Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Invasão nas margens da BR 116 avança diariamente em Embu e já tem centenas de barracos erguidos

Por Sandra Pereira | 15/05/2016

invasao

Sandra PereiraInvasão em terreno nas margens da BR 116 aumenta a cada dia e não tem participação do MTST ou MST

Uma verdadeira “cidade” formada por barracos de lona e madeira está sendo erguida num grande terreno localizado às margens da rodovia Régis  Bittencourt, na altura do posto do 22, em Embu das Artes, na pista que segue para Taboão da Serra. A área foi invadida por moradores de Taboão e Embu. A cada dia novos barracos são construídos no local. Até o momento não houve nenhuma tentativa de retirada das famílias do local.   

Apesar de ninguém confirmar que são os responsáveis pela invasão o que se sabe é que ela não conta com a participação dos movimentos tradicionais da luta por moradia como o MTST ou o MST.  

“É uma invasão particular. Não é dos movimentos que são habituados a fazer isso”, afirma uma pessoa que também construiu barraco no local.

Quem passa nas margens da BR pode constatar diariamente o aumento das construções de madeira e lona no local. Também é possível observar a demarcação de áreas e a separação de lotes. Na parte abaixo da área invadida onde ficam estacionados dezenas de veículos é possível constatar a intensa movimentação de carros transportando tábuas de madeira para erguer os barracos. 

O Jornal na Net apurou que existem pessoas cobrando R$ 500,00 para permitir a construção de barracos no local. A área é extensa e praticamente plana. Possuiu bastante árvore e vegetação. Anteriormente era ocupada unicamente por outdoores e uma espécie de depósito de palet. Agora se transforma numa cidade de lona e barracos de madeira que cresce diariamente na beira da rodovia como alternativa para quem sonha em deixar o aluguel e conquistar sua moradia própria.

Invasões em Taboão da Serra 

Em Taboão da Serra há relatos de invasão de ao menos dois terrenos. Um deles fica nas imediações do Assai Pirajuçara e o outro na Vila Francisco Remeikes, na entrada do local pode-se ler a inscrição Ocupação Nova Moradia. Os vizinhos de ambas as invasões criticam as práticas.  


29º

Evandro

Todos tem que querer sim comprar e ter seu imovél, mesmo com pais em crise ou não eu luto desdo meus 18 anos de idade e sonhei com minha casa própria, não existe esse que um precisa e outros não. O Brasileiro tem que ter coragem de encarar um ônibus lotado e correr atrás do seu que devagar conquista, não da é pra invadir o terreno do outro e acha que é dono, por isso que essa pais esta uma merda. Levanta a cabeça e bora trabalha que um dia vai.

28º

Tem muita gente se aproveitando da situação, tem casa carro incluisive casa de aluguel. Se for fazer uma balanço tem pessoas que realmente precisam de uma moradia não que seja correto invadir o que é dos outros más há aproveitadores se gabando de lucros recebidos ou para receber. sóacho

27º

JAIR FERREIRA DE TOLEDO

Pessoal,tenho casa propria,paguei durante 20 anos e a prestação era de 30 trinta por cento do meu salario,comprei o terreno e construi aos poucos,muitas vezes deixei de comprar roupas ou passei para poder pagar as prestações da casa.Hojé pessoas não param em empregos,tem carros,mais casa não tem.moram com parentes.A Prefeitura da cidade precisa ajudar estas pessoas construindo casas e que as prestações sejam de 30 trinta por cento do salário da péssoa.

26º

Trinidad

Eu não tenho casa própria, mas eu não tenho medo de trabalhar.. não tenho coragem de invadir o que não é meu para conseguir vantagem. O Terreno tem dono sim.

25º

MARCOS SOUZA

SOCORRO ESTÃO DESMATANDO A UNICA ÁREA VERDE QUE TEMOS EM TABOAO DA SERRA UM CRIME ÓRGÃOS PÚBLICOS AJUDEM ONTEM PRESENCIEI O DESMATAMENTO DE VARIAS ARVORES POR INVASORES DE TERRA AJUDEM A UNICA AREA VERDE QUE TEMOS ENDEREÇO DA INVASÃO FINAL DA AV CASTELO BRANCO JARDIN TRES MARIAS COM PARQUE LAGUNA.

24º

ROGERIO

Olha eu venho aqui em nome de alguns moradores da invasao , falar que tem muitos moradores que realmente nao tem casa propria e precisam de moradias dignas ,onde vejo no dia a dia muitos pais de familias no local sonhando com sua casa propria , quem de voces nunca sonhou com a casa propria;

23º

Jayme

Pessoal, me desculpem,esta errado. Não é com invasão que se resolve. A verdade é que todos querem levar vantagem. Até acredito que alguns ali precisem, mas a grande maioria esta esperando quanto vão lucrar com a indenização. Invadir Áreas com localização ruim ninguém quer né.....

22º

Lilia

Boa tarde !! O pessoal tá falando do governo q governo e esse q deixa o povo sem casa sem condições sem trabalho o governo so rouba enquanto tem muitas familhas na miseria morando debaixo da Ponte ,com serteza quem está falando mal tem um teto para morar e não pensa ninguém eu apoio e o resto q se exploda junto com a Dilma.

21º

Sheila

Muitos mete a língua porque não cabe na boca porque tem muitas pessoas que está lá e porque precisa porque ninguém vai sai da sua casa 3 horas da manhã na chuva com seus filhos pra fazer bonito a mãe não vai se expor o seu filho nessa situação se não precisasse e muitos que mete a língua e porque tem a sua casa e a gente já paga tanto imposto que é o mínimo que merecemos uma moradia agora que está metendo o pau procura ajuda o próximo que já está bom de mais

20º

claudia

Alguem sabe informar se este terreno tem sono? Se os iptu estao sem pagar? Pq a conversa é que os imposto está sem pagar e que o dono faleceu Pra prefeiturar nao pegar os invasores invadiu

19º

Any

Galera Desculpa ai pra quem não tenha coragem de entrar nessa ... Parabéns quem tem seu imóvel financiado em mas de 200 mil vezes parcelados, estão trabalhando até o final de suas vidas para tentar quitar seu imóvel, isso é se o Governo não vier tomar seu imóvel por fata de pagamento em dia ... Por isso eu não sou contra a invasão ....se os governantes estivesse realmentes preocupados

18º

Vinicius da Silva Soares

Cada lugar recebe um valor e esse valor determina que tipo de sociedade deva ali se instalar,por isso pode se dizer que o urbanismo praticado no Brasil é excludente mas não podemos julgar o urbanismo em si porque seria dar vida aquilo que não tem o urbanismo não tem vida,o que é excludente mesmo é a sociedade,por isso a cidade não só recebe pobres ela cria pobres pela forma como ela é.

17º

Simone Soares

Gente todo terreno e casa tem iptu e carros ipva, levamos a vida toda pra comprar e construir mas na real nunca é nosso de verdade, esse terreno não foi pago os impostos devidos, melhor a invasão de pessoas que realmente precisam do que a grande bosta da prefeitura tomar, favelado e ladrões não se fazem só de favelas, isso é uma questão de dignidade, não comunista, parem de falar essas merdas, de que bandidos só tem em favelas, seus ridículos, eu apoio sim a invasão, só não acho certo ficarem cobrando de um espaço que nunca foram deles, aproveitando de situações famíliares.

16º

Thais

Ralmente tem pessoas que não precisa ,mais tem muitas que nessecitam de uma moradia ,e não tem condições de ter um teto pra morar. Com seus filhos ,parem de ser ridículos e de se preocupar com o próprio carro pq não tem como passa ,. AF o por isso esse pais não vai pra frente com tantas pessoas ridículas com pensamentos tao nojentos igual a augumas ai ,.

15º

Ka

Moro próximo ao local da invasão, onde já é considerado município de Taboão da Serra, mas posso afirmar que esse invasão está afetando a vida de todos que moram na região. Ofereceram um "terreno" de 2X2 m² pro meu irmão, por 300,00 em uma tentativa dele de chegar em casa, onde os carros foram obrigados a parar por conta dos carros estacionados e passagem de pessoas com madeira pelo meio da rua. Concordo que todos tem que ter direito a moradia e que é mais difícil para algumas pessoas, mas isso não justifica invadir o terreno de alguém.

14º

Kelly

O pior é ver que alguns integrantes e ocupação possuiem os veículos mais caro do que um terreno na região. Será que realmente todos que estão ali realmente precisa. Invadiram uma área que era destinada a reserva ambiental, onde estão as autoridades ...

13º

Bruno Aparecido Almeida do Carmo

Para quem acha que é favela, está muito mau informado. Alí tem pessoas que já tem residência e família, ou mesmo pessoas que moram de aluguel e não possuem condições para financiar ou comprar um imóvel, a invasão é somente para garantir a terra, a maioria que está ali tem o interesse de construir após a legalização. assalto só se for na prefeitura com super faturamento de obras e nenhum financiamento na educação, tem que retirar é a língua de pessoas que só vê o próprio nariz só pq tem casa e outros bens. Antes de todos vocês julgarem, vá lá e veja a realidade, não fique escondido atrás de um computador fingindo fazer democracia!

12º

cassio

esse dias ia passando e tinha uma amarok do lado da barraca acredita tipo de pessoa q nao precisa mais mesmo assim vaila tormenta fazer bagunça, no fim de tudo quem perde samos nos que moramos perto pois vai vira um robo uma favela omde eles vao roba depois corre pra dentro da favela. tem q acaba com isso tudo

11º

Evandro

E quando a prefeitura vai tomar uma decisão de retirar essas pessoas? Por logo logo vamos ter muitos assalto nessa região pessoas que fazem favela e depois vai até a beira da estrada para roubar as outras. Não tem nenhum dono esse terreno alguém precisa resolver isso.

10º

HORRORIZADO

ISSO É ROUBO DE TERRAS E O GOVERNO NÃO FAZ NADA , CAMBADA DE VAGABUNDOS EU TRABALHEI MUITO PARA COMPRAR MINHA CASA , VÃO TRABALHAR ....

Josias faria

A falta de lixo ao redor dos barracos já indica a ausencia de moradores, parace mais um daqueles casos de máfia de desapropriação de terrenos. CHUPA BRASIL "UM PAÍS DE TODOS"

Neide

Ouvi dizer que as proximas terras que serão invadidas é a Fazenda Santa Teresa, no parque laguna. Penso que as autoridades deveriam apurar e tomar providências...

Tata

Meu deus o lugar esta virando um lnferno.esse povo não respeita mais nada, furtaram a escola. Roubaram carro.e pessoas que já é moradores do lugar a alguns anos estão cendo roubados quando saem para trabalhar espero que isso acabe logo.e o responsável pelo terreno tome posse.novamente e volte a ser oque era antes.

Gabriel Rezende

Sim galera, eles tem condições de viver em outros lugar, vivem lá em casas de madeiras pequenas que estão para cair e esperando a policia chegar  a qualquer momento por diversão. Galera, vamos largar de ser idiotas. Ninguém faria isso se não você necessário. Vocês fariam?

........

Não tem mais como andar nem na calçada,por causa dos carros em cima dela, sem contar com os roubos que estão tendo, até a cantina da escola roubaram tudo o que tinha lá. E ainda uma pessoa cobrando para construir numa área que ela mesmo invadiu, isso é uma vergonha.

Maria de Fatima

Concordo plenamente com o Trinidad, moro no bairro e estou tendo problemas para passar na rua com o meu carro pelo tanto de carro estacionado e carros melhores que o meu que levanto cedo para trabalhar e não tenho tempo para ficar se ocupando do que é dos outros, cadê o prefeito e vereadores do Embu? Quando vão tirar esses barracos?

Maria de Fatima

Moro no bairro, e a rua da minha casa está cheia de carros, tem horários que é difícil sair pois utilizam os dois lados da rua, carros muito melhor que o meu que acordo cedo para trabalhar, ficam o dia todo várias pessoas, será que não trabalham, muitas crianças, cadê o conselho tutelar, cadê o prefeito e vereadores dessa cidade? Há anos pedimos uma creche e um posto de saúde, aí falavam que não podia pois era reserva, agora pode?! Indignada com a situação.

Delcio

Eu fico me perguntando o que estão esperando para poder acabar com essa patifaria, ora o nome já diz tudo invasão, deve ser combatida com rigor e energia, e pior tem politico por traz dessa invasão sera que e por conta disse que não fizeram nada ate agora ?????

Trinidad

O mais curioso é que a beira da ocupação só se vê automóveis bons. Será que são mesmo pessoas que querem sair de um aluguel que não tem condições para pagar... ou que se usar da "esperteza" para angariar patrimônio próprio as custas do patrimônio alheio? Será mesmo que é necessário invadir o que é dos outros para sair do aluguel? Será mesmo que é mais digno viver num local invadido do que trabalhar duro para ter onde morar?

21/09/2017

Corpo de Bombeiros conteve princípio de incêndio na cozinha da Sercom, em Taboão

Um foco de incêndio cuja causa ainda não foi identificada, na cozinha do refeitório da empresa...

19/09/2017

"Encontro" de motoqueiros tira a paz de moradores do Saint Morritz aos domingos

Faz três domingos consecutivos que os moradores do jardim Saint Morritz, em Taboão da Serra,...

18/09/2017

Boehringer Ingelheim abre vagas de estágio na unidade de Itapecerica da Serra

A Boehringer Ingelheim, empresa de origem alemã que está entre as principais farmacêuticas do...

17/09/2017

Pai da deputada Analice, seu Avenir Fernandes, morre aos 79 anos

O pai da deputada estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Analice...

17/09/2017

PhotoTruck da ImageMagica levou fotografia e reflexão a alunos de Embu

“Você pode ser fotógrafo em casa, precisa apenas de olhar”. É como Gabriel, aluno de Osasco...

15/09/2017

Prefeitura de Taboão e Sebrae oferecem palestras de empreendedorismo

Se você é empresário ou pretende abrir o próprio negócio, uma boa oportunidade é participar das...

14/09/2017

Incêndio destruiu Centro de Distribuição dos Correios de Itapecerica da Serra

A sede do Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) dos Correios de Itapecerica da Serra, situada...

12/09/2017

Negar o próprio sofrimento é uma das razões que podem desencadear o suicídio

O suicídio é uma consequência extrema de questões não problematizadas. É desta maneira que o...

07/09/2017

Público lotou arena Multiuso no desfile de 7 de setembro em Taboão da Serra

Os alunos da rede pública de Ensino de Taboão da Serra fizeram bonito no tradicional desfile de...

05/09/2017

Itapecerica da Serra está de luto pela morte Maurício Rocha, da Defesa Civil

O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Itapecerica da Serra,...

22/09/2017

Alunos de Panificação da Escola de Gastronomia encerram curso com chave de ouro

Cinco deliciosas receitas foram apresentadas à banca avaliadora pelos alunos que finalizaram o...

22/09/2017

Polícia prende seis pessoas suspeitas de integrarem quadrilha de roubo de cargas

A Polícia Civil conseguiu efetuar a prisão de seis pessoas na noite desta quarta-feira (20), em...

22/09/2017

Criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana avança em Taboão

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 14...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.