Vereador Cido participa da elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 15/03/2016

O presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, José Aparecido Alves, o Cido, participou junto com integrantes das oito cidades que formam o consórcio de municípios da região Sudoeste de São Paulo (Consid) e do Consult da elaboração das propostas que vão compor o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da região. A elaboração do PDUI é coordenada pela  Emplasa e executada em parceria com o Consult e o Conisud. 

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado é uma espécie de plano diretor regional. A partir dele serão definidas propostas que vão ser apresentadas e debatidas em todas as oito cidades antes de se tornar projeto de lei que vai ser enviado à Assembleia Legislativa para a votação.

“As nossas cidades enfrentam problemas que são regionais. A questão da mobilidade atinge a todos. A pessoa mora em Itapecerica, mas trabalha em Taboão. Os moradores de Taboão vão até o Embu e Cotia, por exemplo. Sendo assim os problemas no trânsito e no transporte atinge todos. A solução desses problemas, assim como a questão do meio ambiente, do lixo e da saúde precisa da participação e o envolvimento de todos”, afirma o presidente Cido.

O presidente também cita como exemplo de discussão regional necessária a falta de saneamento básico e o tratamento do esgoto. “Vou cobrar da Sabesp. Se a empresa não trata o esgoto de Itapecerica e Embu isso acaba afetando Taboão. Por isso não dá pra gente se isolar. Eu participo dos grupos de discussão de propostas sobre mobilidade e saneamento que pra mim são os temas mais urgentes. Também acho importante tratar da construção de um novo hospital para atender Taboão”, defende o presidente, acrescentando que o Hospital Geral do Pirajuçara não consegue atender  toda a demanda regional.

As audiências públicas de debate do PDUI serão realizadas nas oito cidades do Conisud durante o mês de abril. Elas vão trazer propostas nas áreas de mobilidade, habitação, saneamento, meio ambiente, saúde, desenvolvimento econômico e social, destinação de resíduos, entre outros.

O superintendente do Conisud, Djalma Almeida, informou que a plenária reuniu coordenadores, técnicos representando os municípios e membros da Sociedade Civil organizada. Ele disse que após a apresentação feita pela Emplasa os mais de 80 participantes se dividiram em 7 grupos temáticos  e iniciaram a tratativa das propostas.

A coordenadora da sub-região na Casa Civil, Brígida Sacramento, explicou que o PDUI vai mapear as necessidades regionais e definir as prioridades de ação. Além disso, contou que o plano é uma exigência do governo federal e mesmo as cidades que não participem da sua construção serão obrigadas a seguir as diretrizes estabelecidas já que elas devem se tornar lei.




Comentários