Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Políticos da região comemoram continuidade do impeachment da presidente Dilma

Por Sandra Pereira | 18/04/2016

FF

Divulgação - FacebookPrefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes, comemorou no Facebook a continuidade do impeachment da presidente Dilma

Moradores e lideranças políticas das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica pararam para acompanhar a votação do prosseguimento do impeachment da presidente Dilma Rousseff na  Câmara dos Deputados, neste domingo, 17. Assim como aconteceu em todo o país as pessoas se dividem entre favoráveis e contrárias ao afastamento da presidente. Em Taboão da Serra a aprovação foi celebrada com fogos de artifício, som estridente buzinas, panelas, apitos e luz piscante. A maior comemoração aconteceu na região central. Em Embu das Artes a torcida pró- impeachment também fez festa em vários cantos da cidade, parecia ser final de copa mundo. A mesma celebração se espalhou em vários bairros de Itapecerica.

 Agora todos se perguntam qual será o próximo passo. Na prática processo de  impeachment da presidente agora avança para o Senado Federal, e pode durar mais de seis meses até que seja concluído. O placar final foi de 367 votos a favor do impeachment e 137 contra, além de sete abstenções e duas ausências.  

“Momento histórico, começamos a enxergar a luz no final do túnel. Finalmente, a presidente Dilma poderá ser julgada pelo Senado”, postou em sua página no Facebook o prefeito Fernando Fernandes.  

Maior articulador do PMDB de Embu e integrante da campanha de Ney Santos a prefeito da cidade, o advogado Fábio Pereira, comemorou a decisão da Câmara postando foto em sua página no Facebook com Michel Temer, a quem chamou de presidente.  

Ney Santos também comemorou a decisão em sua página. Disse que a votação trouxe esperança aos que estavam desacreditados. “Fico feliz por saber que faço parte desta luta, não aceitamos o governo deste PARTIDO CORRUPTO sobre nossa cidade, estado e nação”, comemorou. 

Por outro lado, políticos contrários ao  impeachment como o ex-vereador de Taboão da Serra, Paulo Félix, que também é líder do MST na cidade, prometeu lutar contra a saída da presidente em sua página no Facebook. "Acompanhando a votação em Brasília. Não vai ter golpe vai ter luta", disse.

Dilma é acusada de cometer crime de responsabilidade, previsto na Lei do Impeachment (lei 1.079/1950), ao autorizar supostas manobras contábeis chamadas de pedaladas fiscais. Elas se caracterizam pela prática do Tesouro Nacional de atrasar intencionalmente o repasse de dinheiro para bancos (públicos e privados) e autarquias (por exemplo, o INSS) a fim de melhorar artificialmente as contas federais. 

A defesa da presidente, apresentada pelo advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, nega a existência de crime de responsabilidade e, por isso, diz que o pedido de impeachment é golpe. Segundo a defesa, o atraso no repasse de dinheiro a bancos, por exemplo, é prática comum em todas as esferas do Poder Executivo e não é grave a ponto de interromper o mandato de um presidente eleito democraticamente.

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

10/10/2017

Parecer do relator de denúncia contra Temer deve ser lido nesta terça

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.