Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Curta Saúde divulga atividades livres e gratuitas para a população de Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 12/04/2016

ceu

DivulgaçãoO Curta Saúde foi uma ação especial realizada em conjunto pelas Secretarias de Saúde, Esportes e Lazer, Cultura e Turismo 

Em Embu das Artes dia de cuidar da Saúde é todo dia, pensando nisso a Secretaria Municipal de Saúde, organizou um evento especial em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril). O Curta Saúde, realizado domingo, 10/4, reuniu munícipes e servidores públicos em torno de uma única causa: a promoção da  saúde.

Durante o evento, além de se exercitar, participar de oficinas, receber orientações e prestigiar apresentações culturais, o público presente pode tomar conhecimento sobre todos os serviços que a Prefeitura oferece em prol da Saúde, desde atendimento médico, atividades esportivas e culturais, até opções saudáveis de alimentação, como às Feiras Livres, espalhadas pela cidade.

No Jardim do Colégio, às atividades começaram cedo. Às 8h, uma caminhada partindo do Supermercado Kaçula, deu início a comemoração, que prosseguiu com alongamento e uma animada aula de Zumba, no CEU Jardim do Colégio. Após os exercícios, os presentes puderam contemplar a apresentação dos estudantes da Escola Municipal de Música, do Jardim Santo Eduardo, e participar de oficinas de Auriculoterapia, entre outras atividades.

 Joana Costa Machado, moradora do Jardim do Colégio, conta que ficou sabendo do evento na aula de Zumba, que costuma frequentar as terças e quintas-feiras, no Centro Unificado de Esportes (CEU).  Após a aula de Zumba, experimentou uma sessão de Auriculoterapia, modalidade de Reflexoterapia que concentra sua ação na orelha, realizada por estudantes de Naturologia, da Universidade Anhembi Morumbi: “Eu trabalhei dos 5 aos 11 anos na roça, depois passei a vida trabalhando com limpeza, em casas de famílias e empresas, fiz muita força e hoje não consigo mais trabalhar por conta da dor nos braços. Eu não conhecia a Auriculoterapia, gostei bastante. Agora é seguir o tratamento recomendado por 7 dias e torcer para melhorar”.

A programação também foi extensa no Parque Francisco Rizzo, que abriu o dia de atividades com a tradicional aula de Zumba, que semanalmente reúne centenas de pessoas. Quem compareceu ao local pode desfrutar de atividades como Dançar Circular, Lian Gong, Biondança e Ayurveda, medicina indiana milenar, além de apresentações culturais.

Tamires Silva Oliveira de Andrade, moradora do Jardim Silvia, conta que frequenta o Parque Francisco Rizzo diariamente, além de caminhar ela participa das aulas de Zumba mas, nesse domingo, conheceu outras atividades oferecidas no Parque: “Participei da Zumba, da Dança Circular e da Ayurveda, gostei bastante da última aula, pois trabalha todos os membros do corpo e não somente a musculatura,  é um tratamento de dentro para fora, pretendo participar mais vezes”, afirmou.

Como de costume, Wilson Natal de Paiva, morador do Jardim Flórida, dedicou o domingo a passear com o filho Yago (2), pelo Parque Rizzo mas, dessa vez, não foram às carpas ornamentais que chamaram a atenção do pequeno: “Eu venho todos os domingos com ele mas, hoje, ele não quis saber dos peixes, me puxou para ver a apresentação de capoeira, ele adora. Também vimos as pessoas se exercitando, foi bem legal”.

Quem passou pelo Parque Rizzo também pode conferir uma demonstração da quantidade de açúcar, sal e gordura contidos em alimentos industrializados, realizada por estudantes do 1º ao 4º ano, do curso de Nutrição, da Universidade Anhanguera.

O Curta Saúde foi uma ação especial realizada em conjunto pelas Secretarias de Saúde, Esportes e Lazer, Cultura e Turismo e contou com apoio das Universidades Anhembi Morumbi e Anhanguera Educacional,  Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (Cejam) e Supermercados Kaçula.

Confira aqui, a relação de atividades gratuitas que a Prefeitura oferece, por região.


13/12/2017

Taboão da Serra celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

08/12/2017

Jorge Costa inaugura Unidade de Saúde da Família no Jardim Montezano

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, inaugurou na manhã dessa quinta-feira (30) a...

05/12/2017

Justiça autoriza prefeitura de Embu a voltar a cobrar taxa do lixo

Suspensa após liminar a taxa de lixo da cidade de Embu das Artes, volta a ser cobrada. A decisão...

04/12/2017

Aprovado Voto de Louvor à caminhada histórica pelo fim da violência à mulher

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra aprovou por unanimidade na sessão do dia 28,...

03/12/2017

Adolescente que pilotava moto e bateu em ônibus será sepultado na Saudade

O adolescente de 14 anos, conhecido como Tete, que morreu depois de bater na lateral esquerda de...

02/12/2017

Montagem da super estrutura do Embu Summer Fest começou

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa do evento

Nesta semana, a A Luz Eventos deu início a...

01/12/2017

Família pede liberdade do carteiro de Embu preso em audiência onde testemunhava

Funcionário dos Correios de Embu das Artes há mais de 20 anos o carteiro Denivaldo Jesus de...

17/12/2017

Taboão da Serra começa a vacinar contra a Febre Amarela nesta segunda-feira, 18

As Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra vão iniciar vacinação contra a Febre Amarela a...

16/12/2017

Quadrilha de Taboão vai assaltar casa em Mairiporã e acaba com um morto, 2 preso

Quatro assaltantes que saíram de Taboão da Serra para roubar residências no município de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.