Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Tuco Pellegrino lança novo disco em Embu com show em junho

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 17/05/2016

Tuco

Divulgação Tuco Pellegrino, cantor, compositor e pesquisador

Show "Na Contramão do Progresso" em Embu das Artes será gratuito e integra uma série de lançamentos do novo álbum que traz sambas autorais em parceria com Monarco, Waldir 59 e compositores da nova geração de São Paulo e Embu das Artes

O sambista paulistano Tuco Pellegrino lança no domingo, 5 de junho, no Centro Cultural Professora Valdelice Aparecida Medeiros Prass, no Parque Pirajuçara seu primeiro disco autoral “Na Contramão do Progresso”. O álbum traz composições de Tuco com parceiros de sua geração, como Rafael Lo Ré, Paulo Mathias, Fernando Paiva e Daniel Pato Roco, que mora em Embu das Artes, e parcerias com nomes de peso, como Waldir 59 e Monarco. 

Este lançamento será especial para Tuco por contar com boa parte dos músicos que gravaram o disco em estúdio. “Vai ser muito emocionante, finalmente poder reproduzir ao vivo os sambas que gravamos com muito esmero na linguagem musical que acredito”, conta Tuco.

“Na Contramão do Progresso", além de nomear o novo álbum de Tuco Pellegrino, expressa o ideal que acompanha o sambista desde o início de sua trajetória: salvaguardar um jeito de fazer samba criado e propagado pelos antigos compositores nas escolas de samba, sambistas do morro e do asfalto, gênese desta que é a principal manifestação cultural do povo brasileiro.

Esta nova empreitada não é pautada pelo garimpo e pesquisa que destacaram o sambista em seus registros anteriores ("Cristina Buarque e Terreiro Grande ao vivo" e "Peso é Peso"). De forma inédita, apresenta sambas autorais em parceria com jovens sambistas, além de composições com gente de peso, como Waldir 59 (então sambista número 1 da Portela), e com o lendário mestre Monarco, que certa vez afirmou categoricamente: "É o garoto que vai dando continuidade às coisas da nossa Portela!”.

O disco tem direção musical de João Camarero, responsável também pelos arranjos, traz a participação de Roberto Seresteiro, da grande cantora Francineth, além dos já citados Waldir 59, Monarco e sua Velha Guarda da Portela. Em “Na Contramão do Progresso”, Tuco acena com propriedade para o futuro do gênero, de mãos dadas com sua tradição e seus fundamentos.

Sobre Tuco Pellegrino


Tuco Pellegrino, cantor, compositor e pesquisador. Faz parte do agrupamento Glória ao Samba, de pesquisa e resgate de sambas do passado quase extintos e é integrante da ala de compositores da Portela por intermédio de Monarco, sendo apontado pelo mesmo como a grande revelação no atual cenário do samba.

Participou do grupo Terreiro Grande, com o qual gravou dois CD’s ao lado de Cristina Buarque, “Ao vivo” (2007) e "Homenagem a Candeia” (2009).

Em 2010, Tuco Pellegrino lançou seu primeiro disco solo, "Peso é Peso”, com participações de Monarco, Cristina Buarque, Nelson Sargento, apresentando um repertório de sambas tradicionais e inéditos de grandes nomes do samba, como Ismael Silva, Cartola, Silas de Oliveira, Nelson Cavaquinho. O lançamento ganhou palcos em diversos teatros, como Rival (RJ), Palácio das Artes (BH), Sesc Santana (SP). Em 2014, Tuco Pellegrino participou do lendário Programa Ensaio, comandado por Fernando Faro na TV Cultura. Em 2015, teve participação especial no CD do mestre Monarco, “Monarco 80 anos – Passado de Glória”, na faixa "Fingida", disco vencedor do tradicional Prêmio da Música Brasileira.

Já se apresentou ao lado de lendas do samba como: Roberto Silva, Elton Medeiros, Nelson Sargento, Cristina Buarque, Wilson Moreira, Monarco e Velha Guarda da Portela.

SERVIÇO


Show Tuco Pellegrino e Monarco

Lançamento do disco “Na Contramão do Progresso" 

Domingo, 5 de junho, às 16h

Centro Cultural Professora Valdelice Aparecida Medeiros Prass / Sala Maria Clara Machado - Endereço: Avenida Aimará, s/nº, em frente à Praça Manoel Almeida dos Santos – Parque Pirajuçara – Embu das Artes

13/04/2017

Encenação da Paixão de Cristo de Taboão acontece nesta sexta (14)

A maior e mais tradicional Paixão de Cristo da região acontecerá nesta sexta-feira, 14, no...

12/04/2017

Em Taboão, Desfile de 7 de Setembro abordará “A Evolução da Arte do Mundo”

Após ouvir sugestões de diretores e vice-diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e...

09/04/2017

Prefeitura de Taboão inicia inscrições para o Coral da Cidade

A Prefeitura de Taboão da Serra abre neste mês de abril as inscrições para o Coral da Cidade....

06/04/2017

VIII Noite da Pizza da Músicos do Futuro acontece neste sábado em Taboão

A Associação Músicos do Futuro, entidade parceira da Prefeitura de Taboão da Serra, realiza...

06/04/2017

Ucrânia e sua arte Milenar: Exposição é destaque no Itapecerica Shopping

De 8 a 22 de abril, o Itapecerica Shopping receberá a exposição “Pêssankas: Ucrânia e sua arte...

26/03/2017

61ª Paixão de Cristo será encenada no Parque Hortênsias dia 14

Já está tudo praticamente pronto para a maior e mais tradicional encenação da Paixão de Cristo...

24/03/2017

Alcionei Miranda assume Indústria e Comércio de Embu das Artes

O advogado Alcionei Miranda Feliciano assumiu a recém criada Secretaria de Indústria e Comércio...

17/03/2017

Peça de teatro mostra vida de jovem negro e gay na periferia de Taboão

O espetáculo teatral “Picumã: asas de passarinho preto” conta a história de um jovem negro e gay...

15/03/2017

Prefeitura de Itapecerica homenageia servidoras no Dia da Mulher

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Administração,...

24/04/2017

Dr. Alcionei Miranda reage a assalto em sua casa e leva tiro na perna

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Embu das Artes, advogado...

24/04/2017

Moradores do Parque Santa Adélia em Itapecerica, sofrem com assaltos frequentes

Moradores do Parque Santa Adélia em Itapecerica da Serra, são vítimas constantes de bandidos,...

24/04/2017

Festa da Divina Misericórdia: Hoje Jesus volta o Seu olhar para nós

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.