Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Escola Jardim Montesano, em Itapecerica é interditada após sofrer dois tremores nesta terça-feira

Por Karen Santiago | 21/09/2010

015 350_2.JPG

Escola Jardim Montesano é interditada novamente

A Escola Estadual Jardim Montesano, localizada na rua Oceania, próximo ao 25º Batalhão de Polícia, em Itapecerica da Serra, cheia de rachaduras, mostrada com exclusividade pela reportagem do Jornal na Net em março sofreu dois tremores fortes nesta terça-feira. Os estudantes foram retirados de lá às pressas. Segundo vários relatos recebidos pelo Jornal na Net a situação na escola só piorou assim como o medo dos estudanetes, pais e professores de que aconteça uma tragédia no local.

“Quem sentiu mesmo foi a professora que estava na sala de informática com a turma da oitava série, ela ficou em estado de choque. Tremendo não conseguia falar. Eu só ouvi um barulho muito forte às 8h30 até pensei que era trovão, por causa da chuva de ontem. Foi então que todos os alunos correram desesperados para a sala da diretora que precisou liberar todo mundo”, contou o aluno Daniel Ferreira.

Várias paredes da escola apresentam rachaduras, as rampas de acesso ao piso superior estão balançando, o muro que cerca a escola ameaça desabar, a sala de informática, cuja situação é considerada a mais crítica estava totalmente interditada, mas após a visita do engenheiro contratado pelo Estado foi constatado que as rachaduras que o prédio apresentava eram normais e estavam dentro dos padrões de dilatação.

Por conta desse laudo, apesar de todas as rachaduras a escola continuou funcionando normalmente. Agora resta saber o que irá acontecer já que o medo dos estudantes e professores só aumentou.

Segundo o Coordenador da Defesa Civil de Itapecerica da Serra Maurício Rocha, a empresa contratada afirmou que em 60 dias as medidas seriam tomadas, mas nada aconteceu. “No início do ano, as rachaduras apareceram e tomamos todas as providências, interditamos a escola. Mas, o engenheiro interditou somente uma parte com tapumes, mas como o período letivo estava próximo, as aulas retornaram”, explicou.

De acordo com Maurício Rocha, a escola permanece interditada até que um engenheiro realize a análise da estrutura e compactação do solo. “O engenheiro deve assumir os riscos civis e criminais, antes disso a escola continua interditada”, afirmou o coordenador.

A situação precária da escola construída há apenas seis anos, numa parceria entre a prefeitura de Itapecerica e o governo do Estado provoca indignação e revolta na comunidade escolar. Alunos da escola afirmam que as primeiras rachaduras apareceram há quatro anos e  se intensificam cada vez mais.

“Este mês, as rachaduras estão maiores. O maior problema com as interdições é ficar sem aula, quando isso acontece não há reposição. Por este motivo meus pais pensam em me transferir de escola, afinal por não ter todas as aulas, fico com o rendimento baixo. Providências precisam ser tomadas, porque a qualquer momento a escola pode desabar”, justificou Daniel.

Ellen Perez dos Santos mora em frente à escola e conta que a construção foi feita as pressas. “Começaram em janeiro e entregaram em outubro, nos moradores tivemos que fazer um abaixo assinado para a construção do muro, porque até o final da obra o muro não existia”, afirma lembrando que os problemas começaram dois anos após a obra acabar.

Cabe à coordenação de ensino remanejar os alunos para outra rede de ensino. A escola permanece interditada e não tem previsão para o retorno das aulas.

O outro lado

Apesar da gravidade dos problemas na estrutura da escola Montesano a Secretaria Estadual de Educação afirmou que não poderá resolver o problema sem antes confirmar qual foi à análise do engenheiro. “Um engenheiro já foi encaminhado à escola nesta tarde e assim que obtivermos maiores informações responderemos todos os questionamentos”, explicou a assessoria de imprensa.

Veja mais fotos da estrutura da escola:

008 350_1.JPG

010 350_1.JPG

rafael luz

ernando seu irmao josinaldo estudou cmg durante mt tempo, e alem de nao ser um bom aluno, ajudava a depredar a escola, hj a escola é conceituada uma das melhores escolar de itap tanto na estrutura quanto no ensino

ernando jose dos santos

meu irmão Josinaldo jose dos santos frequentava esta escola e so reclamava de suas rachaduras

anonimo

a escola ja esta beim melhor agora pois ja foi reformada ou quase reformada no mais certo esta em reforma pois digo isso porque sou aluno de la e a escola nao esta mais em risco e a escola tem professores muito bons é beim melhor doque varias escolas por ai

winston

escola nota 10

matheus

escola nota 10

mailani souza da silva

só corrigindo uma coisa a professora não estava na sala de informatica e sim na 8ºA ao lado da minha sala 1ºA ...talvez esses tremores estão ocorrendo porque a escola foi construída em cima de uma mina de agua onde os moradores da comunidade lavavam suas roupas...

José Sudaia Filho

Karen, digo a você o mesmo que disse à Rose do Portal numa matéria dela 'foto sem legenda não é notícia, mas sim decoração e só demonstra desleixo e preguiça do repórter ou do veículo. Um jornal eletrônico como o JornalnaNet pode resolver isso, não é? Melhoraria muito para nós leitores.' Perdoe o tom irado, mas ele corresponde ao meu incômodo quando diante de um monte de fotos sobre o que eu não sei bem ou não sei nada sobre o que mostram. Sempre seu amigo; Sudaia Jd. Maria Rosa PS:- Viu, Sandra, consigo escrever sem parágrafos, pode ficar tranquila.

25/06/2017

Educação de SP abre concurso para preencher 1.878 vagas de diretor

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo abriu concurso público para o  preenchimento de...

24/06/2017

Grevistas da educação de Taboão decidem voltar ao trabalho dia 3 de julho

 Depois de ficar em greve por quase dois meses os servidores da rede pública municipal de...

22/06/2017

Greve de professores da rede municipal de ensino já ultrapassa 50 dias

Professores da rede municipal de ensino ainda não entraram em acordo com a prefeitura e...

18/06/2017

Jornalista Gregório Bacic ministra palestra a professores do Nigro Gava

Professores da Escola Estadual Professora Maria Aparecida Nigro Gava, no Parque Pinheiros, em...

12/06/2017

Escolas da rede municipal de Taboão, Embu e Itapecerica realizam festa junina

Olha a chuva... É mentira! Olha a cobra... É mentira! O mês de junho é conhecido pela...

11/06/2017

Taboão da Serra ganha unidade do Centro Brasileiro de cursos (Cebrac)

Moradores de Taboão da Serra que buscam ingressar e ou conseguir cargos melhores no mercado de...

11/06/2017

Sistema EJA está com inscrições abertas para o segundo semestre

Os jovens e adultos que não terminaram os estudos e querem retornar às salas de aula já podem se...

11/06/2017

Mais de 7 mil professores aprovados em concurso são convocados em SP

Mais de 7 mil professores aprovados no maior concurso do magistério paulista poderão escolher as...

08/06/2017

Febre Amarela e Dengue são pautas para alunos da EMEF Rachel de Queiroz

A direção da EMEF Rachel de Queiroz criou um Jornal Escolar que tem como foco central o...

03/06/2017

Escolas Estaduais de Embu das Artes recebem programa de educação ambiental

Em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de Taboão da Serra, a ONG Sociedade Ecológica...

28/06/2017

Empresa abre “cratera” na rua Mário Latorre procurando vazamento em Taboão

Quem passou pela rua Mário Latorre, no Parque Pinheiros, quase em frente ao cemitério da...

28/06/2017

Vereadores aprovam LDO e discutem aumento da passagem para R$ 3,80

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram nesta terça-feira, 27, a Lei de Diretrizes...

28/06/2017

Prefeitura de Taboão emite nota oficial sobre aumento da passagem dos ônibus

A Prefeitura de Taboão da Serra emitiu nota oficial sobre reajuste da passagem dos ônibus...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.