Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Discussões partidárias, quebra de acordo e homenagem marcaram sessão de Embu das Artes

Por Gabrielly Sousa | 27/05/2016

ge_1

Genildo RochaDisccussão e  homenagem marcaram a sessão da ultima quarta-feira na Câmara de Embu

Sem a presença do presidente da Casa, Ney Santos por problema de saúde, a 17ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Embu das Artes durou mais de duas horas e teve momentos de tensão entre os vereadores. Discussões partidárias e quebra de acordo esquentaram o clima da última terça-feira (25) no Plenário Mestre Gama. O secretário da educação Paulo Vicente foi homenageado com título de cidadão embuense pelos serviços prestados ao município.

A sessão presidida pela vereadora Rosana Almeida, vice-presidente da Casa, teve momentos de tensão após o vereador Edvanio Mendes manifestar repúdio a um adesivo ofensivo aos políticos do Partido dos Trabalhadores (PT). A presidente em exercício se manifestou sobre os comentários referente as intrigas partidárias: “Quando a gente cobra alguma coisa temos que pensar o que fazemos também, não é porque não faço parte daquele grupo que não sou do bem. Os escândalos não pararam e não vão parar, tem pessoas que criticam e torcem para dar errado porque é o adversário que está no poder e não pensam na população e que pode dar certo”, disse.

“Quando falo do Governador do Estado eu falo diretamente da pessoa dele não falo que o PSDB todo não presta e nunca falei, eu não posso falar que um partido todo é uma porcaria porque tem pessoas boas, vi em carro de vereadores e autoridades a frase ‘quem é do bem não vota no PT’ e acredito que quando levantamos essa bandeira na cidade é uma falta de respeito e de consideração, quando o presidente interino fala que sabe lidar com bandidos mesmo tendo divergências não vou falar que o PMDB todo não presta por causa dele”, relatou indignado Edvanio Mendes.

“As pessoas que fazem o partido que tem que ter a coerência, não tem essa de partido A ou B”, declarou o vereador Júlio Cesar Campanha, mas em contrapartida chegou a dizer que também gostaria de adquirir o adesivo com a frase opositora ao PT.

Doda Pinheiro saiu em defesa do PT: “Aquilo que nós temíamos com a aprovação do impeachment da Dilma Rousseff e o Temer tomou posse e em menos de duas semanas da posse já veio à tona os primeiros grandes problemas de uma gestão que não foi conquistada e sim assaltada da presidenta Dilma que foi eleita nas urnas e a primeira atitude do Michel foi cortar os programas sociais conquistados com muitas dificuldades”, criticou. “Já estamos sofrendo essa perda, iremos perder nossos médicos do programa Mais Médicos aqui no município e me preocupa muito porque vamos perder mais de 20 médicos e a população vai sofrer muito e é uma pena vejo essa atitude do presidente interino com muita indignação e tristeza”, o vereador também alega que a cidade de Embu das Artes está sendo prejudicada com tal administração federal.

“Para defender o PT nas ruas hoje tem que ter coragem porque realmente o partido errou e deixou muita gente nos maus bocados então é muito difícil vocês defender o PT” retrucou o vereador Carlinhos do Embu.

O vereador Jefferson de Oliveira declarou gostar da expressão de opiniões dos pares e tentou apaziguar os ânimos: “É bom ouvir esse bate papo entre os vereadores e saber que o prefeito Chico Brito entregou, em parceria com o governador Geraldo Alckmin que é do PSDB 90 chaves do projeto Minha Casa Minha Vida, observamos e vemos que a união faz a diferença se ficar na briga e discussão não vamos a lugar nenhum, mas tenho certeza que esse time dessa Casa independentemente de partido está cada dia mais unido em prol do povo de Embu das Artes”, disse ele.

Quebra de acordo

Outro momento de clima tenso entre os pares da Casa de leis foi no momento da votação da indicação de número 24/2016 de autoria do vereador João Leite. Os vereadores alegaram que conforme acordo de cavalheiros no início do mandato vigente nenhum parlamentar poderia apresentar uma indicação sendo que a mesma já estivesse sido apresentada anteriormente por outro.

O vereador João Leite teve rejeitada com oito votos contrários e dois favoráveis a Indicação n.º 24/2016 que "Indica ao Chefe do Poder Executivo Municipal a construção da Unidade de Educação Infantil - Creche e Pré-Escola no Jardim Dom José”.

A vereadora Rosana Almeida relatou que em momento algum os oito vereadores contrários à segunda indicação estavam contra o projeto e sim contra a quebra de acordo de cavalheiros.“Em nenhum momento os vereadores aqui estão votando contra a creche porque tivemos aqui uma conversa no início do mandato e em caso de indicação já feita não seria mais apresentada, nunca estaríamos contra a creche o que está em discussão aqui é um acordo que foi feito”, declarou a presidente em exercício da Casa de leis.

O autor da primeira indicação sobre o mesmo assunto foi o vereador Gilson Oliveira que se mostrou indignado com a apresentação da indicação e chegou até a acusar o vereador João Leite de estar fazendo jogo político ao mandar tantas indicações próximo a data das eleições municipais. “O vereador está fazendo a mesma indicação querendo fazer política e eu não concordo, converseicom ele e ele não teve a humildade de retirar o projeto”, disse.

“Estou assustado e surpreso porque precisa de mais creche, eu lamento vocês não olharem um projeto na comissão mista e podem indicar em cima das minhas indicações não tem problema nenhum” relatou o vereador João Leite que comentou que não foi mencionado que a indicação anterior tenha passado na comissão mista. 

Todos os parlamentares que votaram contra a indicação de João Leite se justificaram embasados na quebra de acordo por parte do vereador do PT.

Doda Pinheiro foi o único a votar favorável à indicação de João Leite: “Nesse mandato já votamos indicação igual uma da outra e uma não apaga a outra então faltou entendimento e meu voto é favorável”, declarou o vereador acusando que já houve casos de aprovação de indicação dupla anteriormente.

“Algumas indicações que foram aprovadas foram em conjunto com os dois vereadores que apresentaram e nessa situação foi conversado mas o João manteve a posição de colocar a indicação e estamos respeitando a opinião de cada um”, explicou Rosana.

Outras duas indicações apresentadas pelo vereador João Leite na mesma noite foram aprovadas, por unanimidade, pelos pares da Casa. São elas: Indicação n.º 25/2016 – Autoria: Senhor Vereador João Bernardino Leite - "Indica ao Chefe do Poder Executivo Municipal a construção da Unidade de Educação Infantil - Creche e Pré-Escola no Jardim Júlia” e Indicação n.º 26/2016 – Autoria: Senhor Vereador João Bernardino Leite - "Indica ao Chefe do Poder Executivo Municipal a Implantação da "Feira Noturna no Jardim Pinheirinho".

paulo

Homenagem

Para quebrar as duas horas de clima tenso que pairou sobre o Plenário Mestre Gama a Sessão foi finalizada com uma homenagem ao Secretário de educação Paulo Vicente que foi o homenageado da noite e recebeu o título de cidadão embuense. Sempre que tem oportunidade os vereadores elogiamo trabalho que Paulo exerce no comando da educação de Embu das Artes.

Rosana Almeida enalteceu o prestígio de Paulo Vicente: “Quando encontramos essa Casa cheia para a entrega do título é sinal de que essa pessoa tem feito um ótimo trabalho e é muito querida então parabéns ao secretário Paulo Vicente”

“Quero cumprimentar de maneira especial os servidores da educação e parabenizá-los pelo ótimo trabalho à frente da secretária e dizer que estão de parabéns pelo ótimo trabalho prestado”, parabenizou Doda Pinheiro, de forma conjunta a pasta da educação que tem à frente o homenageado da noite.

Carlinhos do Embu também elogiou o educador: “Vem fazendo um bom trabalho na educação então meus parabéns”, declarou.

A Câmara Municipal permaneceu lotada até a entrega do título ao secretário.




05/04/2017

Tratamento de esgoto com plantas é alternativa para evitar poluição dos rios

As informações são da palestra “Introdução ao Saneamento Ecológico”, ministrada por Rodolfo...

05/04/2017

Carreta da Sabesp proporciona conhecimento, conscientização e diversão á Itapece

Uma parceria da Prefeitura de Itapecerica da Serra com a Sabesp trouxe para a cidade a Exposição...

30/03/2017

Cooperzagati recebe antigas TVs de tubo até 5 de abril em Taboão

O desligamento do sinal analógico de televisão em São Paulo nesta quarta-feira, 29 de março, fez...

29/03/2017

Administração Jorge Costa reforça Coleta Seletiva em Itapecerica

Dar uma destinação ao lixo produzido no diaadia é um dos grandes desafios dos municípios na...

28/03/2017

Carreta Somos Água estará aberta à visitação gratuita em Embu-Guaçu

Nesta terça e quarta-feira (28 e 29) em Embu-Guaçu. Já nos dias 30 e 31, a carreta estará em...

23/03/2017

Oficina de Compostagem busca refletir as relações entre homem e meio ambiente

Estão abertas as inscrições para a “Oficina de Compostagem Doméstica”, que acontecerá no dia 08...

20/03/2017

Outono começa com temperatura baixa e sem chuva em Taboão, Embu e Itapecerica

O Outono 2017 começou oficialmente às 07h29, deste dia dia 20 de março e termina em 21 de junho....

19/03/2017

Coleta de pneus impacta meio ambiente, saúde e economia no Embu

Responsável por já ter recolhido no município, desde 2014, cerca de 2.200 toneladas de pneus...

14/03/2017

Cidade Organizada atua contra loteamentos clandestinos e invasões em Itapecerica

Manter a cidade organizada é um desafio para a maioria dos prefeitos. Em Itapecerica da Serra,...

13/03/2017

Frente fria vai baixar temperatura e pode causar chuva

Depois do calorão dos últimos dias a previsão do tempo promete uma virada nas temperaturas com a...

24/04/2017

Dr. Alcionei Miranda reage a assalto em sua casa e leva tiro na perna

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Embu das Artes, advogado...

24/04/2017

Moradores do Parque Santa Adélia em Itapecerica, sofrem com assaltos frequentes

Moradores do Parque Santa Adélia em Itapecerica da Serra, são vítimas constantes de bandidos,...

24/04/2017

Festa da Divina Misericórdia: Hoje Jesus volta o Seu olhar para nós

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.