Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Ministério da Saúde aprova implantação do SAMU em Embu e Itapecerica

Por Karen Santiago | 20/09/2010

00_1_350.jpg

Depois de Taboão, Embu e Itapecerica recebem serviço do Samu

Na semana passada o Ministério da Saúde aprovou a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para os municípios de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba e São Lourenço. Na região, somente a cidade de Taboão da Serra já contava com o serviço desde 2006. A Central de Regulação Médica que é responsável pelo atendimento de todos os chamados recebidos pelo telefone 192 de toda a região, será em Embu.

Para que isso ocorra, a central de Ambulâncias foi instalada em novo prédio, localizado no Jardim Magali, que será adaptado para receber a Central de Regulação utilizando recursos do Ministério da Saúde. Atualmente a Central será responsável pelo atendimento de: acidentes em geral, casos clínicos, fazer remoções (dos pronto-socorros para hospitais, por exemplo), atendimento ambulatorial no local e transporte de pacientes para tratamentos especializados em outros municípios como São Paulo ou Taboão da Serra.

A cidade de Embu das Artes receberá também três ambulâncias, sendo dois suportes básicos de vida e um suporte avançado de vida (UTI móvel). Itapecerica da Serra também receberá duas viaturas (um suporte básico e um avançado). Já Juquitiba receberá dois suportes básicos de vida e São Lourenço da Serra  ficará com um suporte básico.

Conheça o SAMU

O serviço tem por objetivo, segundo o Ministério da Saúde, prestar socorro à população em situações de urgência e emergência. O atendimento é realizado em qualquer lugar, seja na residência, no trabalho ou nas vias públicas. Para que o atendimento seja realizado é necessário ligar a qualquer hora para o telefone 192.

Embu das Artes ainda não receberá os chamados, pois está em processo de implantação, mas assim que o serviço estiver disponível a população será  informada de acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

O Samu/192 é parte da Política Nacional de Atenção às Urgências criada, em 2003, pelo Governo Federal, e visa garantir melhor qualidade de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) contemplando cinco grandes ações, sendo elas: Organizar o atendimento de urgência nos pronto-atendimentos, unidades básicas de saúde e nas equipes do Programa Saúde da Família; Estruturar o atendimento pré-hospitalar móvel (SAMU 192);  Reorganizar as grandes urgências e os pronto-socorros em hospitais; 
Criar a retaguarda hospitalar para os atendidos nas urgências; e Estruturar o atendimento pós-hospitalar.

Com informações de Júlio Marcondes (Assessor de Imprensa da Prefeitura de Embu das Artes).

Anonima

Acorda gente..pra entrar é só por concurso, vcs ACHAM que vão selecionar VCS pq postaram aqui?CLARO QUE NÃO!!

ANTONIO CARLOS NEIVA

Gostaria de saber como devo fazer para fazer parte do SAMU de Embu. Participei da ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO do SAMU DE OSASCO.Tenho conhecimeno na area OPERACIONAL. Ajudei na IMPLANTAÇÃO do SAMU DE TABÃO DA SERRA e outros. Atualmente estou na CENTRAL DE REGULAÇÃO HMCO. Meu tel. 011-7542.3055 COORDENAÇÃO GERAL SAMU EMBU

Andre Ferreira dos santos

Boa tarde, sou aux e tecnico de enfermagem quero saber o que presciso para trabalhar no samu (Embu)

TATIANE PEREIRA DE SOUZA

TATIANE PEREIRA DE SOUZA Brasileira; Solteira Nascimento; 03/11/1984. Rua Guaíba, 641 Jd.novo campo limpo: 06826-510. Fones: 4782-2047 - 7071-5300/6792-98-25 – tattypsouza@ig.com.br objetivo • AUXILIAR DE ENFERMAGEM FORMAÇÃO • Auxiliar de Enfermagem/2005 Técnica de enfermagem (cursando) . EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 2006-2007 - Doutor Antonio Augusto Barbosa Lopes Cargo: Auxiliar de enfermagem. Principais atividades: Coordenação e operacionalidade de administração de medicações e controle do bem estar à paciente auxilio a terapia; Ventilação Mecânica Bomba de Infusão. 2007-2008 –Sareh saúde retaguarda hospitalar Cargo: Auxiliar de enfermagem Principais atividades: Procedimentos em verificação de sinais vitais, administração de medicamento Endovenosa, Intramuscular e Via Oral 2008-2009; Hospital Nossa Senhora Da Penha CARGO: Auxiliar de Enfermagem. Principais atividades: UTA Atual; Hospital alvorada Moema Cargo; Auxiliar de enfermagem Principais atividades; coleta de sangue, hemocultura; cultura de ponta de cateter, swabs da área especifica, admissão de pacientes, emergência Cursos e Especializações: hospital são Luiz Anália franco são Paulo-SP Doenças transmissíveis na atual idade e tratamento de feridas Sou Auxiliar de enfermagem há cinco anos e venho atuando e me especializando cada dia mais na área, interesso em crescer cursando o curso Técnica enfermagem e me proponho a pedir oportunidade de me empregar e poder demonstrar minha capacidade, agradeço já à compreensão

18/06/2017

Profissões: no Icesp, equipe se especializa em tratar ‘dor da alma’

Dizem que na vida só há uma certeza: a de que todos somos finitos. Como lidar com essa verdade,...

13/06/2017

Excesso de peso matou 4 milhões de pessoas no mundo em apenas um ano

Estudo feito pela Universidade de Washington aponta a obesidade como uma crise de saúde pública...

09/06/2017

Simulado Start é aplicado para profissionais do SAMU de Taboão

Profissionais do SAMU de Taboão da Serra (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) participaram...

09/06/2017

Insônia pode ser intensificada com mudanças climáticas drásticas

A insônia pode aparecer por diversos motivos, como ansiedade, estresse ou depressão. Mas...

09/06/2017

Prefeitura de Taboão imuniza 54 pessoas em situação de rua contra a gripe

A Prefeitura de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 8 de junho, um mutirão de vacinação...

09/06/2017

Secretaria de Saúde de Taboão lança Programa Rede de Proteção ao Adolescente

O Programa Rede de Proteção ao Adolescente lançado em Taboão da Serra pela Secretaria de Saúde...

06/06/2017

Governo do Estado de São Paulo solicita 31 milhões de doses extras da vacina

Diante da recomendação feita na última sexta-feira, 2, pelo Ministério da Saúde em ampliar a...

04/06/2017

Vacina contra o vírus H1N1 é prorrogada até o próximo dia 09

O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 09 de junho a campanha de vacinação contra o vírus...

03/06/2017

ANS determina suspensão da venda de 38 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão da comercialização...

02/06/2017

Conheça o esporão e entenda como ele prejudica a saúde dos pés

A entesopatia de calcâneo, ou esporão de calcâneo, é uma doença que ocorre por conta da...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Inverno chegou, vai fazer frio, mas temperaturas estarão na média

E o frio chegou, o inverno começou as 01h24 desta quarta-feira (21), para quem gosta de frio já...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.