi

O judoca taboanense, Isac Silva Nepomuceno, que tem o apoio da Prefeitura de Taboão da Serra,...

21/10/2017

Eduardo Nóbrega diz que ETEC será “divisor de águas” em Taboão

A expectativa com a inauguração da Escola Técnica (ETEC), ao lado da prefeitura vem aumentando a...

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

20/10/2017

Brasil é vice-campeão em mundial de profissões técnicas com 7 medalhas de ouro

Quando o assunto é desempenho de profissões técnicas, é o Brasil quem ganha de diversos países...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.