Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Entendendo um pouco mais sobre a coluna vertebral

Por Assessoria de Imprensa | 10/03/2016

coluna

DivulgaçãoDr. Bruno Campos de Andrade Fisioterapeuta, Acupunturista, Quiropraxista

Dr. Bruno Campos de Andrade Fisioterapeuta, Acupunturista, Quiropraxista.

Quem nunca se queixou de dores nas costas? Causadas principalmente pela má postura, elas podem representar até mesmo problemas mais graves, como hérnias de disco. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial sofrerão com problemas na coluna em algum momento da vida, mas independente da gravidade, opções é que não faltam para tratá-los. O presente texto irá abordar de modo simples e básico a anotomia da coluna vertebral e suas principais 


Anatomia básica da coluna vertebral

A coluna vertebral é formada por 33 vértebras, as quais  tem a função de apoiar outras partes do esqueleto. Cada vértebra é composta de corpo, forame e um processo espinhoso, um prolongamento delgado da vértebra; e ligada às demais por articulações denominadas discos intervertebrais. Estes discos são formados por um material fibroso e gelatinoso, composto por um núcleo pulposo e ânulo fibroso. São eles que dão ao indivíduo a mobilidade necessária para a locomoção, atuando como amortecedores. A sobreposição das vértebras umas sobre as outras forma o canal vertebral, que segue as diferentes curvaturas da coluna. O canal vertebral é largo e triangular nas áreas em que a coluna possui maior liberdade de movimento, como nas regiões lombar e cervical, porém se torna pequeno e arredondado a medida em que chega às regiões onde há limitações dos movimentos, como a região torácica. O canal também serve de depósito para a medula espinhal do indivíduo, responsável pela comunicação com o sistema nervoso periférico por meio dos forames intervertebrais.


A coluna vertebral tem suas vértebras posicionadas de acordo com a região em que estão:

coluna (cervica) região do pescoço contém 7 vértebras, coluna (torácica)regição do meio das costas contém 12 vértebras, coluna (lombar) região baixa das costa contém 5 vértebras, região sacral contém 5 vértebras fundidas e região do cóccix contém 4 vértebras denomindas com coccígeas.

Na região cervical está o ponto de articulação com o crânio (vértebra Atlas ou C1), que permite a flexão e a extensão do mesmo, bem como suportar seu peso sobre a coluna. Ainda nesta região está a vértebra responsável pela rotação da cabeça: a vértebra Axis ou C2. Uma saliência, conhecida por apófise, penetra no plano horizontal do canal vertebral da C1, criando uma articulação com a parte posterior do anel interior desta. Na região torácica encontram-se os pontos de inserção às costelas, enquanto que na região lombar é suportado todo o peso do tronco, dos membros superiores, do pescoço e da cabeça quando estamos na posição sentada ou em pé. A região sacrococcígea, onde estão as vértebras sacro e coccígeas, são articulados os ossos ilíacos do quadril, que irá articular os fêmures.

A coluna vertebral possui curvaturas, duas delas com a concavidade virada para trás (lordoses cervical e lombar) e duas delas com a concavidade virada para frente (cifoses torácica e sacrococcígea), visíveis apenas ao se observá-la lateralmente. As cifoses são curvaturas primárias, desenvolvidas na fase embrionária do indivíduo, enquanto que as lordoses, que são as curvaturas secundárias, são desenvolvidas conforme se adquire a postura ereta.

Dor na coluna atrapalha a vida de qualquer pessoa, conheça as suas causas para lidar melhor com as crises.

Alguns dos principais problemas que envolvem a coluna vertebral

Além da dor, problemas de coluna atrapalham muito as nossas atividades diárias e prejudicam a qualidade de vida. Ter uma vida saudável, praticar atividades físicas, manter o peso corporal dentro do limite saudável e manter a postura correta é a receita para evitar problemas de coluna. Conheça alguns dos principais problemas de coluna que podem ocorrer, na dúvida procure sempre um especialista ele ira te orientar na busca pelo melhor tratamento.


Hérnia de disco

Hérnia de disco é a doença que mais afeta a população brasileira. Ela é resultado do desgaste dos discos invertebrais da coluna vertebral. Com o desgaste destes discos, eles podem se romper, o que faz com que o material do núcleo se projete para fora desse disco. Existem muitos tipos de hérnia de disco e diversos tratamentos, sendo a maioria não invasiva. Cirurgias e tratamentos invasivos são usados apenas em casos mais extremos.

Lombalgia (dor na região lombar)

A famosa dor nas costas é chamada clinicamente de lombalgia. Manifesta-se na região lombar e pode ser originada de várias causas. De 65% a 90% da população manifesta lombalgia por algum período. Esta doença pode se agravar, causando até mesmo problemas de mobilidade.  A lombalgia é a segunda maior causa de queixas por pacientes, só perde para a famosa enxaqueca. 
Escoliose

Muito conhecida também afeta grande parte da população. A escoliose é deformação da coluna vertebral. A nossa coluna deve ser reta, porém quem tem escoliose apresenta torção (para frente ou para os lados) da coluna. Dependendo do grau da escoliose, caracterizado como uma curvatura patológica da coluna vertebral. O tratamento vai variar de conservador (fisioterapia) ou até a cirurgia.

Artrose da coluna

A artrose é uma das causas mais comuns de reumatismo, afetando principalmente idosos. A artrose da coluna vertebral é o desgaste dos ossos e da cartilagem da coluna vertebral, resultando em enfraquecimento e destruição dos tecidos que compõem a coluna. O sistema fisiológico do disco apresenta algumas peculiaridades, composto por um disco fibrocartilaginoso e um núcleo pulposo ele é avascular, o que significa que chega pouco aporte sanguíneo dificultando a sua auto-reparação.  

A Prevenção é sempre o melhor remédio

Estas são algumas das principais doenças que afetam a coluna vertebral. É muito importante cuidar da coluna, pois ela é com certeza o pilar que sustenta o nosso corpo, dando a ela plasticidade em seus movimentos. Caso sinta alguma dor ou incômodo, procure imediatamente um especialistas. Quanto antes os problemas forem diagnosticados, maior é a chance de recuperação. Hoje em dia o tratamento conservador evolui muito com as diversas técnicas da Fisioterapia, visando sempre o bem estar do paciente o Fisioterapeuta vai realizar o seu diagnóstico cinesiofuncional e a partir dai prescrever e executar o plano de tratamento. Procure sempre um profissional especializado .

20/08/2017

Prefeito Jorge Costa assina convênio para Rede Municipal de Saúde

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa esteve no dia 15 de agosto no Palácio dos...

17/08/2017

Clínica Médica oferece curso gratuito para gestante em Taboão da Serra

08/08/2017

Menos de 4% dos médicos denunciados aos conselhos perdem seus registros

O Conselho Federal de Medicina (CFM) foi criado em 1951, inicialmente com competência para fazer...

06/08/2017

Programa Fila Zero: Saúde de Embu das Artes no caminho certo

O Programa Fila Zero foi lançado em julho deste ano, por intermédio de um contrato assinado com...

31/07/2017

Dermatologista da Clínica São Bento dá dicas para manter a pele bonita

O inverno finalmente chegou para quem aprecia os dias de baixas temperaturas.  O que a maioria...

28/07/2017

Nova/sb faz campanha de combate às hepatites virais para Ministério da Saúde

Hoje, Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, o Ministério da Saúde começa a veicular...

26/07/2017

Unidades de saúde de Embu intensificam vacinas nesta semana

Até dia 28 de julho, seguindo determinação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as...

26/07/2017

Clínica São Bento e prefeitura de Embu fecham parceria para zerar filas de exame

 

Com o objetivo de diminuir o tempo de espera dos moradores para a realização de...

19/07/2017

Brasil terá fábrica de testes de zika e chikungunya

O laboratório alemão EUROIMMUN, líder mundial em diagnóstico autoimune e o único no Brasil a...

21/08/2017

UniVesp será inaugurada nesta quinta-feira em Embu das Artes

A UniVesp Embu das Artes será inaugurada na quinta-feira (24/8), às 19h, no Parque Francisco...

21/08/2017

Sabesp informa que voltará a atender no antigo endereço em Itapecerica da Serra

A partir do dia 28 de agosto, a Sabesp volta a atender no antigo endereço:
Rua São João nº 89 –...

21/08/2017

OAB Taboão promove palestra sobre perícia criminal nesta terça

Na próxima terça-feira, dia 26, às 19 horas, acontece no auditório da TaboãoPrev  - Taboão da...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.