Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Esporte

Melhor enxadrista cego do Estado é de Taboão da Serra

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 12/05/2016

xadres

Charles Eliseu Renato Barbosa de Almeida é o melhor enxadrista cego do estado de São Paulo 

Taboão da Serra está no topo da lista paulista de Xadrez para Cegos. O responsável por este feito é Renato Barbosa de Almeida, 21 anos, morador do Jardim Saint Moritz. Ele frequenta o Centro de Apoio e Integração ao Deficiente Visual e Auditivo (CIADEVA), onde participa de inúmeras atividades, como aulas de dança e artesanato.  

O garoto aparentemente tímido coleciona uma infinidade de medalhas e troféus. Uma das últimas conquistas foi o Prêmio Fabiana Sugimori, que homenageia os melhores atletas do ano de 2015. A entrega da medalha aconteceu em Taubaté, durante a abertura oficial dos VI Jogos Paulista de Desporto Para Cegos. 

Nascido na Bahia, Renato ficou cegos aos dois anos de idade, porém a deficiência nunca foi uma barreira. “Já tentei de tudo: karatê, judô, goalball (futebol para cego). Agora quero fazer natação e cursar Tecnologia da Informação”, disse. Quando questionado sobre o xadrez, ele afirma que, no começo, sempre perdia as partidas. “Sempre ganhavam de mim. Até que em 2009 machuquei o braço e precisei ficar cinco meses em casa. Aproveitei para treinar e jogava muito pelo computador”, afirmou.

Desde então, raramente perde uma partida. “Renato é ótimo em exatas e principalmente em raciocínio lógico. Ele consegue memorizar todas as peças de xadrez e jogar sem tabuleiro”, declarou Josafá Ferreira da Costa, professor do CIADEVA. Já a diretora Marcia de Jesus Temoteo, define que o jovem tem um futuro promissor no xadrez. “Inclusive já existem pessoas e instituições observando o trabalho de Renato para patrociná-lo”, disse.

Para o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, João Medeiros, tanto Renato, quanto o trabalho desenvolvido pelo CIADEVA são exemplos a serem seguidos. “Nossos alunos e professores tem feito à diferença e mostram que nada é impossível quando se tem dedicação e determinação. Por isto que apoiamos e incentivamos uma educação inclusiva de fato”, afirmou. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUC), da Prefeitura de Taboão da Serra, tem apoiado Renato e a equipe de goalball a participar das competições. Além de doar uniforme, a SEDUC pagou as passagens para as equipes participarem dos últimos torneios.

Serviço:


CIADEVA

Av. Brasil, 1146, Jardim América. 

Telefone: (11) 4787-2814

ciadeva@taboaodaserra.sp.gov.br / ciadeva@educataboao.com.br

10/01/2017

Cats vai jogar com Internacional de Porto Alegre na Copinha

09/01/2017

Cats empata com o Ceará e se classifica para a próxima fase da Copinha

05/01/2017

Cats vence Luverdense por 2x1 e estreia com vitória na Copa São Paulo

03/01/2017

Cats estreia nesta quarta-feira na Copa SP jogando em casa

29/12/2016

Reforma inacabada cancela entrega do campo de Futebol do Jardim Silvia

28/12/2016

Gabiru é apresentado no Cats: "Falaram que eu tinha morrido"

22/12/2016

Cats é Tetracampeão em partida contra o São Bento na Copa São Roque

15/12/2016

Adriano Gabiru é o novo integrante do Cats para a o Paulista A3

16/01/2017

Oportunidade de emprego em Embu das Artes; Confira as vagas

15/01/2017

Proprietário de área invadida no Embu tenta acordo com famílias para desocupar

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.