Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Debate sobre machismo esquentou o clima entre vereadores durante sessão em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 25/05/2016

sessao_1

Sandra PereiraMulheres fizeram apitaço e se queixaram contra discursos considerados machistas

Um caloroso debate sobre dois discursos considerados machistas contra a vereadora Luzia Aprígio (PSD) pautou a maior parte da sessão de Taboão da Serra desta terça-feira, 24. Dezenas de mulheres lotaram o plenário da Câmara e não esconderam de ninguém a insatisfação contra as falas, em sessões anteriores, dos vereadores André Egydio (PSDB) e Eduardo Lopes (PSDB). Com faixas, cartazes, apitos e demonstrando muita disposição para gritar a mulherada se posicionou de costas quando os dois vereadores usaram a tribuna.  

O clima de antagonismo amenizou para Egydio quando ele leu de tribuna carta aberta dizendo ter sido mal interpretado em suas palavras e afirmando não ser machista. Já em relação a Lopes a animosidade não foi desfeita, mas sim ampliada. Aos jornalistas Eduardo Lopes argumentou que sua fala foi distorcida e que as mulheres que foram à Câmara haviam sido levadas ao local pela vereadora Luzia Aprígio. 

A discussão sobre o machismo foi tão intensa que em dado momento "sobrou" para as vereadoras Érica Franquini (PSDB) e Joice Silva (PTB). As duas usaram a tribuna. Érica disse que sempre defende a participação da mulher na política e em dado momento acabou afirmando que fazia seu trabalho com coragem e seriedade, mesmo não sendo filha e nem esposa de político, numa referência clara às mulheres da Casa. 

Já a vereadora Joice afirmou que competência não escolhe sexualidade. Lembrou as leis aprovadas na Casa em benefício das mulheres e em resposta à Erica disse que era filha de política sim, com orgulho.

Já sem a presença da mulherada, os vereadores Lune e Moreira também cobraram das duas colegas mulheres defesa para Luzia Aprígio. Lune criticou a vereadora Érica Franquini e ela respondeu à provocação. Os dois travaram um embate que só não se inflamou mais ainda porque os vereadores fizeram uma pausa nos trabalhos. Antes da pausa houve um princípio de tumulto e algumas pessoas da galeria foram ouvidas gritando palavrões e xingamentos. A ação foi bastante criticada pelos presentes.

Pivô da polêmica Eduardo Lopes praticamente não conseguiu falar tendo a voz abafada pelos gritos e vaias da plateia. Ele foi chamado de “machista” e teve que ouvir repetidas vezes que o “lugar de mulher é onde ela quiser”. O vereador classificou claque, ou teatro, a mobilização das mulheres que estiveram na Câmara. 

A vereadora Luzia Aprígio disse que não sabia que as mulheres iriam até a sessão. Ela disparou que na hora de falar o que querem os vereadores não pensam e depois dizem  que não tiveram a intenção. "Não adianta ofender e depois pedir desculpas [...] nosso lugar é onde a gente quiser”. “Tem vereador que me fez uma pergunta, com quem que eu dormia esses anos todos que eu estou casada? O senhor me ofendeu vereador", disse fazendo menção a Lopes. Em seguida emendou: "o que o senhor falou pra mim dá decoro, dá cassação. Só não vai acontecer isso porque eu só tenho 3 votos”, completou.

Aos jornalistas Eduardo Lopes disse não ser machista em hipótese alguma. "A Mulher pode ser o que quiser ser. A minha fala referente a excelentíssima vereadora Luzia Aprígio foi muito clara e prática. Eu contextualizei, primeiro fazendo uma referência sobre a vida matrimonial. Em Mateus, Capítulo 7, Versículo 18. a Palavra do senhor Jesus Cristo  recomenda que o homem ao deixar os seus pais, vai se unir a sua mulher, e ambos se tornarão uma só carne. A Luzia e todos ouviram. Ai eu indaguei com quem ela dormia nos últimos 20 anos para que o marido não soubesse que está acontecendo uma CPI há mais de 30 dias. Como pode o Aprígio [não] ser notificado [após] oito vezes e alegar nas redes sociais que não sabia? É muita covardia a sessão de hoje. As pessoas que estavam aqui tinha um lado. Eles ovacionaram a fala da Luzia. Estava tudo combinado. Por isso eu repudio essa pecha que tentaram colocar em mim”, declarou Eduardo Lopes.

Passada a confusão a sessão discorreu com os tradicionais debates entre situação e oposição. 



16/01/2018

Inauguração do novo quartel do Corpo de Bombeiros de Taboão será dia 19

Nesta sexta-feira, 19, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, a deputada estadual...

01/01/2018

Estado envia R$ 57,5 milhões para investimentos em 126 municípios paulistas

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta quinta-feira (28) o repasse do 15º lote de...

26/12/2017

PSB quer Hugo Prado candidato a deputado estadual e Márcio França a governador

A expressiva liderança do jovem presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes, Hugo Prado,...

23/12/2017

Ney Santos cancela carnê do IPTU 2018; prefeitura vai cobrar igual a 2017

O prefeito Ney Santos anunciou em entrevista coletiva nesta sexta-feira (22) o cancelamento do...

22/12/2017

Alckmin libera recursos para Itapecerica, Embu das Artes e Embu-Guaçu

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta quinta-feira, 21, no Palácio dos Bandeirantes, o...

22/12/2017

Moradores de Embu das Artes farão ato contra o aumento do IPTU dia 27

Após receber os carnês de IPTU 2018 com valores elevados pela atualização da Planta Genérica e a...

19/12/2017

TJ acata ADIN do PT e suspende taxa do lixo 2017 de Embu das Artes

O Tribunal de Justiça de São Paulo acatou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), sugerida...

17/12/2017

Em clima festivo, Câmara de Taboão aprova novo estatuto da GCM

Em clima festivo e com discursos de elogios à Guarda Civil Municipal (GCM), os vereadores de...

15/12/2017

Vereadores comemoram a aprovação do novo estatuto da GCM de Taboão

A presidente da Câmara de Taboão da Serra, Joice Silva (PTB), revelou a satisfação de poder...

14/12/2017

Deputada Analice anuncia reformas em Escolas Estaduais de Taboão

Depois de uma reunião com o presidente do FDE - Fundação para o Desenvolvimento da Educação,...

19/01/2018

“Corrida e Caminhada Taboão pela Paz” reúne centenas de atletas

A primeira edição da “Corrida e Caminhada Taboão pela Paz” na região do Jardim São Judas...

19/01/2018

Motoristas realizam protesto em frente à Prefeitura de São Paulo

Motoristas da Embu das Artes, Itapecerica, Taboão da Serra e região realizaram uma manifestação...

18/01/2018

Secretario de transporte de Taboão se reúne com Detran

O secretário de transportes de Taboão da Serra, Gerson Pereira Brito, se reuniu na

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.