Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Raquel Trindade recebe premiação na Assembleia Legislativa

Por Assessoria de Comunicação de Embu das Artes | 29/03/2016

mulher_1

DivulgaçãoTheodosina Rosário Ribeiro foi a primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo

A Medalha Theodosina Ribeiro homenageia mulheres que influenciam positivamente a vida de pessoas em vulnerabilidade social

A artista autodidata, folclorista, coreógrafa, escritora, palestrante e criadora do Teatro Popular Solano Trindade, Raquel Trindade, recebeu na manhã de segunda-feira, 28/3, em sessão solene, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), a Medalha Theodosina Ribeiro, que homenageia e reconhece o trabalho de mulheres que empoderam e influenciam positivamente a vida de pessoas pertencentes a grupos de vulnerabilidade social.
A honraria concedida pela deputada estadual Leci Brandão desde 2013, passou a integrar o calendário da Assembleia em caráter permanente a partir de 2015, após a aprovação do Projeto de Resolução, de autoria da própria deputada.

Em 2016, além de Raquel Trindade, o time de homenageadas contou com personalidades como Zeni Rose Toloi, supervisora da Supervisão Técnica de Saúde do Hospital Casa Verde/Cachoeirinha; Sandra Santos, presidente da Associação Umbandista e Espírita do Estado de São Paulo (AUEESP); Natali de Araújo, do grupo de interação e ajuda a mulheres com câncer de mama “Meninas de Peito”; Renata Perón, militante pelos direitos dos LGBTs e articuladora do Centro de Apoio e Inclusão Social de Travestis e Transexuais; Renata Martins, idealizadora da websérie Empoderadas; MC Sharylaine, ativista social, cultural e difusora do Hip-Hop; Conceição Aparecida Lourenço, jornalista, escritora e ex-editora da Revista Raça;  Kenarik Boujikian Felippe, desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo;  e Alexandra Loras, consulesa da França em São Paulo. Além de Alexandra Gonçalves e Silvia Raquel Alves Matheus, intérpretes de Libras da TV ALESP, que foram condecoradas com menções honrosas. 

Na ocasião, a deputada estadual, Leci Brandão, iniciou sua fala lembrando o significado da Páscoa que, segundo ela, além da crença religiosa, representa uma cultura de paz, uma data de renovação, esperança e amor ao próximo: “É por esse simbolismo que estamos aqui, nessa sessão solene, para celebrar e destacar o trabalho de mulheres que no seu dia-a-dia trabalham para fazer desse mundo um lugar melhor para nós”.

Theodosina Ribeiro, primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo e primeira deputada negra da Assembleia Legislativa do Estado, agradeceu a deputada Leci Brandão pela visibilidade que o Prêmio dá a mulher e falou da importância da participação feminina na política: “Esse dia é importantíssimo porque está baseado em uma luta de séculos passados, resultando em algumas modificações da participação da mulher brasileira, principalmente, no mercado de trabalho. Entretanto, no campo da política nós ainda temos muito que fazer, há a necessidade da participação da mulher na política, as mulheres estão preparadas para contribuir para o engrandecimento do nosso País”.

Raquel Trindade agradeceu a premiação e falou de sua grande admiração por Theodosina, que dá nome ao prêmio, e pela deputada estadual Leci Brandão: “É uma emoção muito grande, eu acompanho o trabalho dessas mulheres a muito tempo, da Theodosina Ribeiro, desde a década de 60, quando ela visitava meu pai, o poeta Solano Trindade, em Embu das Artes. A Leci é uma grande artista e uma militante política muito forte. Essa medalha eu quero oferecer à minha família, que têm me dado muito apoio, e a todos os componentes do Teatro Popular Solano Trindade, sem eles eu não poderia fazer nada”, a artista encerrou sua fala recitando o poema “O Canto da Liberdade” de Solano Trindade, o qual dedicou a Theodosina Ribeiro e a Leci Brandão.

A solenidade contou com a presença do secretário municipal de Promoção da Igualdade Racial, Maurício Pestana, do subprefeito da Sé, Alcides Amazonas, e do vereador da Câmara Municipal de São Paulo Jamil Murad, além de representantes de entidades religiosas e culturais, ligados ao movimento negro.

Theodosina Ribeiro


Nascida em 29 de maio de 1930, em Barretos (SP), Theodosina Rosário Ribeiro foi a primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo, sendo eleita em 1970 com a segunda maior votação daquele pleito. Em 1974 foi eleita a primeira deputada negra da Assembleia Legislativa do Estado, onde ocupou o cargo de vice-presidente e permaneceu por três legislaturas.
Formada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de Mogi das Cruzes e em Direito, pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas. A filósofa, advogada e ex-deputada Theodosina Ribeiro tornou-se referência e estímulo para negras e negros, inspirando outras mulheres que, mais tarde, viriam a ingressar na carreira pública.

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Aprígio recebe visita de Carlos Lupi, ex-ministro do Trabalho

Acompanhado de lideranças da Executiva Nacional e Estadual do PDT, Carlos Lupi, presidente...

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.