Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Câmara de Taboão aprova projeto que favorece perueiros em meio a discussão acalorada entre vereadores

Por Sandra Pereira | 18/05/2016

CA

Arquivo do Jornal na NetVereadores aprovaram projeto, requerimento e protagonizaram bate-boca

Depois de uma sessão onde  o ex-vereador José Aprígio e seus coordenadores de campanha “apanharam” por quase oito horas seguidas, a rotina da Câmara Municipal de Taboão da Serra parece ter voltado ao normal nesta terça-feira, 17. Os vereadores aprovaram por unanimidade e com discursos efusivos projeto de lei de autoria da vereadora Érica Franquini (PSDB), que autoriza o governo a criar vagas de estacionamento exclusivo para veículos de transportes escolares em frente a todas as unidades de ensino da cidade, públicas ou particulares, vagas exclusivas para o transporte escolar. Também foi aprovado requerimento do presidente Cido solicitando a implantação de entrada institucional na região do mata da Polícia Militar, no Laguna. 

A autora do projeto reclamou que a falta de vaga preferencial para as peruas escolares em frente as escolas obrigam os condutores a deixar os veículos do outro lado da rua e acabam trazendo risco para os estudantes. 

“Eles atravessam com as crianças na faixa, isso é um perigo para os nossos filhos. Então precisamos ter entrada preferencial em frente as escolas”, declarou a vereadora Érica, logo após acrescentar que seu filho vai de perua para escola desde quando era bem pequeno. 

Um requerimento de autoria do vereador José Aparecido Alves (DEM), o Cido, presidente da Câmara, foi subscrito por diversos vereadores. O documento requer providências do governo estadual para a implantação de uma entrada institucional no Parque Linear do Laguna e do parque Ecológico Municipal, “contemplando benfeitorias de lazer, cultura e esporte na área da Caixa Beneficente da Policia Militar, incorporada por meio de acordo entre o Ministério Público, Estado e Taboão da Serra”. 

“Meu objetivo é abrir uma discussão profunda, porque é obvio que não vamos deixar o parque tão importante como este ser devastado”, disse o presidente. 

A discussão do requerimento levou vários vereadores à tribuna. Ronaldo Onishi (SD) afirmou que o local está sendo subutilizado e sugeriu a realização de estudos para abrir o parque à visitação pública. Ele anunciou de tribuna as trocas de postes e fiações feitas pela AES Eletropaulo em vários bairros de Taboão atendendo às cobranças constantes que fez na Câmara sobre a falta de luz nos mais diversos bairros de Taboão e disse que essa medida à médio prazo vai favorecer toda a cidade. 

Já na reta final da sessão um debate prá lá de intenso entre o presidente Cido e o vereador Moreira (PSD) acirrou os ânimos no parlamento local. O impasse começou depois que Cido disse que apesar de ser democrático iria pedir pra GCM retirar do plenário quem interrompesse as falas dos vereadores na tribuna. Quando Moreira foi usar a tribuna chamou o presidente de “ditador”. Ele por sua vez ameaçou cortar  microfone do parlamentar e a partir dai houve gritos e discussão. 

 “Não é possível aceitar que toda semana o senhor venha  com o discurso de chamar a Guarda Municipal para o povo, presidente. Parece que nós estamos vivendo uma ditadura, onde o povo não pode se manifestar”, criticou Moreira. “É uma questão de respeito. Sou democrático. Agora a  pessoa vir aqui para interpelar, vir com falsas acusações não aceito. Não posso permitir que pessoas venham aqui insultar vereadores ou então interferir na sua fala, é regimental. Então vereador Moreira, vossa excelência leia aqui o artigo 24 e veja o que é de competência do presidente”, completou Cido. 

A sessão acabou pouco depois do vereador Eduardo Lopes usar a tribuna e em discurso contra o ex-vereador José Aprígio questionar se a esposa dele, Luzia Aprígio, conhecia realmente a pessoa com quem dormia nos últimos 20 anos. A resposta acalorada da vereadora foi instantânea. 

Helena A Bochete

Uma vergonha, uma baixaria, misturar a vida intima de uma mulher, representante de parte de nossos Munícipes. Eu nunca imaginei ouvir isto, dentro do Plenário de uma Casa de Leis, que está se tornando, uma Casa de Ataques de baixo calão, com total falta de urbanidade e respeito, pois o Vereador Eduardo Lopes, não contente em usar a Tribuna Legislativa, não para apresentar projetos para o povo, que lhes paga, mas, tão somente para, atacar a honra de José Aprígio, candidato da Oposição, o Edil sem escrúpulos, ADENTROU na VIDA ÍNTIMA da colega de Tribuna, Sra. Luzia Aprígio, constrangendo-a, ao colocá-la, em situação vexatória , quer como MULHER, quer como REPRESENTANTE do POVO, e o pior, como "PESSOA HUMANA", ao questioná-la frente ao grande público presente e virtual : “ Se, Luzia Aprígio, CONHECIA realmente a PESSOA com QUEM DORMIA nos ÚLTIMOS 20 ANOS” ?????…………….. Cumprimentos humanista PAZ, FORÇA e ALEGRIA !

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Aprígio recebe visita de Carlos Lupi, ex-ministro do Trabalho

Acompanhado de lideranças da Executiva Nacional e Estadual do PDT, Carlos Lupi, presidente...

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.