Itapecerica da Serra se prepara para o Censo 2010

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 27/09/2009

A Prefeitura de Itapecerica da Serra já iniciou as discussões  com o objetivo de criar mecanismos de auxílio ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na coleta de dados para o Censo 2010.  

Representantes da sociedade civil, do poder público e do próprio IBGE, estão discutindo temas como a base territorial do instituto dentro do município e a atuação de líderes comunitários como agentes facilitadores do novo censo.

Além de apresentar propostas, os conselhos municipais irão colaborar na cessão de espaços e infraestrutura para instalação dos postos de coleta informatizados do Censo 2010.

Esses postos vão receber os dados coletados pelos recenseadores e os transmitir para a sede do IBGE, no Rio de Janeiro. Os CMGEs também poderão facilitar o transporte das equipes de coleta, entre outros aspectos logísticos.

No último levantamento demográfico realizado pelo IBGE, em 2007, foram contabilizadas 148.728 pessoas residentes em Itapecerica da Serra. Na época, os recenseadores visitaram 48.541 domicílios e constataram uma média de 3,48 moradores por domicílio.

Para a realização no novo censo, o IBGE contratará por concurso público 33.012 profissionais em todo o país para diversos cargos. As inscrições estão abertas e vão até 6 de outubro; o edital pode ser conferido no  site www.cesgranrio.org

Comentários