Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Ministério da Saúde aprova implantação do SAMU em Embu e Itapecerica

Por | 20/09/2010

00_1_350.jpg

Depois de Taboão, Embu e Itapecerica recebem serviço do Samu

Na semana passada o Ministério da Saúde aprovou a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para os municípios de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba e São Lourenço. Na região, somente a cidade de Taboão da Serra já contava com o serviço desde 2006. A Central de Regulação Médica que é responsável pelo atendimento de todos os chamados recebidos pelo telefone 192 de toda a região, será em Embu.

Para que isso ocorra, a central de Ambulâncias foi instalada em novo prédio, localizado no Jardim Magali, que será adaptado para receber a Central de Regulação utilizando recursos do Ministério da Saúde. Atualmente a Central será responsável pelo atendimento de: acidentes em geral, casos clínicos, fazer remoções (dos pronto-socorros para hospitais, por exemplo), atendimento ambulatorial no local e transporte de pacientes para tratamentos especializados em outros municípios como São Paulo ou Taboão da Serra.

A cidade de Embu das Artes receberá também três ambulâncias, sendo dois suportes básicos de vida e um suporte avançado de vida (UTI móvel). Itapecerica da Serra também receberá duas viaturas (um suporte básico e um avançado). Já Juquitiba receberá dois suportes básicos de vida e São Lourenço da Serra  ficará com um suporte básico.

Conheça o SAMU

O serviço tem por objetivo, segundo o Ministério da Saúde, prestar socorro à população em situações de urgência e emergência. O atendimento é realizado em qualquer lugar, seja na residência, no trabalho ou nas vias públicas. Para que o atendimento seja realizado é necessário ligar a qualquer hora para o telefone 192.

Embu das Artes ainda não receberá os chamados, pois está em processo de implantação, mas assim que o serviço estiver disponível a população será  informada de acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

O Samu/192 é parte da Política Nacional de Atenção às Urgências criada, em 2003, pelo Governo Federal, e visa garantir melhor qualidade de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) contemplando cinco grandes ações, sendo elas: Organizar o atendimento de urgência nos pronto-atendimentos, unidades básicas de saúde e nas equipes do Programa Saúde da Família; Estruturar o atendimento pré-hospitalar móvel (SAMU 192);  Reorganizar as grandes urgências e os pronto-socorros em hospitais; 
Criar a retaguarda hospitalar para os atendidos nas urgências; e Estruturar o atendimento pós-hospitalar.

Com informações de Júlio Marcondes (Assessor de Imprensa da Prefeitura de Embu das Artes).

03/10/2018

Piquenique da inclusão acontece pela 1º vez em Embu

30/09/2018

Taboão conquista mais um prêmio no combate à tuberculose

 

As ações realizadas pela Secretaria de Sa

21/09/2018

Taboão da Serra atinge meta de vacinação contra Poliomielite e Sarampo

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra divulgou o balanço final da Campanha de vacinação...

19/09/2018

Segundo IBGE, ¼ dos municípios brasileiros não tem política de gestão saneamento

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e...

14/09/2018

Agosto Dourado foi marcado por ações de orientações sobre amamentação

O Agosto Dourado foi fundado em 1991 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação. Desde então o...

10/09/2018

Osasco e região promove a II Jornada Ostomia dia 22 de setembro

A cidade de Osasco e região realizará, no dia 22 de setembro, das 09h às 13h, a II Jornada Sobre...

ingle

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.