Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Fernando Fernandes acusa Evilásio de ser mentiroso e mau caráter e reclama de ataques contra sua família

Por Sandra Pereira | 19/04/2016

FF_1

Sandra PereiraPrefeito desferiu críticas contra adversários e reclamou de ataques contra  a sua família

Já faz tempo que o prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes, e o ex-prefeito Evilásio Farias travam uma queda de braço na disputa política que protagonizam na cidade. Nos últimos meses o ex-prefeito Evilásio vem usando sua página no Facebook com frequência semanal para fazer críticas a Fernandes e a sua esposa, a deputada Analice Fernandes. Nesta segunda-feira, 18, o prefeito reagiu após a publicação de um jornal citando a deputada e numa entrevista coletiva chamou Evilásio Farias de “mau caráter” e “mentiroso”. Acusou o antecessor de fazer política suja, em prejuízo ao debate de propostas, e apresentou cópias de processos e sentenças que obrigam Evilásio a devolver dinheiro, bloqueiam bens, e segundo ele, impedem a participação do ex-prefeito na disputa eleitoral, já que o deixam inelegível. Além disso, Fernandes voltou a lembrar que o Tribunal de Contas remeteu as contas de 2012 do ex-prefeito para investigação pelo GAECO. A reportagem do Jornal na Net ligou diversas vezes para o ex-prefeito Evilásio Farias a fim de comentaras declarações, mas ele não atendeu e nem retornou as ligações.

“Vou fazer uma coisa que eu não gosto que é falar do mandato dos outros. Mas essa semana tivemos um jornal e o Evilásio fez um vídeo citando uma funcionária do gabinete da vice-presidência e não da Analice. Agora o Evilásio vem querendo envolver a funcionária e a Analice no episódio da merenda. Isso não tem nada haver. Depois ele vem querendo envolver a Analice nas doações feitas pelas empresas da Lava Jato. Está mais do que provado que ela  recebeu dinheiro do governador e do DEM e não dessas empresas. Depois ele fala do episódio dos ovos de Páscoa. Tudo isso feito de maneira mal intencionada”, afirmou o prefeito.  

Fernandes foi categórico em afirmar que Evilásio quer passar mentiras para o povo de Taboão da Serra. Disse que não responde a processos de improbidade e outros crimes, nem a deputada Analice e lembrou que o seu antecessor tem vários.  Começando pela IACTA o prefeito relacionou processo mostrando problemas durante a contratação, citando prejuízos à cidade e determinando a devolução de R$ 65 milhões aos cofres municipais.

O prefeito também mostrou documentos de processo sobre a contratação da empresa Vivo Ambiental pela prefeitura de Taboão. Ele citou que nesse processo o Ministério Público chamou de quadrilha os gestores do contrato e determinou o bloqueio de bens dos mesmos. Além disso, segundo Fernando Fernandes a Justiça cita “organização criminosa para fraudar licitações”

Fernandes lembrou que Evilásio teve sete contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Citou que o ex-prefeito só teve aprovadas as contas 2005 e as demais  foram  todas rejeitas. 

“Enquanto ele esteve no poder, conseguiu reverter a rejeição das contas na Câmara, mas as contas de 2009, 2010 e 2011 foram reprovadas pela Câmara Municipal. As contas de 2012 são as mais graves e problemáticas. Apresenta erros absurdos, entre eles a falta de aplicação de na educação, falta de recolhimento do INSS, FGTS e PIS / PASEP. Isso é apropriação indébita, isso aqui dá cadeia. Sem contar as contas que não constavam na contabilidade, a falta de conciliação bancária e a movimentação de R$ 12 milhões referentes a saídas desconhecidas e não contabilizadas no banco. Ou seja, sumiram com 12 milhões da prefeitura”, observou.

O prefeito disse que foi em razão dos erros apontados nas contas de 2012 que o Tribunal de Contas, por meio do relator Dilmas Ramalho, decidiu remeter o relatório para investigação pelo Grupo de Combate a Corrupção do Ministério Público, o GAECO.

Fernando Fernandes afirma que o ex-prefeito também está envolvido na desapropriação da avenida Vida Nova, que a administração atual entende ter sido feita de forma de fraudulenta. “No entendimento do nosso corpo técnico essa desapropriação foi feita de forma fraudulenta. O Ministério Público entendeu que houve prejuízo e pediu o bloqueio de bens dos diretores. Nós não fizemos nenhuma ação contra os cooperados. A fraude foi um ato praticado pelo presidente da Cooperativa e o Evilásio. A ação é contra o Aprígio, os diretores e o ex-prefeito Evilásio. Não temos nada contra os cooperados”.

Outro alvo de críticas do prefeito Fernando Fernandes é o jornalista Mário de Freitas, ex-secretário de Comunicação de Evilásio Farias e atualmente braço direito do ex-vereador José Aprígio. O prefeito reclamou do fato dos jornais editados por Mário de Freitas conterem acusações contra ele, sua esposa, filho e cunhados. Disse que o jornalista se ressente por causa de um processo que deixou seus bens bloqueados e afirma que não é procurado para responder às denúncias. O prefeito chegou a afirmar que Mário estaria a serviço da oposição ao seu governo, ou seja, do ex-prefeito Evilásio Farias e do ex-vereador e pré-candidato a prefeito José Aprígio.

“O Mário de Freitas é coordenador da campanha do Aprígio, todos sabem disso. E ele tem essa raiva de mim, faz esses ataques contra minha pessoa porque a prefeitura processou ele e ele teve seus bens bloqueados”.

O jornalista Mário de Freitas que disse que vem realizando um trabalho jornalístico na cidade denunciando problemas na atual administração que são levadas ao conhecimento do jornal pela população. Ele negou ter feito ataques pessoais contra Fernandes. Disse que não tem nada pessoal contra o prefeito até porque ele não o conhece pessoalmente e nem frequenta a casa dele.

"Não sou coordenador de campanha de Aprígio. O que eu faço é um trabalho voluntário, pois sou simpático ao Aprígio. Até agora não recebi nenhuma proposta de coordenação, mas se isso acontecer vou aceitar e deixarei de ser jornalista, como já fiz antes quando coordenei outras campanhas", afirmou.

Ele disse ainda que sempre tenta ouvir o prefeito antes de publicar as matérias, mas nunca recebe resposta. "Tenho todos os emails comprovando os contatos e tentativas de ouvir o prefeito pela  Secretaria de Comunicação. Aproveito para pedir ao prefeito uma entrevista exclusiva pra gente poder esclarecer várias dúvidas dos processos de improbidade do prefeito", finalizou.

Roberto - Pirajuçara

Uma pena que a política esteja assim, cheia de trocas de acusações. Lamentável. Aliás, quando é que vão retirar os ambulantes da Estrada Kizaemon Takeuti que infestam as ruas, será que todos têm licenças ? Qual a razão deles ocuparem as calçadas impedindo a livre circulação de pedestres ? O que a Vigilância sanitária faz para coibir a venda de alimentos em pontos de ônibus conforme matéria já publicada neste jornal ? A quem interessa a permanência de ambulantes no local ??? Perguntas sem respostas desde 2001 !!!

antonio carlos

E triste ver um prefeito querendo se justificar e acusar outros politicos de mentiroso ou qualquer outra coisa. Eu como cidadão e morador de taboão fico indignado quando um prefeito que foi eleito para levar no minimo o direito de o morador ir e vir de sua residênsia e o no bairro onde vive, mas, não oque acontece no Jardim Roberto que era um bairro bom de se morar. Moramos em um cidade dormitório onde não temos nenhuma opção de bons empregos e nos fins de semanas temOS que conviver com esse inferno de PANCADÃO promovido pela bar do João barraqueiro que aliado politico de SR Fernando Fernandes.

Denise

Mas como assim,o ex-prefeito Evilásio está envolvendo a Deputada Analice e sua assessora fantasma com o escândalo das merendas do Governo Estadual de São Paulo? Quem fez essa matéria foi a respeitada revista Carta Capital, eu vi através do link desta matéria disponibilizado na página do ex-prefeito Evilásio ... E não me parece que foi o Evilásio que mandou publicar ....

26/09/2017

Governo lança hoje programa para aumentar renda do Bolsa Família

Para estimular o aumento da renda dos beneficiários do Bolsa Família, o governo lança hoje (26)...

24/09/2017

Itapecerica debateu enfrentamento da Violência contra as Mulheres

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itapecerica da Serra, por...

23/09/2017

Câmara de Taboão aprova Programa Municipal de Regularização de Edificação

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na tarde da última terça-feira, dia 19, o Programa...

23/09/2017

Prestação de contas da Saúde acontece na quarta, dia 27, na Câmara de Taboão

A Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Taboão da Serra realiza na próxima...

23/09/2017

Projeto Vizinho Solidário visa melhorar segurança em Taboão da Serra

A segurança pública é um dos temas que mais vem recebendo atenção da Câmara Municipal desde o...

22/09/2017

Câmara de Embu discute taxa de cemitérios e transporte intermunicipal

A Câmara de Embu das Artes aprovou na sessão na quarta-feira, dia 20, requerimento para que o...

21/09/2017

Comissão de Finanças da Câmara recebe prestação de contas da prefeitura

A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Taboão da Serra, presidida...

21/09/2017

PSB inaugura nova sede em Itapecerica da Serra nesta sábado, 23

O PSB (Partido Socialista Brasileiro) irá realizar neste sábado (23), a solenidade de...

20/09/2017

Câmara de Itapecerica aprova projeto onde parte da arrecadação vai para GCM

Um Projeto de Lei criado pelos Vereadores Márcio Roberto e Vereador Zecas de Itapecerica da...

18/09/2017

Itapecerica da Serra realizará Audiência Pública do PDUI no dia 7 de outubro

Os municípios de Itapecerica da Serra, Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Juquitiba, São...

26/09/2017

Sete em cada dez brasileiros não praticam atividade física, mostra Pnud

Levantamento inédito feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) revela...

26/09/2017

Governo lança hoje programa para aumentar renda do Bolsa Família

Para estimular o aumento da renda dos beneficiários do Bolsa Família, o governo lança hoje (26)...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.